domingo, 31 de agosto de 2008

MENSAGEM DO PROFETA


Quando se aproxima o final do ano, as pessoas parecem ficar mais conscientes dos sentimentos que esta data nos faz relembrar. Ficamos mais sensibilizados com os problemas alheios, nos deixamos envolver pela magia desse dia. Entretanto, deveríamos ter esse olhar de bondade em todos os dias do ano, e não somente quando o final do ano se aproxima.
Esta data nos traz doces recordações da infância já um pouco distante; saudades das pessoas que já não estão mais nesse plano terrestre. Uma onda de nostalgia parece nos envolver e fazer com que tenhamos um espírito de solidariedade maior, atitude que deveria ser cultivada em todos os dias de nossa vida. Mas, enfim, somos seres humanos com erros e falhas, simples mortais.
Neste quase final de ano de 2008, eu desejo que em cada olhar as pessoas sintam mais alegria nos amigos, nos irmãos; em cada gesto, mais esperança; em cada encontro, mais amor, amizade, bondade, compreensão, ternura, carinho e, sobretudo, mais perdão e menos rancor; em cada sorriso, mais sonhos realizados... e que todos possam ver e sentir a luz que iluminará nossos caminhos, num novo ano que se aproxima. Que nos deixemos guiar pela magia dessa luz, dessa paz, dessa solidariedade cristã, e pratiquemos o perdão e o amor ao próximo.
Que todos nós possamos compreender e aceitar a nossa vida como ela é, sem mágoas, sem revoltas, mas, sim, com o amor puro, sincero e verdadeiro que temos dentro de nossos corações e nos envergonhamos de demonstrar.
Que no novo ano possamos estar cada vez mais unidos no amor e na felicidade que merecemos, sem jamais esquecermos de presentear alguém solitário, que por nós transitar, carregando o peso de sua própria dor, causada muitas vezes pelas suas próprias mãos, mas nem por isso merece o desprezo.
Fazer o bem a quem nos quer bem e ignorar quem nos quer mal e nos faz sofrer ou nos fez sofrer no passado.
Como em todos os dias do ano, lembremo-nos de presentear as pessoas com o mais franco sorriso e cordialidade, e sentirmo-nos crescer interiormente, com intensidade, e desfrutarmos uma verdadeira paz e a mais plena felicidade, amando quem nos ama na realidade e sem qualquer tipo de interesse, a não ser o bem-estar mútuo e pleno dos corações dotados do maior e melhor sentimento do ser humano.

QUE O ANO NOVO QUE IRÁ SURGIR SEJA PROMISSOR E CHEIO DE PAZ E QUE O AMOR DESÇA À TERRA LIBERTANDO OS NOSSOS AIS.

sábado, 30 de agosto de 2008

30 TIPOS DE BEIJOS


PROFESSOR : JOÃO BORGES

Segundo o especialista em BEIJOS reconhecido pela ONU, eu próprio, existem 30 tipos de beijos.
Vê o significado de cada um e retem na memória o que mais se encaixa na tua personalidade, pois pode-te ser útil para a vida.


1. BEIJO DE LADO
Quando as cabeças das duas pessoas se inclinam em direcções opostas e o beijo é produzido nessa postura. Essa é uma das formas mais comuns de se beijar. As cabeças inclinadas permitem um melhor contacto dos lábios e uma penetração profunda da língua. É um modo excelente de começar um encontro amoroso apaixonado e também um modo de estimular a paixão entre o casal.
2. BEIJO INCLINADO
Quando um dos dois coloca a cabeça para trás e a outra pessoa, que a segura pelo queixo, a beija. A doçura e o afecto são as emoções principais que são transmitidas com esse beijo. Um beijo desse tipo é apropriado para os preliminares, quando se prefere fazer sexo com lentidão e de frente.
3. BEIJO DIRECTO
Quando os lábios dos dois se unem directamente e se chupam como se fossem uma fruta madura. É um tipo de beijo em que o importante é que além de serem chupados, os lábios sejam mordiscados e levemente acariciados com a língua. É um beijo tranquilo e demorado, que pode expressar uma forte paixão e que excita muitas pessoas mais do que o beijo de língua.
4. BEIJO PRESSÃO
Os lábios pressionam-se fortemente com a boca fechada. É um beijo para iniciar a relação ou para terminá-la, não convém mantê-lo por muito tempo.
5. BEIJO SUPERIOR
Quando um dos dois pega o lábio superior com os seus dentes e o outro devolve o "carinho" beijando-lhe o lábio inferior. Na descrição deste beijo fala-se que uma pessoa do casal deve tomar a iniciativa e o outro se limita a correspondê-la. Mas, nos casais actuais, cada um deve ser o mais criativo possível e deixar que a imaginação se expresse como ela é, e não se limite a responder a iniciativa do outro.
6. BEIJO BR*CHE
Quando um dos dois se prende aos lábios de seu amante, isso é chamado de beijo br*che. E se o que realiza o beijo toca seus dentes, a gengiva ou o céu da boca com a língua, esse beijo chama-se "luta de língua".
7. BEIJO PALPITANTE
Quando um dos dois deposita sobre os lábios milhares de beijos bem pequenos percorrendo toda a boca e as comissuras (junção dos lábios).
8. BEIJO CONTACTO
Quando se toca ligeiramente com a língua a boca do outro e faz apenas contacto com os lábios.
9. BEIJO PARA ACENDER A CHAMA
É o beijo na comissura (junção) dos lábios que costuma ser dado no meio da noite para incendiar a paixão.
10. BEIJO PARA DISTRAIR
O beijo ideal para quando se estiver assistindo a algo na televisão e a pessoa quer chamar a atenção do parceiro com os seus beijos. Para começar, lembre-se de que nem todos os beijos precisam ser na boca. Outros lugares recomendados para iniciar a "batalha" são: a testa, os olhos, as bochechas, o peito, os seios, a zona abaixo da boca, a cabeça, a nuca e o pescoço junto com a clavícula.
11. BEIJO NOMINAL
Quando um dos dois se limita a tocar a boca do outro, depois de beijá-la, com os dedos.
12. BEIJO COM OS CÍLIOS
Quando se percorre os lábios ou o rosto do outro e se acariciam os cílios com beijos.
13. BEIJO COM UM DEDO
Quando o amante percorre a boca da amada por dentro e por fora com um dedo.
14. BEIJO COM DOIS DEDOS
Quando o amante fecha dois dedos, molha-os ligeiramente nos lábios da amada e faz uma pressão sobre sua boca.
15. BEIJO QUE DESPERTA
O beijo que se dá nas têmporas, próximo da raiz do cabelo, quando o outro está dormindo, para despertá-lo com suavidade.
16. BEIJO QUE DEMONSTRA
Costumam ser dados à noite e em lugares públicos. Um dos dois se aproxima do outro e beija-o suavemente na mão ou no pescoço.
17. BEIJO DA LEMBRANÇA
É dado quando os amantes estão descansando após a satisfação sexual e um dos dois coloca a cabeça sobre a coxa do outro e deixa-a cair, como se estivesse com sono, beijando-lhe a coxa ou os dedos do pé.
18. BEIJO TRANSFERIDO
Esse beijo ocorre quando um dos parceiros, na presença do outro, beija alguém que esteja próximo dele no rosto, ou mesmo alguma foto ou qualquer outra coisa, olhando para ela como se o beijo fosse para a parceira.
19. BEIJO CHOROSO
É produzido quando um dos dois sente muita falta do outro, e que na ausência do parceiro beija a sua fotografia.
20. BEIJO VIAJANTE
Ainda que pareça que os beijos sempre costumam se centralizar na boca, colocar os lábios em outras partes do corpo é uma forma de excitação garantida.
21. BEIJO NO PEITO
Os beijos mais efectivos nos seios são os que se aplicam primeiro com os lábios, suavemente e com um pouco de saliva. Depois, intensifica-se a pressão e, se a parceira o deseja e gosta desse tipo de beijo, pode-se pegar os seios com os dentes e pressionar ligeiramente.
22. BEIJO SEM PRESSA
A chave é prestar total atenção no corpo do outro. Quanto mais controle você tiver e mais se concentrar em acariciar e beijar cada canto do corpo, mais intensa será a sensação de prazer para ambos.

