segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Verdades sobre a vida



NESTA VIDA LOUCA SENTIDA E VIVIDA NUM MUNDO HIÓPCRITA E DESPIDO DE VALORES, TEMOS QUE TER EM CONTA DE QUE NÃO PODEMOS ANDAR AO SABOR DE UMA MARÉ INQUINADA DE VONTADES ALHEIAS, MAS ANTES NA CORRENTE DE ÁGUAS CRISTALINAS DE UM QUERER MUITO PRÓPRIO E PESSOAL.

Mensagens para refletir SEMPRE



REFLICTAM NESTA MENSAGENS E ESPERO MUITO SINCERAMENTE QUE ELAS SEJAM DE UTILIDADE PROFÍCUA NA VOSSA VIDA.

NÃO TENHAM VERGONHA DE AS UTILIZAR...

Não vou desistir (Motivação)



DESISTIR DE LUTAR POR AQUILO QUE QUERO É SER COVARDE, E DEIXAR ANDAR AO SABOR DA BRISA MATINAL DA VIDA TODOS OS VENTOS HIPÓCRITAS E DESPIDOS DE VALORES QUE NOS SURGUEM NO DIA-A-DIA.

Frases Significativas



ESPERO QUE AS FRASES AQUI APRESENTADAS VOS SEJAM ÚTEIS NA VOSSA VIDA.

LIÇÃO DE VIDA



SEM PALAVRAS...

História real



SEM COMENTÁRIOS.
VEJAM E REFLICTAM POR FAVOR...

Reflexão




A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio.

MOTIVAÇÃO - O VERDADEIRO SEGREDO

NADA MELHOR QUE AS IMAGENS DO QUE MIL PALAVRAS QUE POSSA ACRESCENTAR.
O QUE OS OLHOS VÊM, O CORAÇÃO SENTE, A ALMA VIVE E O CORPO REALIZA.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SEJA FORTE !!! (legendado)



MEU AMOR, NA NOSSSA VIDA ENCONTRAMOS BARREIRAS QUE SUPOMOS DIFÍCEIS DE TRANSPOR E TABUS IMPOSSÍVEIS DE ELIMINAR.
FAÇAMOS COMO O AUTOR DESTE VÍDEO, E CHUTEMOS NO IM FAZENDO DA NOSSA VIDA E TRILHAR, O POSSÍVEL DA FELICIDADE ETERNA NO RUMO DO AMOR PROFÍCUO, EM CONJUNTO E SEIO DA FAMÍLIA, BASE SÓLIDA DE UMA SOCIEDADE.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MENSAGEM DE REFLEXÃO



VEJAM E MEDITEM NO QUE QUISEREM.
ABRAM O CORAÇÃO E FAÇAM-SE NAVEGAR LIVREMENTE NOS PENSAMENTOS.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

LIÇÕES DE VIDA..



VEJAM E MEDITEM...

Desistir Nunca



AQUI DEIXO UMA MENSAGEM DE ÂNIMO E ESPERANÇA, FORÇA E FÉ.
A VIDA NEM SEMPRE É O QUE PARECE SER.

Fácil e Difícil



VEJAM COM ATENÇÃO A MENSAGEM QUE É TRANSMITIDA NESTE VÍDEO E TIREM AS CONCLUSÕES QUE QUISEREM...

O MEDO



EU SEI O QUE NÃO SEI...

ROUPA NOVA EU TE AMO E VOU GRITAR



PARA TI COMO PROVA DE AMOR ETERNO E SOLIDÁRIO COM AS TUAS DECISÕES.
FORÇA E CORAGEM MEU AMOR...

Roupa Nova - Coração Pirata



VER , OUVIR E MEDITAR ...
SIMPLESMENTE ...

TENHAMOS VERGONHA


Na mesma semana em que foi assassinado um cronista social, faleceu um capitão de Abril, ao primeiro a comunicação social dedica horas, ao segundo dedicou minutos, para o primeiro são ouvidas dezenas de «personalidades», do segundo nada se diz, do primeiro até temos de saber por onde vão ser distribuídas as cinzas, do segundo soube-se que o corpo esteve algures em câmara ardente, do primeiro traça-se um perfil de grande lutador pelas liberdades, do segundo pouco mais se diz que era um oficial na reserva.
A forma como a comunicação social tem tratado o homicídio de um mero cronista social tem sido, no mínimo, abusiva, são jornalistas, astrólogos, parapsicólogos e uma verdadeira procissão de personagens de um jet set rasca, e no meio, usa-se e abusa-se das imagens, onde se vê o cronista a entregar um ramo de flores a Maria Barroso, imagens que já vi serem repetidas quase uma dúzia de vezes.
A forma trágica como terminou aquilo que o cronista descreveu aos amigos que iria ser uma lua-de-mel, é apresentada por astrólogas, parapsicólogos e outros especialistas deste ramo, como uma bela história de amor, um misto de um episódio do Morangos com Açúcar, com o Romeu e Julieta. Chegamos ao ridículo de ver as astrólogas e parapsicólogos a tentarem demonstrar a culpa do jovem homicida, exibindo e-mails e insinuando que este teria conquistado com palavras o distraído apaixonado, dando a entender que como noutros tempos, o enganou.
Leiam os jornais SOL do fim-de-semana e o Correio da Manhã em que descrevem toda a história e os enganos que o jovem terá sofrido.
E anda este país, com problemas gravíssimos, distraído com um episódio sórdido da lumpen-burguesia deste nosso jet set miserável, como uma pequena seita de gente que se auto-elege como bonita, vive de pequenos luxos obtidos à custa de papalvos, um meio onde se promovem personagens patéticas e decadentes a grandes figuras nacionais, onde autarcas financiam discotecas de astrólogas ou ajeitam as contas de idiotas, convidando-os para reis do Carnaval.
Todo este espectáculo mórbido, que só serviu para os portugueses saberem um pouco mais sobre se fazem e desfazem as paixões conseguidas com trocas de favores, começa a provocar-me náusea, já me custa assistir a um telejornal ou abrir as páginas dos jornais, enoja-me que estes jornalistas me queiram fazer pensar que os grandes problemas do país é como acabam as paixões dos nossos socialites, os sítios que querem poluir com as suas cinzas, ou os sms que trocaram com os seus engates.
Lá que insistam em dizer que crónica social é saber com quem namora uma qualquer Lili decrépita e decadente é uma coisa, agora que a sociedade portuguesa é o pequeno mundo dessa pobre gente é outra coisa. O país tem muito mais com que se preocupar, que com os engates de modelos, com as trocas de sms, com paixões à primeira vista entre jornalistas de 65 anos e modelos de 20.
Chega, basta e desde já, começo a sentir náuseas e desprezo por pertencer a uma sociedade que só lhe interessa o show off e as passerelles vermelhas.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Gato Fedorento - Magazine - Entrevista ao Primeiro Ministro