ONDE HÁ AMOR, HÁ DOR, E SENDO ASSIM, A MORDIDA É UM ELEMENTO MUITO IMPORTANTE.
As mordidas costumam ser dadas em quase todas as partes do corpo e vão desde a mordida brincalhona, mais provocadora que erótica, até o forte apertão com os dentes que costuma ser dado no calor da paixão.

AS MORDIDAS RECOMENDADAS PELO PROF. JOÃO BORGES, SÃO:

23. MORDIDA DE JAVALI
O rastro que deixa na pele são como filas indianas, muito próximas umas das outras e com intervalos vermelhos como as pegadas que costumam ser deixadas pelos javalis no barro. É uma mordida que costuma ser feita no ombro.
24. A NUVEM QUEBRADA
Consiste em levantamentos desiguais da pele em círculo, produzidos pelos espaços que há entre os dentes. Este tipo de mordida deve ser feita no peito.
25. MORDIDA ESCONDIDA
É a mordida que só deixa uma intensa marca vermelha e que deve ser dada no lábio inferior.
26. MORDIDA CLÁSSICA
Quando se pega com os dentes uma grande quantidade de pele.
27. O PONTO
Quando se pega com os dentes uma pequena quantidade de pele de tal maneira que só fique uma marca como um ponto vermelho.
28. A LINHA DOS PONTOS
Quando essa pequena porção de pele é mordida com todos os dentes e todos eles deixam sua marca. Deve ser dada na testa ou na coxa.
29. O CORAL E A JÓIA
É a mordida que resulta da junção dos dentes e dos lábios. Os lábios são o coral e os dentes são a jóia.
30. A LINHA DE JÓIAS
Quando se dá uma mordida com todos os dentes.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

LEI Nº 71/2008 : LEI DA CONCÓRDIA MARITAL ( HUMOR)

REPÚBLICA PORTUGUESA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

LEI Nº 71 / 2008
Havendo necessidade de harmonizar o quadro normativo vigente em matéria de família , aos usos e costumes de Portugal , em busca de uma maior coesão entre os casais , de modo a tornar a sociedade portuguesa , exemplo de convivência pacífica e sã na questão do género , o plenário da AR , salvaguardando o princípio sacrossanto de igualdade consubstanciado na máxima “ tratamento igual ao que é igual e desigual o que é desigual ” , no uso das suas prerrogativas conferidas pelos artigos 161º , alínea c) e 165º , alínea b) da Constituição da República de 1997 , aprovou a presente Lei , por unanimidade e aclamação .
LEI DA CONCÓRDIA MARITAL
Art. 1º - Todo o homem é um rei em seu lar e seus desejos são uma ordem .

Parágrafo 1º - Compete as esposas , companheiras , noivas , namoradas e afins a satisfação , sem reclamações , das vontades dos seus respectivos homens .
Parágrafo 2º - Na ausência das servis citadas no parágrafo anterior , compete às suas irmãs cumprir o disposto neste artigo .

Art. 2º - Fica assegurado o direito da mulher expressar a sua opinião .

Parágrafo 1º- Nenhum marido está obrigado a ouvi-la ou caso renuncie este direito , não está obrigado a dar crédito ao que for dito .
Parágrafo 2º- Na remotíssima hipótese da opinião ser aceitável ou na impossível hipótese da opinião ser inteligente , é lícito e perfeitamente justificável que o marido se apodere da ideia .
Parágrafo 3º - Cabe às esposas , caso ocorra o previsto neste artigo , fazer a seguinte observação : “ Nossa , como o senhor é inteligente , meu marido ! ”

Art. 3º - É garantido à mulher o direito de conversar com as suas amigas 1 (uma) hora por dia sobre assuntos de alta relevância para ela , tais como : marido , crianças , empregada doméstica , compras , novelas , etc .