DEBATES HUMORÍSTICOS DESTES VALE SEMPRE A PENA PARA ALIVIAR STRESS E COMBATER OS PROBLEMAS MENOS BONS DA NOSSA VIDA.
OS AUTORES (GATO FEDORENTO) ESTÃO DE PARABÉNS.

Gato Fedorento - Debate entre José Socrates e Cavaco Silva


DEBATES HUMORÍSTICOS DESTES VALE SEMPRE A PENA PARA ALIVIAR STRESS.
OS AUTORES ESTÃO DE PARABÉNS.

Gato Fedorento - Pinto da Costa



MOMENTO HILARIANTE DE HUMOR.
VALE A PENA ASSISTIR E PERDER MINUTOS DO NOSSO TEMPO A VISUALIZAR ESTE VIDEO.

Assim Não (Marcelo Rebelo de Sousa)



NADA MELHOR PARA AFASTAR AS ONDAS NEGATIVAS, DO QUE TER HUMOR.

Gato Fedorento: "porreiro pá"



É DE PARTIR A MIOLHEIRINHA A RIR.

Gato Fedorento - Conclusao do curso do eng. Sócrates



SEM PALAVRAS... VEJAM E TIREM AS SUAS CONCLUSÕES...

Gato Fedorento - Extracção do Totoloto



SEM COMENTÁRIOS...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O que é ser pai...



SER PAI É...

Ser pai é ser alguém,
Dar à vida continuidade,
Ser pai, tal como ser mãe,
É encontrar a felicidade!

Ser pai é ser aluno, contar, ler...
Ser professor, corrigir, explicar...
É ensinar sempre a aprender!
É aprender sempre a ensinar!

Ser pai é ser um ídolo, o maior,
Um super herói invencível!
O porto de abrigo acolhedor,
P'ra tempestade mais terrível!

Ser pai é aconselhar, chamar à razão
E ouvir respostas pouco formais,
É constatar como essa rebelião,
Aconteceu entre nós e nossos pais!

Ser pai é ser um espelho!
Um exemplo para admirar!
Ser pai não é ser velho,
É rejuvenescer e renovar.

Ser pai é semear uma flor,
Vê-la germinar e florir enfim,
Tratá-la com carinho e amor,
Ela é orgulho do nosso jardim!

Ser pai é pois na realidade,
Ser assim, um palerma babado!
Ser avô é pior, é verdade,
Mas ser pai é meio caminho andado.

PARA TI QUERIDO, HONRADO E ESTIMADO PAI.,TU QUE ÉS O MEU HERÓI, O MEU ÍDOLO, E POR TUDO O QUE REPRESENTAS PARA TODO O MEU SER.
TENHO MUITO ORGULHO EM TI, POR TUDO O QUE JÁ FIZESTE E AINDA TENS PARA REALIZAR NESTA VIDA.
ADORO-TE PAI.

SER PAI



De todas as minhas modestas dimensões humanas, a que mais me realiza é a de ser pai.
Ser pai é, acima de tudo, não esperar recompensas. Mas ficar feliz caso e quando cheguem. É saber fazer o necessário por cima e por dentro da incompreensão. É aprender a tolerância com os demais e exercitar a dura intolerância, mas compreensão, com os próprios erros.
Ser pai é aprender, errando, a hora de falar e de calar. É contentar-se em ser reserva, coadjuvante, deixado para depois. Mas jamais falar no momento preciso. É ter a coragem de ir adiante, tanto para a vida quanto para a morte. É viver as fraquezas que depois corrigirá no filho, fazendo-se forte em nome dele e de tudo o que terá de viver para compreender e enfrentar.
Ser pai é aprender a ser contestado mesmo quando no auge da lucidez. É esperar. É saber que a experiência só adianta para quem a tem, e só se tem vivendo. Portanto, é aguentar a dor de ver os filhos passarem pelos sofrimentos necessários, procurando protegê-los sem que percebam, para que consigam descobrir os próprios caminhos.
Ser pai é saber e calar. Fazer e guardar. Dizer e não insistir.
Falar e dizer. Dosar e controlar-se. Dirigir sem demonstrar. É ver dor, sofrimento, vício e queda, jamais transferindo aos filhos o que, a alma, lhe corrói. Ser pai é ser bom sem ser fraco. É jamais transferir aos filhos a quota de sua imperfeição, o seu lado fraco, desvalido e órfão.
Ser pai é aprender a ser ultrapassado, mesmo lutando para se renovar. É compreender sem demonstrar, e esperar o tempo de colher, ainda que não seja em vida. Ser pai é aprender a sufocar a necessidade de afago e compreensão. Mas ir às lágrimas quando chegam.
Ser pai é saber ir-se apagando à medida em que mais nítido se faz na personalidade do filho, sempre como influência, jamais como imposição. É saber ser herói na infância, exemplo na juventude e amizade na idade adulta do filho. É saber brincar e zangar-se. É formar sem modelar, ajudar sem cobrar, ensinar sem o demonstrar, sofrer sem contagiar, amar sem receber. Ser pai é saber receber raiva, incompreensão, antagonismo, atraso mental, inveja, projecção de sentimentos negativos, ódios passageiros, revolta, desilusão e a tudo responder com capacidade de prosseguir sem ofender, de insistir sem mediação, certeza, porto, balanço, ponte, mão que abre a gaiola, amor que não prende, fundamento, enigma, pacificação.
Ser pai é atingir o máximo de angústia no máximo de silêncio. O máximo de convivência no máximo de solidão. É, enfim, colher a vitória exactamente quando percebe que o filho a quem ajudou a crescer já, dele, não necessita para viver. É quem se anula na obra que realizou e sorri, sereno, por tudo haver feito para deixar de ser importante.
MUITOS NÃO MERECEM TER SIDO PAIS, PORQUE NÃO AGEM NEM CUMPREM AS SUAS OBRIGAÇÕES, E MUITAS DAS VEZES UTILIZAM OS PROGENITORES COMO ARMA DE ARREMESSO.
TENHO ORGULHO EM SER PAI.