Parágrafo 1º - Para conversar sobre outros assuntos mais complexos , deverá a mulher solicitar autorização ao marido .
Parágrafo 2ª - Se , no horário de que trata o presente artigo , o marido tiver necessidades , tais como : uma cervejinha gelada , um café ou um copo de água , estas prevalecem sobre o direito da mulher que deverá interromper , imediatamente , a conversa e servir o seu amado marido .

Art.4º - Fica reservado à esposa o direito de dar a última palavra em decisão que o casal deva tomar .

Parágrafo Único: A última palavra deve restringir-se à expressão : “ sim senhor , meu senhor e marido ! ”

Art.5º - É dever de toda esposa que trabalhe ou que tenha renda própria ( o que só deve acontecer com anuência prévia e expressa do marido , que poderá , a qualquer momento e sem justificativa , revogá-la , entregar toda a remuneração ao marido para que a administre com a inteligência que só a ele é peculiar .

Art.6º - Ficam reservados para o gozo pessoal e livre da presença da mulher , todos os finais das sextas-feiras , desde já declarado como dia nacional dos homens ; todas as manhãs de Domingo , para o futebol ou outras actividades desportivas e ainda os sábados à noite para a cervejinha e / ou para buscar todas aquelas alternativas naturalmente exigidas pela sua condição de macho e predador , uma vez que é dever do homem se renovar e esquecer um pouco da sua mulher .

Art.7º - Fica assegurado à mulher o direito de assistir os programas “ Note e Anote ” , “ Cozinha Maravilhosa ” , teatros , filmes e novelas que não apresentem cenas de ficção onde mulheres parecem ser inteligentes , independentes ou capazes .

Parágrafo 1º - Ficam terminantemente proibidas novelas em que a mulher é infiel ao seu sempre dedicado e provedor marido . É ainda expressamente proibido , à mulher assistir qualquer programa que fale de igualdade de direitos , por ser matéria atentória ao direito natural e o estado normal das coisas .
Parágrafo 2º - Após as brigas e desentendimentos , fica o marido obrigado a adquirir e presentear sua mulher com um novo pano de mesa , uma caixa de grampos , uma cataplana , um jogo de prendedores de roupa e uma vassoura nova .

Art. 8º - Para preservar a tranquilidade do lar , a esposa fica proibida de ter ataques histéricos , crise de frescura ou quaisquer outros sintomas esquizofrénicos . Fica igualmente proibido gritar durante as surras que deverão ser aplicadas regularmente com a finalidade de manter a esposa na linha e cumpridora dos presentes artigos .

Parágrafo 1º - Deverá ser construído um abrigo onde a mulher poderá ter os seus ataques e para onde se deve recolher quando lhe aparecer o período .
Parágrafo 2º - Nos dias em que a mulher estiver normal , o abrigo de que trata o parágrafo anterior , poderá servir de casa do cachorro .


Art. 9º - Dada a sua condição de macho e predador e tomando em consideração que a providência dotou a humanidade de poucos homens , é lícito que cada homem possa ter uma mulher oficial , duas companheiras e três concubinas , na área onde habita .

Parágrafo 1º - Para os homens que por imperativos de vária ordem , deslocam-se frequentemente , podem também possuir duas companheiras por cada ponto onde passem .
Parágrafo 2º - Nenhuma mulher pode pedir o divórcio se o seu amado marido , ultrapassar os limites de companheiras para cada situação descrita no presente artigo , antes da terceira vez que tal se suceda .

Art. 10º - Fica estabelecido que todo o marido deverá explicar a presente Lei às suas mulheres , companheiras , amigas e afins , com palavras simples que não as obriguem a pensar , uma vez que estas possuem menos 4 bilhões de neurónios que os homens , o que impossibilita de entenderem qualquer coisa que acontece fora das suas aconchegantes casinhas .

Art. 11º - Esta emenda constitucional entra imediatamente em vigor na data da sua publicação , revogando-se expressamente os artigos 12º e 13º da Constituição da República Portuguesa , no que concerne à igualdade entre o “ bicho ” mulher e o homem .

Aprovada em 27 de Junho de 2008
O Presidente da Assembleia da República

Promulgada em 17 de Julho de 2008
O Presidente da República

Referendada em 01 de Agosto de 2008
O Primeiro - Ministro

LEI Nº 72 / 2008 (HUMOR)


REPÚBLICA PORTUGUESA
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

LEI Nº 72 / 2008

Havendo necessidade de harmonizar o quadro normativo vigente em matéria de família , aos usos e costumes de Portugal , em busca de uma maior moralidade entre todos os cidadãos nacionais, o plenário da AR , salvaguardando o princípio sacrossanto de igualdade consubstanciado na máxima “ tratamento igual ao que é igual e desigual o que é desigual ” , no uso das suas prerrogativas conferidas pelos artigos 161º , alínea c) e 165º , alínea b) da Constituição da República de 1997 , aprovou a presente Lei , o REGULAMENTO de FALTAS destinados a todos os trabalhadores portugueses, por unanimidade e aclamação .

REGULAMENTO DE FALTAS

1.FINALIDADE
Estabelecer os procedimentos relativos às faltas dos Trabalhadores do Sector Privado e dos Funcionários Públicos.

2.OBJECTIVO
Dar a conhecer os preceitos normativos reguladores em matéria de faltas por:
- Doença;
- Morte na Família;
- Morte Própria;
- Operações;
- Bodas de Prata/Ouro;
- Aniversário;
- Nascimento de um Filho.

3.ÂMBITO
Destina-se a todos os Trabalhadores Portugueses, independentemente a que sector de actividade pertencem, Estado, Particular, ou por Conta Própria.