SER MÃE...



Ser mãe é ter o prazer de gerir uma nova vida dentro de si...
Ser mãe é ter a oportunidade de sentir o seu pequeno rebento crescer a cada dia que passa...
Ser mãe é poder sentir que chegou o momento de trazer ao mundo o seu tão esperado filho...
Ser mãe é dar todo o carinho e amor ao seu filho, um amor sem peso nem medida...
Ser mãe é dedicar-se e proteger o filho com toda a força...
Ser mãe é saber dar uma educação que só ela sabe dar...
Ser mãe é dar a oportunidade ao filho de aprender por si mesmo, nem que para isso ele tenha de cair, porque assim logo de seguida ele aprendera a levantar-se...
Ser mãe é permitir ao filho errar, porque errar é humano...
Ser mãe é não discutir, mas sim conversar...
Ser mãe é compreender e não julgar...
Ser mãe é aconselhar o filho a seguir o melhor caminho, mas deixando que seja ele a tomar a decisão final...
Ser mãe é permitir que ele cresça e aceitar o facto de que algum dia irá partir...
Ser mãe é amar, acarinhar, aconselhar, escuta e compreender...
Ser mãe é ser mulher...
BENDITAS TODAS AS MÃES DIGNAS DE SEREM CHAMADAS DE MÃES, ESPECIALMENTE A MINHA QUE É UMA SANTA.

Os melhores, mais engraçados, mais idiotas.wmv



UM MOMENTO DE HUMOR PARA FAZER ESQUECER PROBLEMAS DA VIDA.

Futebol Comédia à portuguesa(The portuguese Football Comedy)



APRECIEM O FUTEBOL QUE SE PRATICA EM PORTUGAL NOS SEUS MOMENTOS MAIS COMEDIANTES.

Futebol Comédia



O FUTEBOL MUITAS DAS VEZES É UM AUTÊNTICO CIRCO.

Top 10 Golos de Jogadores Portugueses(Top 10 Portuguese Players Goals)



EM PORTUGAL TAMBÉM EXISTEM MAGOS E DEUSES DO FUTEBOL.

Os melhores golos do mundo



É SEMPRE ALGO SENSACIONAL VER A ARTE DE QUEM SABE INTERPRETAR COM SIMPLICIDADE A DESTREZA DE UM ESPECTÁCULO DE MASSAS.

Melhores Dribles Do Mundo



FANTÁSTICO . UM HINO À MAGIA E À BELEZA DE UM DESPORTO QUE SE QUER LIMPO.

DRIBLES LINDOS



NINGUÉM FICA INDIFERENTE PERANTE TANTA BELEZA NO MUNDO DE UM ESPECTÁULO CADA VEZ MAIS MEDIATIZADO.

Os Melhores Do Mundo - A Invenção do Futebol



VEJAM E TIREM AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES.

Os 10 maiores dribles



É SEMPRE UM PRAZER ADMIRAR A MAGIA DO DESPORTO-REI.

Achmed - O terrorista morto (Legendado)



NADA COMO UMA BOA DOSE DE HUMOR PARA ALIVIAR O STRESS DIÁRIO.

Top 5 'cromos' @ Ídolos SIC



COMO É QUE AINDA EXISTEM PESSOAS QUE NÃO ENXERGAM A TRISTE FIGURA QUE FAZEM?
HILARIANTE...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Os melhores, mais engraçados, mais idiotas.wmv



O humor existe para nos lembrar que por mais alto que seja o trono em que estejas, toda a gente usa as nádegas para se sentar.
Divirtam-se

Futebol - Lances Engraçados, Golos Perdidos e Brigas



ESPECTACULAR NO MUNDO DO ESPECTÁCULO...

10 GOLOS PERDIDOS MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO



MOMENTOS HILARIANTES NUM MOMENTO MÁGICO DE ESPECTÁCULO...

11 GOLOS ESPECTACULARES PES2010



É UMA ALEGRIA ASSISTIR A UM ESPECTÁCULO DESTES.

melhores do ano (idiotas)


A maior frustração é saber todas as respostas, mas ninguém fazer-nos as perguntas.

De Pai Para Filho - Comovente!



Os seres humanos têm de ser vistos mais naquilo que os une do que naquilo que os separa.
Deve, por isso, ser fomentada mais a solidariedade, através de acções solidárias e cooperativas, do que a competição; trabalhar mais em função do bem comum de todos do que no interesse egoísta de alguns. A dignidade humana exige que todos se sintam úteis. Os métodos da violência e da intolerância são anti-humanos e anticristãos, pelo que devem ser substituídos pelo diálogo aberto, franco, respeitoso, mas também firme: o diálogo não é sinónimo de equívoco, desinteresse ou incoerência com a Fé e as convicções pessoais.
É UM DOM DE DEUS SER-SE PAI EM TODA A PLENITUDE DA VIDA, E TEMOS QUE O MERECER, MAS INFELIZMENTE NEM TODOS SÃO DIGNOS DE SEREM PAIS.

SEM PALAVRAS

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Carta do Amor de Deus (Completo)



OIÇAM DE CORAÇÃO ABERTO E COM MENTE SÃ...

FAÇAM-ME UM FAVOR:
MEDITEM NAS PALAVRAS QUE OUVIREM.

Top Bebados



RIAM A BOM RIR . SEJAM ALEGRES...

UM LUGAR



Corro em busca de um lugar,
Um lugar seguro,
Um lugar em que a minha alma se liberte.

Procuro o ar fresco das rosas,
Procuro a paz do silêncio, do sorriso perdido,
Procuro a paz do teu amor perfeito,
Procuro as águas cristalinas.


Procuro e corro em busca do que ainda resta.
Procuro e corro em busca do meu vale secreto.
Procuro e corro em busca da minha paz de outrora.
Procuro e corro em busca da minha felicidade desejada.

Encontrei o que procuro,
Paro de correr,
Vejo-te Mafalda.

Tu és o meu muito,
Tu és Mafalda, o meu tudo,
És a minha alma,
O meu doce coração,
A minha mente provida de razão.


És o meu abrigo,
És a minha brisa,
A minha água cristalina.

Com a minha última lágrima caída,
A minha dor desaparece,
O meu coração acorda,
O amor renasce.


Agora sinto-me feliz,
Sinto-me teu,
Sinto-te minha.

E a vida continua,
Sem dor,
Sem mágoa,
Sem ira,
Sem medo.

Estou contigo,
E sei que agora nada importa.

Enfim, a minha busca acabou,
O meu coração acalmou,
A minha mente acordou,
Porque a minha alma te encontrou.

O AMOR É ALGO QUE...



Amor é algo que se sente independente da vontade de alguém,
e é um sentimento muito pessoal,
é como uma impressão digital,
por isso não existirão nunca dois amores iguais.

Amor não é para ser entendido nem correspondido,
Amor é para ser vivido, compartilhado.
Nunca cobrado,
Sempre oferecido.

Ao mesmo tempo em que se parece com um pássaro desconfiado,
porque parece abandonar-nos às vezes sem que nós tenhamos dado conta.

Amor é muito confundido,
às vezes por não conhecermos a fundo o nome dos outros sentimentos,
confundimos muito do que sentimos com amor ou com a falta dele.

Mas é impossível.
Sem ele não há vida,
não haveria sorrisos,
nem tantas outras coisas que julgamos boas,
mas que só existem por causa da existência do Amor.

TU, MAFALDA



De repente um olhar,
Já não posso mais disfarçar,
Meu coração bate mais forte,
E meus olhos nos teus a brilhar.

O primeiro beijo,
Parece que vou explodir,
Os teus lábios nos meus se calam,
Já não tenho mais como fugir.

O teu sorriso,
Não existe nada mais belo,
Ser sempre o motivo da tua felicidade,
AH! Isso é tudo o que mais quero.

A minha modesta vida,
Minha? Não sei se posso afirmar,
Pois como pode ela existir,
Se somente o que faço é para te amar?

TUDO O QUE ESTOU SENTINDO



Agora eu sei o que é AMOR,
Tu me mostras-te o maior sentimento que existe na face da Terra,
Hoje, só tenho o que agradecer-te,
Nunca senti nada parecido com isso,
Agora, cenas da nossa felicidade vêm à minha cabeça.
Sinto as tuas mãos nas minhas,
Não quero saber do mundo lá fora,
Neste momento só desejo aproveitar ao máximo, estar ao teu lado.
Não me importo com o que os outros pensem disso,
Só quero viver a minha vida,
Aproveitando-a contigo,
Sabes por quê?
Porque te amo,
Porque te adoro
Porque gosto muito de ti.
Não tenho medo de admitir,
Que TE AMO,
Que gosto muito de ti.
Dás-me vontade de gritar para o mundo todo, dizendo que te amo,
e que vivo momentos intensos ao teu lado.
De falar tudo o que sinto para todos,
É pena que neste mundo, nem todos sabem amar.
Eu desejo ficar a minha vida toda ao teu lado, vivendo momentos maravilhosos, de paixão intensa.
Mas se um dia tu resolveres deixares-me,
Apenas lembrar-me-ei dos momentos que passamos,
e gritarei sem medo: O NOSSO AMOR VALEU A PENA!
Espero que este sentimento dure até o sempre,
Um sentimento assim, não é esquecido facilmente,
Amo-te imenso amado e querido Anjo.
Não nem nunca te esqueças.

Oração de Deus



Cada um ama de uma maneira,
Cada um, ama como pode.
O amor é lindo,
O amor é tudo.
Não importa como se ama,
só importa o que se ama.
Se amas és amado.
Temos várias formas de amar e ser amado,
mas estas formas levam ao mesmo lugar.
Sabemos bem a quem amamos,
mas também sabemos como amar.

Quando amamos libertamo-nos,
é no amor que encontramos vida,
é nele que nos alimentamos e nos fortalecemos.
O amor é lindo,
O amor é tudo.

O amor é doação, é viver o outro, é querer o outro.
É dividir o seu amor com todos.
Se nós vivermos o amor, não devemos esperar resposta.
Se é amor não importa,
no amor nada se perde só se acrescenta.
O amor é lindo,
O amor é tudo.

Só quem ama sabe, só quem ama sente,
só quem ama respeita o sentimento do outro.
Só quem vive o amor,
só quem quer o amor é que investe nele.
Quem ama não fala, quem ama não recomenda.
Quem ama vive cada momento,
e administra as suas carências.
O amor é lindo,
O amor é tudo.

DEUS - Envia uma Carta de Amor para TI!