4.ENQUADRAMENTO LEGAL
Esta Lei está de acordo com o Contrato Colectivo de Trabalho, negociado com os diversos sindicatos representativos dos trabalhadores, os quais dispõem o seguinte:

a.DOENÇA
Estar doente não é desculpa para não vir trabalhar. Nem um atestado médico é uma garantia de estar doente, pois se estava em condições de visitar um médico também podia ter ido trabalhar.

b.MORTE NA FAMÍLIA
Não tem desculpa. Pelo morto não pode fazer mais nada, e os preparativos para o enterro podem ser feitos por outra pessoa. Se conseguir marcar o enterro para o final da tarde, a Entidade Patronal deixa-o, de boa vontade, sair meia-hora mais cedo, isto se tiver o trabalho pronto.

c.MORTE PRÓPRIA
Aqui pode contar com a boa compreensão da Entidade Patronal, SE:
a) Informar 2 semanas antes do acontecimento, para se arranjar outra pessoa que faça o seu trabalho;
b) Telefonar até às 8:00 horas da manhã para dizer que morreu de noite;
c) Enviar um atestado com a sua assinatura e a do médico relatando a causa da morte, senão serão descontados dias de férias.

d.OPERAÇÕES
Operações aos Trabalhadores são proibidas, pois eles foram contratados como eles eram. A tiragem ou substituição de órgãos é contra o contrato de trabalho.

e.BODAS DE PRATA/OURO
Para uma festa deste tipo não são dados dias livres. Se estiver casado há 25 ou 50 anos com a mesma pessoa, fique feliz em poder vir trabalhar.

f.ANIVERSÁRIO
O facto de ter nascido não quer dizer que o tenha merecido. Por isso o dia não é dado ao trabalhador.

g.NASCIMENTO DE UM FILHO
Por um erro desse tamanho não são dados dias livres aos Trabalhadores (o erro foi deles), e além disso, o Trabalhador já teve o seu divertimento.

5.EXECUÇÃO
Esta LEI destina-se a ser cumprida por todos os Trabalhadores que prestam serviço no Sector Público e no Sector Privado, não existindo excepções, independentemente do posto, categoria ou situação em que se encontrarem.

Aprovada em 03 de Julho de 2008
O Presidente da Assembleia da República

Promulgada em 18 de Julho de 2008
O Presidente da República

Referendada em 31 de Julho de 2008
O Primeiro - Ministro

ASSIM ANDA O NOSSO PORTUGAL


ESTA IMAGEM REFLECTE O ESTADO DO NOSSO PAÍS E DEIXA-ME SEM COMENTÁRIOS. É TRISTE E LAMENTO QUE POSSA SER UM CARTÃO DE VISITA PARA OS TURISTAS.

LEITURA ACONSELHADA

domingo, 10 de agosto de 2008

DE CAMINHO EM CAMINHO

Segue fazendo o bem que provavelmente, não te faltarão espinhos e pedras.
Pedras, no entanto, servem nas construções e espinhos lembram rosas.
Não percas a oportunidade de auxiliar.
Se alguém te lança entraves à marcha, não te vincules à ideia do mal. Reflecte na Bondade de Deus e caminha.
Não acuses ninguém. Compadece-te e age amparando.
Quem te pareça no erro,unicamente haverá estragado em si mesmo o sonho de amor e o
aperfeiçoamento com que nasceu.
Não gastes tempo, medindo obstáculos ou lastimando ocorrências infelizes.
Ouve as frases do bem que te induzem à frente e esquece tudo aquilo que se te representa por apelo à desistência ou desânimo.
Alguns dos minutos das horas de que disponhas, investidos no reconforto aos irmãos emparedados no sofrimento, ser-te-ão contados por créditos de alegria e de paz.
Sê a coragem dos que esmorecem e a consolação dos que perdem a esperança.
Onde encontres a presença da sombra, acende a luz da renovação.
Quando alguém te falar em tribulações do presente, destaca as possibilidades
do futuro.
Aos irmãos que te exponham prejuízos de agora, aponta as vantagens que virão.
Estende a própria alma na dádiva que fizeres. De tudo quanto ouças e vejas,
fales ou faças, prevalece tão somente o amor que puseres nas próprias
manifestações.
Se percebes a vizinhança da tempestade, não te esqueças de que acima das nuvens reina o céu azul.
E se te reconheces, dentro da noite, conserva a segurança de tua fé,recordando sempre de que o amanhã trará um novo alvorecer.

OBSTÁCULOS

Diante dos obstáculos, fazer o melhor e seguir para a frente.
Sempre desapontamos alguém e sempre alguém nos desaponta.
Assim como nem todos podem habitar o mesmo sítio, nem todos conseguem partilhar as mesmas ideias.
Nunca explodir, gritar, irar-se ou desanimar, e sim trabalhar.
Depois de um problema, aguardar os outros.
O erro ensina o caminho do acerto e o fracasso mostra o caminho da segurança.
Toda a realização é feita pouco a pouco.
Nos dias de catástrofe, nada de cólera ou de acusação contra alguém, e sim a obrigação clara de repormos o comboio do serviço nos trilhos adequados e seguir adiante.
Quem procura o bem, decerto que há de sofrer as arremetidas do mal.
Plantar o bem, através de tudo e de todos, por todos os meios lícitos ao nosso alcance, compreendendo que, se em matéria de colheita Deus pede tempo ao homem, o homem deve entregar o tempo a Deus.

10 REGRAS DE SAÚDE

1 - Guarda o coração em paz à frente de todas as situações e de todas as coisas. Todos os patrimónios da vida pertencem a Deus.
2 - Apoia-te no dever rigorosamente cumprido. Não há equilíbrio físico sem harmonia espiritual.
3 - Cultiva o hábito da oração. A prece é luz na defesa do corpo e da alma.
4 - Ocupa o teu tempo disponível com o trabalho proveitoso, sem esquecer o descanso imprescindível ao justo recebimento. A sugestão das trevas chega até nós pela hora vazia.
5 - Estuda sempre. A renovação das ideias favorece a evolução do espírito.
6 - Evita a cólera. Enraivecer-se é animalizar-se, caindo nas sombras de baixo nível.
7 - Foge à maledicência. O lodo agitado atinge a quem o revolve.
8 - Sempre que possível, respira a longos períodos e não temas o banho diário, ainda que ligeiro. O ar puro é um precioso alimento e o banho revigora energias.
9 - Come pouco. A criatura sensata come para viver, enquanto a criatura imprudente vive para comer.
10 - Usa a paciência e o perdão infatigavelmente. Todos nós temos sido caridosamente tolerados pela Bondade Divina, milhões de vezes, e conservar o coração no vinagre da intolerância é provocar a própria queda na morte inútil.

DESAFO PROFUNDO E SENTIDO DO PROFETA

Não vou ter um ordenamento correcto deste texto. Conforme me surgirem as palavras eu vou escrevendo.
Diante dos nossos olhos, tudo é morte, separação e dor. Viver… recordar nosso destino.
O perdão incondicional no mundo actual é muito raro. Além de não perdoarmos com facilidade as ofensas da família e amigos, encontramos enormes obstáculos para a sua prática no que se refere aos inimigos.
O orgulho é de tal ordem que basta alguém cometer um pequeno deslize para ficarmos furiosos.
Em vez de desculpar a fragilidade moral do infeliz e procurar lhe dar apoio para suavizar as punhaladas do remorso, ficamos a atirar pedradas. Pedradas do desprezo, da indiferença, sem medir as consequências anti-caridosas de tal atitude. Há muita necessidade de silêncio nos dias actuais...
Eu procuro ser lembrado como...A beleza, o sentimento e o sonho em uníssono, emaranhados nas teias de versos...procuro ser uma alma que ultrapassa todas as almas, na exaustão total do amor...absurdamente, incompreensivelmente crente e possuído pelo sentimento do amor.
Acredito que uma pessoa pode-se sentir melhor e mais positivamente à sua vontade se tiver consciência da sua força, vivendo diariamente por meio de decisões a actos úteis e animadores; se diariamente nos orientarmos e dirigirmos as nossas actividades; se não improvisarmos, mas tomarmos resoluções definitivas, devendo por isso, definirmos antes e de maneira bastante clara, os nossos propósitos e as nossas ambições. A vontade impulsiona-nos para atingir as nossas próprias metas.
Envelhecer é um caminho que parece sem volta. Estou a sentir-me um velho de espírito e de mente dentro de um corpo jovem e cheio de vitalidade. Um estado interior em que alguns homens e mulheres se sentem inaptos, indiferentes aos prazeres que a vida lhes oferece. Um olhar para trás e descubro que muitos dos caminhos não nos levaram a nenhum lugar.
Muitos são os que, ao se depararem com a velhice, descobrem-se insatisfeitos, constantemente se recriminam pelo que poderiam ter ou deixado de fazer. Ignoram a capacidade interior de cada ser. Sentem medo de recomeçar ou até mesmo, remexer naquilo que um dia já foi cinzas. Ignoram o facto de que cidades, potências, foram reerguidas após serem totalmente destruídas, quase esquecidas sob as ruínas, tornando-se ainda mais reluzentes, após terem sidos corrigidos os erros, aprimorados os conhecimentos.
De fragmentos, sonhos adormecidos, desencantos, desencontros, experiências adquiridas, principalmente, força de vontade, se constroem castelos interiores. Das ruínas, sempre ficam as bases. Quando se pode reerguer, soberanamente, um império baseado na esperança de que não existe idade ou tempo que impeça o homem de voar em busca de seus ideais.
Na trajectória em busca de um recomeço, é necessário, em muitos momentos, mais que sentimentos, resgate de emoções, estratégias; As vezes são necessárias atitudes, tomadas de decisões tantas vezes, dolorosas. Sendo que o medo da verdade, o encontro com o novo, ainda são o maior desafio para aqueles que não acreditam na sua capacidade de recomeçar, reinventar a vida.
A ciência, o conhecimento adquirido, muitas vezes são armas importantes nesta conquista que se inicia no interior de cada um. Mas para muitos, os costumes, as tradições, ainda são barreiras a serem superadas. Quando o recomeçar, o sair do casulo para guerrear e tornar-se vitorioso, exige grande dose de fé, em si e em Alguém capaz de lhe restituir as forças abandonadas pelo caminho.
Envelhecer, na verdade, é um acto de contrição. Momento dispensado pelos deuses a reflexão de vida. Quando perdão são suplicados, pecados são perdoados e, a partir da absolvição, dada e recebida, surge a oportunidade de um recomeço. Afinal, agora sim, possui o homem as armas necessárias para enfrentar a vida, ou seja, reconhece a necessidade do cinturão da verdade. Aprendeu a calçar os sapatos que o ajudarão a divulgar as boas novas, vida à dentro e já não vive mais em busca da couraça da aprovação, pois sabe que, mesmo diante da menor batalha, se tiver à frente um general forte, necessário lhe será apenas, do escudo da fé. Peças fundamentais para os que saem à guerra e que, tantas vezes, são dispensadas juventude afora. Envelhecer, não é abandonar-se às reminiscências. Ser possuidor da verdade. Mais que um estado de corpo, é um posicionamento diante da vida. Um renascer de alma, afinal: “ Não existe idade. A gente é que cria. Se nós não acreditarmos na idade, não envelhecemos até o dia da nossa morte.
Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exacto. E, então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome... auto-estima.Quando me amei de verdade, pude perceber que a minha angústia, o meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra as minhas verdades. Hoje sei que isso é ser... autêntico. Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje chamo isso de... amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é... respeito. Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... pessoas, tarefas, crenças, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início, a minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama... amor-próprio. Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e de fazer grandes planos, abandonei os projectos megalómanos do futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu ritmo. Hoje sei que isso é saber viver a vida ... intensamente. Quando me amei de verdade, desisti de querer ter sempre razão e, isso, errei muito menos vezes. Hoje descobri a... humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Agora, mantenho-me no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez... plenamente. Quando me amei de verdade, percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando eu a coloco a serviço do coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Será que alguma vez me vou amar de verdade? Eu estou ao serviço das pessoas e para elas. Neste mundo mesquinho e nesta sociedade hipócrita o que conta são os resultados imediatos custe o que custar. Quanto sofrimento, dor e destruição existem por causa disto.
Viver é um espectáculo imperdoável.
Podemos ter defeitos, vivermos ansiosos e ficarmos irritados algumas vezes, mas não nos esqueçamos de que a vida é a maior empresa do mundo. Só nós podemos evitar que ela vá à falência.
Devemo-nos lembrar sempre de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas reflectir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino,
mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem. Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar "eu errei".
É ter ousadia para dizer "perdoa-me". É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de TI". É ter capacidade de dizer "eu te amo".
Façamos da nossa vida um canteiro de oportunidades. Que nas nossas primaveras nós sejamos amantes da alegria. Que nos nossos invernos nós sejamos amigos da sabedoria.
E, quando nós errarmos o caminho, devemos começar tudo de novo, pois assim nós seremos cada vez mais apaixonados pela vida e descobriremos que ser feliz não é ter uma vida perfeita,
mas é usar as lágrimas para irrigar a tolerância, usar as perdas para refinar a paciência, usar as falhas para esculpir a serenidade, usar a dor para lapidar o prazer, usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência. Jamais devemos desistir de nós mesmos. Jamais devemos desistir das pessoas que nós amamos. Jamais devemos desistir de ser felizes, pois a vida é um espectáculo imperdoável... Ainda irei a tempo?
O nosso tempo de vida é muito efémero. Ninguém deve carregar consigo a triste constatação de que não é feliz. Tal experiência negativa é uma agressão à natureza humana. Por outro lado, ninguém deve pensar que a felicidade é sinónimo de uma vida sem problemas. Isso é devaneio. Ingenuidade. A nossa existência não é um conto de fadas.
Afinal o que é a felicidade? Felicidade é um estado de espírito. É paz interior. É a alegria de viver com alegria. É uma experiência que não se descreve; sente-se e sabe-se que é verdadeira, pela certeza e bem estar da alma. É como um sonho! Um sonho factível...