Ser feliz é... é poder brincar, correr e pular na chuva.
Ser feliz é... é ser surpreendido com um sorriso ternurento de uma criancinha.
Ser feliz é... é fazer castelos na areia.
Ser feliz é... é pegar conchas na praia antes do sol brilhar.
Ser feliz é... é cantar a qualquer hora do dia.
Ser feliz é... é dançar com a pessoa amada.
Ser feliz é... é brincar com os animais.
Ser feliz é... é fazer conversa com os amigos.
Ser feliz é... é ser surpreendido com um presente.
Ser feliz é... é surpreender alguém com um presente.
Ser feliz é... é acordar ao lado de quem amamos.
Ser feliz é... é brincar como criança.
Ser feliz é... é caminhar descalço na terra e na relva.
Ser feliz é... é ver o formato das nuvens.
Ser feliz é... é admirar o voo dos pássaros.
Ser feliz é... é deitar debaixo de uma árvore e adormecer.
Ser feliz é... é escutar que alguém nos ama.
Ser feliz é... é dizer que amamos alguém.
Ser feliz é... é desfrutar de tudo aquilo que a natureza tem.

TU ÉS ESPECIAL



Sem querer tu apareces-te,
não te esperava,
não esperava reencontrar o que há muito havia,
perdido ou que talvez nunca tive ...

Tu me trouxeste de volta o brilho no olhar,
O sorriso nos lábios,
Mas também o medo de me aleijar.

Não te culpo por trazeres de volta,
um sentimento que eu havia prometido apagar de mim,
mas te culpo por fazeres desse sentimento,
o melhor que eu desejo sentir.

De um jeito muito especial,
Tu me fizes-te acreditar que o amor pode ser verdade,
Talvez nunca tenha sido amado,
por isso não sei bem o que essa palavra significa para mim,
mas o importante agora é que sinto por ti algo diferente, que talvez nunca senti.

Não te prometo a perfeição,
pois isso eu não tenho,
Mas prometo-te uma coisa,
Dar o melhor de mim.

Tu és alguém mais do que especial para mim,
é alguém diferente, assim como eu sou,
Já te disse muitas vezes, que sou diferente,
Por isso, tu estás sendo algo maravilhoso para mim,

Tu foste uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida,
Porque tu és especial, Mafalda.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

EM TUDO A TUA PRESENÇA



Em cada momento um acto,
em cada acto um pensamento,
em cada pensamento uma saudade;
Em cada saudade, tu Mafalda,
em cada hora uma história,
em cada história uma aventura,
em cada aventura uma lembrança,
em cada lembrança, tu Mafalda;
Em cada dia um livro,
em cada livro um porquê,
em cada porquê uma resposta,
em cada resposta, tu Mafalda;
Em cada amor uma vida,
em cada vida um saber,
em cada saber uma certeza,
Certeza de gostar de ti Mafalda;
Em cada música um canto,
em cada canto uma poesia,
em cada poesia um beijo,
em cada beijo um desejo,
em cada desejo, tu Mafalda;
Em cada pássaro um voo,
em cada voo uma paixão,
em cada paixão uma loucura,
em cada loucura, tu Mafalda;
Em cada sorriso uma alegria,
em cada alegria uma felicidade,
em cada felicidade uma vontade,
em cada vontade uma satisfação,
em cada satisfação um prazer,
Em cada prazer, tu Mafalda;
Só tu, eternamente tu, amada Mafalda.

ALGUÉM ESPECIAL - SENTIMENTO DO DIA



Voçê é isto que descrevo em cima,
Uma pessoa de valor inestimável.
Por quem estarei sempre fascinado,
Querendo-te dar alegria.

O teu sorriso tem o brilho das estrelas,
Os teus olhos são belos como o luar.
A tua voz é doce como o canto dos pássaros,
O teu toque é suave como uma gota de orvalho.

Só aquele de coração puro, de sentimentos verdadeiros, consegue encontrar o caminho da felicidade plena.

ADORO-TE QUERIDA MÃE.
DEDICADO A TODAS AS MULHERES DIGNAS DE SEREM CHAMADAS DE MÃE.

POR TI MAFALDA



Mafalda, Amor, por tudo o que tu és,
Por tudo o que representas,
Por todo o bem que me fazes,
Mesmo quando não tentas.
Por seres tão forte,
sem nunca desistires,
Pela força que me dás somente por existires,
Pelos sorrisos que me arrancas nos momentos de tristeza,
Por adoçares os meus olhos com essa tua beleza,
Pelo teu coração que tão rápido me conquistou,
Pela esperança de um "nós" que nunca se apagou,
Por me fazeres sorrir,
Por me fazeres chorar,
Por me fazeres viver,
Por me deixares sonhar,
Por essa alma linda que Deus te deu,
quero que saibas que te amo.
E que serei para sempre teu.

Acidentes com Água



Não leves a vida tão a sério, porque no final das contas não sairás vivo dela.

AMOR E SONHO



Nós só damos conta do sonho.
depois de acordar, depois de ele acabar,
E fica aquela vontade em desejar o sentimento,
de sonhar e não mais terminar.

Existem pessoas que são um sonho.
Um sonho pelo qual o ser humano dormiria a vida inteira.
Mas o destino vem e nos acorda violentamente,
E nos leva aquele sonho tão bom.

Existem pessoas que são estrelas.
Doces, luzes que enfeitam e iluminam,
as noites escuras das nossas vidas.
Mas vem o amanhecer,
e nos rouba com toda a sua claridade,
aquela estrela tão linda.

Existem pessoas que são flores.
Belezas discretas que alegram o nosso caminho.
Mas com o tempo, as flores murcham,
e nos enchem de saudade,
saudade da sua cor e do seu perfume.

Existem, finalmente,
as pessoas que são simplesmente amor.
Um amor doce como o mel de uma flor,
que desabrochou numa estrela,
e que veio até nós num lindo sonho.