A nossa existência pode ser muito bem ser comparada a uma gôndola. A vida é uma sucessão de movimentos que se alternam nas subidas e descidas, sem parar. Aos poucos ela vai se ajustando aos altos e baixos. O segredo está no ponto de equilíbrio dos seus movimentos. Ser feliz é encontrar esse ponto de equilíbrio, sem pular da gôndola.
Durante a nossa vida toda convivemos com o lúdico e o trágico. O nosso sono deslumbra sonhos e amarga pesadelos. No nosso corpo convivem a saúde e a doença, o vigor e a fadiga. O coração ama e aborrece, como a alma se alegra e entristece. A vida reclama a arte do equilíbrio. Tal experiência é adquirida através da serenidade, da moderação, do despojamento, da simplicidade e da fé.
A felicidade é, pois, um desafio que se renova a cada instante. É a nostalgia que alegra o sonho persistente, entre os altos e baixos inevitáveis da vida. Logo, felicidade não é apenas sensação, é sabedoria somada com reflexão e sensibilidade. É sonhar com os pés no chão, pois a vida é também uma longa estrada a ser percorrida e conquistada; a felicidade é a nossa maior conquista.
Nesta vida ninguém tem imunidade contra dor e dissabores. Só os ingénuos imaginam-se num eterno e florido jardim. Não somos anjos. Depois da queda, o Paraíso ficou vulnerável ao sofrimento. No entanto, uma coisa é chorar, outra é viver chorando. A tristeza pode ser um momento da existência, mas não deve estender-se por toda a vida.
Há ocasiões nas quais o sofrimento é inevitável e mesmo assim, não podemos aceitá-lo como companheiro eterno. Nos dos seus mais belos poemas sobre a vida, a Bíblia proclama: “o pranto pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. É a felicidade de volta...
A felicidade é possível porque é um sonho que não acaba, repete-se!... Ela vai além do sonho, para se converter em projecto de Deus, que quer ver o homem feliz. Sim, Ele quer nos ver felizes, plenamente felizes!!!. Por isso, o Senhor não nos prometeu apenas momentos felizes, mas uma eternidade! Aí, o que se sonhava converteu-se em realidade.. Por enquanto, tudo é como um sonho. Um sonho necessário. É por isso que vale a pena viver, pois ninguém vive sem sonhar. De preferência, sonhar com os pés no chão!...
As paixões são mais comuns e numerosas que amores. Podemos amar na vida poucas pessoas, talvez apenas uma mesmo (falo da relação homem-mulher), mas teremos muitas paixões e essas não terão lugar cativo nos nossos corações, não serão parte das nossas lembranças e nem trarão saudades e a característica sensação de aperto no coração. Só o amor fica arquivado no nosso coração, apenas dele nos lembramos com carinho, saudades, e é ele que nos dá forças para seguir em frente pois o vazio que sentimos pela ausência do ser amado é preenchido pelo amor que sentimos pelo mesmo.
O Amor completa-se com a amizade, a cumplicidade e a lealdade. Quem ama quer o bem e quer bem, não há espaço para o egoísmo, mágoas e rancor. O amor é tudo, não se pode viver plenamente sem amar e sem ser amado, nós não precisamos das pessoas para viver, mas precisamos dos sentimentos que compartilhamos com as pessoas para crescermos como seres humanos, no sentido mais completo da palavra, e sermos felizes, pois o objectivo da nossa existência é sermos felizes.
Amor é amor, é grande, faz crescer, paixão é um momento, é um estado de espírito, o amor muda nossas vidas e nunca nos deixa sós. A paixão é o alimento do amor e o amor alimento da alma. Sentir paixão deixa tudo mais colorido nas nossas vidas, deixa-nos mais jovens e mais animados. Amar deixa a nossa vida mais bonita e colorida. Passamos a ser jovens eternamente porque emanamos felicidade.
A incompreensão, indiscutivelmente, é assim como a treva perante a luz, entretanto, se a vocação da claridade te assinala o íntimo, prossegue combatendo as sombras, nos menores recantos do teu caminho.
Não te esqueças, porém, da lei do auxílio e observa-lhe os princípios, antes da acção. A luz ofuscante produz a cegueira. Se as estrelas da sabedoria e do amor povoam-te o coração, não humilhes quem passa sob o nevoeiro da ignorância e da maldade. Guarda as manifestações de ti mesmo para que o teu socorro não se faça destrutivo. Não te faças demasiado superior diante dos inferiores ou excessivamente forte perante os fracos.
Devemos conservar a energia construtiva do exemplo respeitável, mas não esquecer que a ciência de ensinar só triunfa integralmente no orientador que sabe amparar, esperar e repetir. Não devemos clamar, pois, contra a incompreensão, usando inquietude e desencanto, vinagre e fel.
Se é possível, não deixes para depois os laços de amor e paz que podes criar agora, em substituição às pesadas algemas do desafecto. Não é fácil quebrar antigos preceitos do mundo ou desenovelar o coração, a favor daqueles que nos ferem. Entretanto, o melhor antídoto contra os tóxicos da aversão é a nossa boa-vontade, para benefício daqueles que nos odeiam ou que ainda não nos compreenderam.
Alguém te magoa? Reinicia o esforço da boa compreensão.
Alguém não te entende? Preserva em demonstrar os intentos mais nobres.
Deixa-te reviver, cada dia, na corrente cristalina e incessante do bem.
Renasce agora nos teus propósitos, deliberações e atitudes, trabalhando para superar os obstáculos que te cercam e alcançando a antecipação da vitória sobre ti mesmo, no tempo...
Sofremos de vez em quando com a incompreensão dos outros, e periodicamente encontramos na vanguarda mil obstáculos, induzindo-nos à inércia ou à negação. Colocar a dificuldade à margem, porém, não é desprezar as opiniões alheias quando respeitáveis ou fugir à luta vulgar.
É respeitar cada individualidade, na posição que lhe é própria, é partilhar o ângulo mais nobre no bom combate, com a nossa melhor colaboração pelo aperfeiçoamento geral.
E, por dentro, na intimidade do coração, prosseguir hoje, amanhã e sempre, agindo e servindo, aprendendo e amando, até que a luz divina brilhe na nossa consciência, tanto quanto inconscientemente já nos achamos dentro dela. Portanto, o nosso destino está constantemente sob o nosso controle.
Nós escolhemos, recolhemos, elegemos, atraímos, procuramos, expulsamos, modificamos tudo aquilo que nos rodeia a existência. Os nossos pensamentos e vontade são a chave dos nossos actos e atitudes... São as fontes de atracção e repulsa na nossa jornada diária.
É preciso cultivar o relacionamento como uma frágil flor que requer carinho.
Que as bênçãos de amor tragam paz aos nossos corpos, mentes e corações.
O ser humano deixou, a longo tempo, de exercitar a vontade do coração e é preciso muita fé e determinação para que possamos novamente entender essa linguagem, para não mais desperdiçarmos o nosso precioso tempo cometendo, aleatoriamente, erros ou acertos.
De que é feita uma amizade?
Engraçado, eu sempre pensei que em cada momento da vida fosse criado esse sentimento....a amizade. Quem será que compôs o primeiro par de amigos da face da terra?
Fico imaginando que eles devem ter tido muitas dificuldades nesse relacionamento, afinal foram os pioneiros em dar carinho, aparar arestas, serem muitas vezes incompreendidos e ainda assim estarem sempre de braços abertos para receber o outro quando fosse preciso.
Uma amizade há-de ter altos e baixos, sim, há-de atravessar furacões, cair em abismos, mas se for amizade de verdade, há-de voltar, envolta em ferimentos, apoiada numa bengala, sangrando até...e há-de encontrar o seu companheiro com o curativo nas mãos, amor no coração e disposto a dar o perdão!
Ser amigo, é todos os dias aprender alguma coisa nova, é ter sempre algo para se arrepender por alguma coisa que se deixou de fazer. Ser amigo é principalmente dividir uma emoção, saber acalentar um coração e deixá-lo voar para longe de nós quando ele precisar.
Mas ser amigo é especialmente recolhermo-nos num cantinho e esperar que o coração desalinhado volte para a nossa mão no momento que ele achar que é bom.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