E ainda bem que são amor,
porque flores, estrelas ou sonhos,
mais cedo ou mais tarde, terminam...
mas o amor...

MORRER A RIR



DIVIRTAM-SE . . .

Apanhados Porto TVI - parte 1



DE MORRER A RIR.
NADA MELHOR DO QUE UM MOMENTO DE HUMOR PARA ALIVIAR O STRESS DE UM DIA DE TRABALHO.

Apanhados TVI Porto



DE MORRER A RIR.
NADA MELHOR DO QUE UM MOMENTO DE HUMOR PARA ALIVIAR O STRESS DE UM DIA DE TRABALHO.

Gato Fedorento - Alberto Joao Jardim



HILARIANTE ESTE MOMENTO.
VEJAM E ESQUEÇAM POR BREVES INSTANTES A CRISE E OS PROBLEMAS, POIS A ALEGRIA É O BÁLSAMO PARA AAS NOSSAS DORES.

MENSAGEM PROFÉTICA



Os caminhos são muitos.
Nem sempre alegres.
Muitas vezes, cercados de dor.
Em diversos momentos, a duvida se faz presente.
Não sabemos se conseguiremos vencer.
Os obstáculos parecem minar as nossas forcas.
Procuramos por ajuda.
E em certos momentos, não encontramos.
Nos sentimos sozinhos, carentes e a procura de um colo.
O silencio incomoda, a solidão aperta e da vontade de sair correndo.
Nos sentimos tão frágeis.
Sem saber qual caminho seguir.
Sim, os caminhos são muitos.
Mas lembremos que nunca estaremos sozinhos.
Sempre poderás ter-me ao teu lado.
Incentivando diante de cada prova que tiveres que enfrentar.
E ate te carregar, se for preciso.
E lembremos também, que nenhuma prova nos e apresentada, se não estivermos em condições de supera-la.
Na hora, talvez sintamos medo e acreditamos no nosso fracasso.
Mas somos capazes de contornar qualquer dificuldade.
E sobreviver a qualquer sofrimento.
O que hoje dói muito.
Amanha terá cicatrizado.
Não existe ferida que incomode eternamente.
Com o tempo tudo passa.
Ate as ofensas que cremos jamais esquecer.
Com o tempo, muita coisa perde a sua importância.
Assim, como os pequenos e simples gestos passam a ser valorizados.
Muitos são os caminhos.
E a escolha e nossa.
Muitas vezes, o caminho escolhido, nos leva ao sofrimento.
Mas e esse sofrimento, que nos amadurece e faz com que, mais tarde, possamos escolher o caminho certo.
Muitos são os caminhos.
E todos tem algo a nos ensinar.
E sempre teremos forcas para superar as adversidades encontradas em cada um desses caminhos.
Basta confiarmos na nossa forca.
Porque tudo que almejamos externamente, encontra-se dentro do nosso ser.
A luz que buscamos, brilha dentro de nos.
Basta acreditarmos.
E é isso que fará a diferença.
Quando acreditamos em nosso potencial nos tornamos deuses.
Afinal, os caminhos são muitos.
Mas poderemos atravessar cada um deles...

EU QUERO



Eu quero ser como o Sol que te aqueces, como o chão que tu pisas;
Ser o caminho que te leva a sorrir;
Eu quero ser a brisa que te refresca, o anjo que te guarda, a paisagem mais bela para os teus olhos encantar;
Eu quero ser a canção que te embala;
Quero proteger o teu sono e ser a chuva da tarde de verão;
Eu quero ser como o som do oceano, para a tranquilidade trazer-te a ti;
Eu vou dar-te as cores do arco-íris, e um raio de Sol, vou dar-te a beleza da Lua;
Eu vou pintar no teu rosto um sorriso e apagar todas as lágrimas, fazer de ti o ser mais feliz;
Vou escrever o teu nome no meu coração, com a tinta do amor, e dar-te-ei a ti no mais belo embrulho de ternura e paixão;
Serei o teu amigo, o teu marido, e em tudo serei fiel, porque eu quero ser como o Sol que te aquece, e também quero ser sempre teu e dizer-te a cada manhã: ”Eu amo-te para sempre, para além da eternidade”.

O MEU AMOR



Qual será o segredo do meu amor eterno? Em verdade, eu tenho uma fórmula especial. Eu digo que um bom amor deve ser criado. No amor, as pequenas coisas são as grandes coisas. Nunca se é muito velho para se dar as mãos, digo eu.
É nunca nos esquecermos de dizer "amo-te", pelo menos uma vez ao dia. É ter valores e objectivos comuns. É estar unidos ao enfrentar o mundo. É formar um círculo de amor que una tudo. É proferir elogios e ter capacidade para perdoar e esquecer. É proporcionar uma atmosfera onde cada qual possa crescer na busca recíproca do bem e do belo. É ser o companheiro perfeito. E para ser o companheiro perfeito é preciso ter bom humor e optimismo. Ser natural e saber agir com tacto. É saber escutar com atenção, sem interromper a cada instante. É mostrar admiração e confiança, interessando-se pelos problemas e actividades do outro. Perguntar o que o atormenta, o que o deixa feliz, por que está aborrecido. É ser discreto, sabendo o momento de deixar o companheiro a sós para que coloque em ordem os seus pensamentos. É distribuir carinho e compreensão, combinando amor e poesia, sem esquecer galanteios e cortesia. É ter sabedoria para repetir os momentos de amor. Aqueles momentos mágicos em que a orquestra do mundo parecia tocar somente para os dois. É ser o apoio diante dos demais. É ser firme, leal. É ter atenção além do trivial e conseguir descobrir quando um se tiver esmerado na apresentação para o outro. Um novo corte de cabelo, um vestuário diferente, detalhes pequenos mas importantes. É cultivar o desejo constante de superação. É responder dignamente e de forma justa por todos os actos. É ser grato por tudo o que um significa na vida do outro. O amor real, por manter as suas raízes no equilíbrio, vai-se firmando dia a dia. O amor, nascido com sentimento e sentido, não tende a acabar, mas amplia-se, uma vez que os envolvidos passam a conhecer vícios e virtudes, manias e costumes de um e de outro.
O equilíbrio do amor promove a prática da justiça e da bondade, da cooperação e do senso de dever, da afectividade e advertência amadurecida.