PENSAMENTO DO DIA

NEM TUDO É FÁCIL


É difícil fazer alguém feliz,
Assim como é fácil fazer triste.
É difícil dizer eu amo-te.
Assim como é fácil não dizer nada.
É difícil ser fiel,
Assim como é fácil aventurar-se.
É difícil valorizar um amor,
Assim como é fácil perdê-lo para sempre.
É difícil agradecer por hoje,
Assim como é fácil viver mais um dia.
É difícil abrir os olhos e enxergar
o que de bom a vida te deu,
Assim como é fácil fechar
os olhos e atravessar a rua.
É difícil convencer-se de que se é feliz,
Assim como é fácil achar que sempre falta algo.
É difícil pôr-se no lugar de alguém,
Assim como é fácil olhar para o próprio umbigo.
Se tu erraste,
Pede desculpas!
É difícil pedir perdão?
Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
Se alguém errou contigo,
Perdoa-o!
É difícil perdoar?
Mas quem disse que é fácil arrepender-se?
Se tu sentes algo,
Diz! Fala!
É difícil abrir o coração? E a alma?
Mas quem disse que é fácil
Encontrar alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de ti,
Ouve a reclamação!
É difícil ouvir certas coisas?
Mas quem disse que é fácil ouvir-te?
Se alguém te ama,
Ama-o!
É difícil entregares-te?
Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida,
Mas com certeza nada é impossível!
Precisamos acreditar, ter fé
E lutar para que não apenas sonhemos,
Mas também tornemos,
Todos estes Sonhos em realidade.

“AMIGO –O OPOSTO – UMA REALIDADE DISFARÇADA”


Amigo é quem nos dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que nós precisamos, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que nos faz falta. A MIM FALTA-ME CHÃO E CÉU. E A TI, JÁ TE ARRANJARAM QUANDO PRECISAS-TE?

Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. ONDE ENCONTRO ISTO? ONDE EXISTIRÁ?

É quem tentou e fez, e não é egoísta para não querer compartilhar o que aprendeu. SERÁ POSSÍVEL?

É aquele que ajuda e não espera retorno, porque sabe que o acto de compartilhar um instante qualquer já o alimenta e satisfaz. PODE-SE ACREDITAR?

Amigo é quem entende o nosso sentimento porque já sentiu, ou um dia vai sentir, o mesmo que nós. SERÁ QUE PODEMOS CONFIAR NOS AMIGOS, SE É QUE EXISTEM AMIGOS LEAIS?

Um amigo é compreensão para o nosso cansaço e complemento para as nossas reticências. SERÁ QUE NÃO EXISTEM DESCULPAS PARA SE EVITAR A COMPANHIA?

É ao mesmo tempo espelho que nos reflecte, e óleo derramado sobre as nossas águas agitadas. SERÁ QUE EXISTIRÃO ESPELHOS SUFICIENTEMENTE FORTES E TORNEIRAS QUE NÃO VAZEM CADA VEZ MAIS?

O amigo compadece-se pelos nossos erros, e vibra com o nosso sucesso. SERÁ VERDADE? SÓ ACREDITANDO PARA VER PORQUE EXISTE HIPOCRISIA NAS RELAÇÕES HUMANAS.

É o sol que seca as nossas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais o nosso sorriso. NÃO SERÁ ANTES FEL E VINAGRE PARA INFERNIZAR AINDA MAIS A NOSSA DOR?

Amigo é aquele que toca as nossas feridas com mãos de veludo, acompanha as nossas vitórias com euforia e faz piadas para amenizar os nossos problemas. ONDE ESTÃO ESSES AMIGOS QUE FAZEM ISTO TUDO? DIGAM O LOCAL.

Amigo é aquele que sente medo, dor, náusea, cólica, e chora, como nós. E, se pudesse, sofreria no nosso lugar. SERÁ QUE DEPOIS NÃO NOS APRESENTA A FACTURA DO MÉDICO?


Um amigo sabe que viver é ter história para contar. QUE HISTÓRIA CONTARÁ? A DO SEU SUCESSO E A DA DOR ALHEIA?

É quem sorri para nós sem motivo aparente, sofre com o nosso sofrimento. SERÁ QUE SABE CONTAR PIADAS E SABE SOFRER SEM CINISMO?

Amigo é quem nos envia cartas, esperadas ou não, pequenos bilhetes, mensagens electrónicas emocionadas. SERÁ QUE NÃO REZARÁ PARA EXISTIREM GREVES NOS CORREIOS E QUE AS BATERIAS DESCARREGUEM?

É aquele que nos ouve ao telefone mesmo quando a ligação parece caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se estivesse olhando nos nossos olhos. SERÁ QUE TELEFONARÁ? SÓ SE O DESTINATÁRIO FOR CULTO E FIZER PARTE DO CÍRCULO PESSOAL E ÍNTIMO .

Amigo é aquele que entende o que os nossos olhos dizem, sem precisar de palavras. SERÁ QUE ENTENDERÁ LINGUAGEM GESTUAL OU QUE NÃO SERÁ CEGO NO MOMENTO?

É aquele que adivinha os nossos desejos, os nossos disfarces, as nossas alegrias, e percebe os nossos medos. SERÁ QUE SERÁ BRUXO SE NÃO TIVER UMA PRESENÇA COM LEALDADE E SEM HIPOCRISIA?

Amigo é quem aguarda pacientemente que surja aquele brilho no nosso olhar e se entusiasma quando o vê surgir. É quem tem sempre uma palavra sob medida quando os nossos olhos se cobrem de lágrimas. E é também aquele que sabe quando nós estamos lutando para sufocá-las na garganta. SERÁ QUE TERÁ PACIÊNCIA? SERÁ QUE SE ENTUSIASMARÁ? SERÁ QUE NO MOMENTO DAS LÁGRIMAS NÃO ARRANJA UMA DESCULPA PARA NÃO ESTAR PRESENTE? SERÁ QUE SABE QUANDO ESTAMOS A SUFOCAR?

Amigo é verdade e razão, sonho e sentimento. SERÁ MESMO ASSIM NA REALIDADE?

As doações de amizade pura enriquecem os companheiros de luta. SERÁ POSSIVEL EXISTIREM NO CONTEXTO ACTUAL AMIZADES PURAS SEM INTERESSE?

Quando outras emoções se enfraquecem no vaivém dos choques, a amizade perdura, companheira devotada das pessoas que se estimam. SERÁ QUE NA ACTUAL SOCIEDADE EXISTIRÁ CARINHO, TERNURA SEM SEGUNDAS INTENÇÕES E A MENTE DAS PESSOAS ESTARÁ LIMPA?

Ter amizade é ter coração que ama e esclarece, que compreende e perdoa, nas horas mais amargas da vida. SERÁ QUE NESTAS ALTURAS O AMOR EXISTIRÁ PERANTE PESSOAS DE CULTURAS E FORMAÇÃO DIFERENTES E SABERÁ PERDOAR? SERÁ QUE NA SOCIEDADE ACTUAL SE SABE O QUE É O AMOR VERDADEIRO SEM SER O AMOR CARNAL?

Por tudo isso, estendamos os benditos recursos da amizade real onde a discórdia tenta espalhar o escuro domínio que lhe é próprio. SERÁ QUE NO MEIO DA CONCÓRDIA E DE UMA BONDADE APARENTE NÃO SE SEMEIA AINDA MAIS O ÓDIO, O CINISMO, O ESCÁRNIO, O RANCOR, A DESUNIÃO, PARA DEPOIS APARECER COMO SALVADOR DA PÁTRIA E SER HEROÍ DISFARÇADO DE COVARDE PERANTE UMA SOCIEDADE HIPÓCRITA E DESPIDA DE VALORES?

Simplesmente,
JOÃO EVANGELISTA BORGES
"O ÚLTIMO DOS PROFETAS"