TESTEMUNHO DE AMOR (Proibido Chorar)



A vida passa tão depressa! Na verdade, desde o nascimento que somos ensinados a educar os nossos sentimentos e, poucos são, os que se habilitam a fechar os olhos, a captar a verdadeira essência das palavras presentes nas pessoas. Até nas brincadeiras somos treinados a ver o que se passa ao nosso redor. Nada de toques, descobertas, chegando-se, inclusive, a ralharem connosco se insistíssemos brincar de ceguinhos, advertindo, que se um vento passasse, poderíamos ficar cegos para o resto da vida, desconsiderando, na verdade, que o essencial é invisível aos olhos.
Compreender o OUTRO será talvez o nosso maior desafio de todos os tempos.
Se nós temos dificuldade para compreender o nosso irmão, aquele que está bem próximo de nós, o que dizer dos outros mais distantes? O facto é que nos falta modéstia para entender o outro, para compreender que podemos crescer com novas culturas. Em vez disso, acreditamos que o que é bom para nós é bom para todos os demais. Nunca imaginamos que os outros têm necessidades diferentes das nossas. Não entendemos que não temos condições de criar leis que satisfaçam a todos. Além disso, temos sempre a ilusão de que detemos a verdade absoluta para tudo. Não aceitamos que existem pessoas que possam ver as coisas sob prismas diferentes, pois têm outras emoções, vivem os factos de maneira diversa. Vivemos sempre de acordo com a nossa compreensão e por isso torna-se sempre mais difícil entender as pessoas à nossa volta e mesmo as questões de outro tempo e lugar, porque tendemos a considerar que aquilo que serve para nós, também serve como norma para todos. Por tudo isso fica cada vez mais difícil compreender e aceitar novos desafios. Entender o outro significa não distorcer a realidade do outro. Não se pode esquecer que ele tem emoções diferentes das nossas, por isso vê diferente de nós.
É tão especial a linguagem dos acontecimentos, que por vezes nem nos damos conta de que as respostas estão nas nossas próprias atitudes. Quando pensamos que algo aconteceu contrário à nossa perspectiva ou que tudo deu errado, devemos ter a compreensão sensata de que assim deveria ser para que dali tirássemos uma grande lição de vida. Ah... Quem me dera ter hoje vinte anos com a experiência que adquiri ao longa da vida, e que vontade de incutir na cabeça dos mais jovens que as coisas devem ser exactamente do jeito que acontecem. Fracassos fortalecem-nos se não nos deixarmos abater. Sempre vêm com a grata finalidade de ascendermos a níveis maiores de consciência e mais firmes onde nenhum vendaval poderá alcançar. Nada há nada de mais valioso do que a percepção dos nossos sentidos à abundância da vida que flameja em todas as direcções. Não se pode esmorecer entregando-se ao desânimo por uma luta, porque quanto mais obstáculos mais delicioso o sabor da vitória. Ao olharmos para trás veremos então um caminho cheio de pequenas conquistas. E caso o sonho tão esperado não chegue a seu termo, que importa? Como disse Franklin Rossevelt: "Há algo pior na vida do que não ter vencido: é nunca ter pensado em vencer."
Entendam isto e busquem o equilíbrio na vida. Vivam o presente com muita energia.

Hino é uma Oração em Melodia



Senhor,
Ó Deus,
sois o único Senhor de nossa vida, de nosso coração e de nosso destino. Libertai-nos dos falsos senhores que nos iludem com suas promessas, pois não trazem nem vida nem paz. Dai-nos força para resistir e para buscar a paz através da justiça e do serviço humilde a todos. Amém

Fazei-me um instrumento de vossa paz,
Senhor,
fazei-nos instrumento de vossa paz na medida em que procurarmos viver em paz com nós mesmos, com a comunidade mais próxima, com a sociedade desigual e no meio dos priores conflitos. Que possamos nos esforçar para suportar tensões e contradições, buscando manter comunhão com todas as criaturas e tornando visível a vossa paz. Amém

Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Senhor,
onde houver ódio, que eu leve o amor. Fazei que desentranhemos de nós o amor escondido sob as cinzas de ódios secretos. Que nosso amor aos outros suscite o amor escondido neles, capaz de transformar o ódio. Fazei que o amor incendeie nossos corações, irradie em nossas atitudes e se realize em nossas acções, para que o ódio não tenha mais lugar dentro de nós. Amém

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão,
Senhor,
onde houver ofensa, que eu leve o perdão. No dia em que fizerdes o balanço de nossa história, perdoai os que ofenderam e humilharam nossos irmãos e irmãs, pois eles também são vossos filhos e filhas. Mas dai-nos força para nunca fazermos o que eles fizeram. Antes tornai-nos seres de solidariedade, de compaixão e de amor ilimitado. Amém

Onde houver discórdia, que eu leve união,
Onde há discórdia, que eu leve a união. Dai-nos sede de justiça, de compreensão e de tolerância para convivermos jovialmente uns com os outros. Dai-nos um coração que sinta o pulsar do coração do universo e de cada criatura, sintonizando com o vosso coração divino que tudo une, tudo diversifica e tudo faz convergir. Amém

Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Senhor,
onde houver dúvida, que eu leve a fé. Não deixeis que a dúvida apague as estrelas-guias que iluminam nossa caminhada. Dai-nos a fé-confiança que nos coloca em vossas mãos. Concedei-nos a fé-crença em vosso desígnio que nos quer reunidos em vosso reino junto com toda a criação. Amém

Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Senhor,
onde houver erro, que eu leve a verdade. Fazei-nos corajosos na descoberta de nossos erros, especialmente daqueles que encobrem vossa presença em todas as coisas. Que a verdade brilhe por nossas palavras sinceras, por nossos gestos humanizadores, por nossas intenções puras e por nossa busca permanente de fidelidade à verdade. Nunca permitais que oprimamos os outros em nome da verdade religiosa. Amém

Onde houver desespero, que eu leve esperança,
Senhor,
onde houver desespero, que eu leve a esperança. Que eu seja solidário na luta dos que buscam a justiça. Que saiba criar uma atmosfera de confiança ilimitada no vosso misterioso projecto de amor. Que tenha palavras inspiradas para suscitar a esperança inapelável de vivermos para sempre em vossa casa com todos os que precederam na história. Amém

Onde houver tristeza, que eu leve alegria,
Senhor,
onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Fazei que a minha alegria nasça da compaixão sincera pelos que sofrem, da solidariedade verdadeira com os injustiçados e de minha própria conversão à fraternidade universal. Amém

Onde houver trevas, que eu leve a luz,
Senhor,
onde houver trevas, que eu leve a luz. Vós sois a luz verdadeira que ilumina cada pessoa que vem a este mundo. Fazei que eu possa, por palavras inspiradas, por gestos consoladores e por um coração caloroso, dissipar as trevas humanas para que vossa luz nos mostre o caminho e trazer alegria à vida. Amém

Ó Mestre,
Ó Mestre,
fazei que em nosso interior ressoe vossa sabedoria e o exemplo de vossa coerência até a morte. Que sejamos vossos discípulos fiéis na medida em que realizarmos o que nos ensinais para sermos verdadeiramente instrumentos de amor e de paz. Amém

Fazei que eu procure mais consolar, do que ser consolado,
Ó Mestre,
que eu possa sair da minha própria dor para escutar o grito de quem sofre ao meu lado. Que tenha palavras que consolem e gestos que criem serenidade, entrega confiante e paz profunda. Amém

Fazei que eu procure mais compreender, do que ser compreendido,
Fazei que consiga acolher o outro assim como é. Só assim o compreenderei como quero ser compreendido. Concedei-me ver o menor sinal de verdade, de bondade e de amor no outro para reforçá-lo e permitir que venha à plena luz. Amém

Fazei que eu procure mais amar, que ser amado,
Ó Mestre,
que eu acolha com generosidade e alegria o amor que me é dado, mas que me empenhe sobretudo em fazer com que os que me cercam se sintam amados. Fazei que nos sintamos amados por Vós para experimentarmos a suprema felicidade concedida nesta vida. Amém

Pois é dando que se recebe,
Ó Mestre, fazei-nos entender que dando generosa e gratuitamente receberemos também com superabundância tudo o que precisamos. Que possamos orientar nossa vida pela generosidade que nos devolverá sempre mais compreensão, mais acolhida e mais amor. Amém

É perdoando que se é perdoado,
Ó Mestre,
muitas vezes e de muitos modos nos perdoastes ilimitadamente, como uma Mãe amorosa perdoa um filho. Fazei que perdoemos também nós a quem nos tem ofendido. E que nunca deixemos de crer na generosidade do coração, capaz de perdoar mesmo quando injustamente ferido por muitas ofensas. Amém

E é morrendo que se vive para a vida eterna,
Ó Mestre,
ensinai-nos a viver de tal forma que acolhamos a morte como amiga e irmã. Ela não nos tira a vida, mas nos conduz à fonte de toda vida. Que possamos perceber na vida terrena o começo da vida celestial e eterna. Amém...

UMA MENSAGEM COMOVENTE



SEM PALAVRAS...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CONSELHO PROFÉTICO

Se tu estás cansado de esperar que as coisas melhorem, e se te sentes cansado, triste, sem esperanças, tem calma e não desesperes.
O que falta na tua vida é o sentido. Procura o Sentido, tem esperança que vais encontrar o que é mais importante para ti.
A luta é grande, mas tudo isso passa. Tem calma, respira fundo, não ligues para a opressão no teu peito. Por mais areia que caia nos teus olhos, lembra-te que Deus ama-te, chama-te, espera-te e estende a mão para ti.
Um dia tu vais conseguir agarrar esta mão e libertares-te.
Tem fé. Aguenta firme como o aço ou uma indestrutível rocha.

CONFIANÇA...

Confiar é andar na chuva,
Mesmo podendo adoecer.
Confiar é apostar tudo,
Correndo o risco de perder.
Confiar é dedicar-se,
Sem medo de fracassar.
Confiar é ir contra todos,
E descobrir o que é amar.
Confiar é dar espaço,
E ter a certeza de que não vão te trair.
Confiar é decepcionar-se,
E mesmo assim não se deixar iludir.
Confiar é ir atrás,
Mesmo quando te dizem não quero mais.
Confiar é amar com a alma,
Sabendo que isso não morre jamais.
Confiar é os erros perdoar,
Antes mesmo de pedirem perdão.

ENTRE LINHAS

Amor sem confiança,
É sonho sem esperança,
Perde-se no caminho,
Aleija-se com os espinhos,
Ciúme em demasia,
Fere e angustia,
Rouba a paz do coração,
Elimina a sintonia.


AMOR E CONFIANÇA

A confiança é a forma mais elevada do amor.
O amor é um mistério é como uma circunferência,
e a confiança o seu próprio centro,
a sua alma é um templo.
O amor não deve ser possessivo, nem exclusivo,
porque o amor não é apenas uma relação,
é um estado do ser,
e se o amor é verdadeiro verá que subitamente amará todos os seres
como árvores , pássaros e até o céu.
Quando nos apaixonamos a nossa energia espalha-se por todas as coisas ,
e isto é amor verdadeiro.
O amor possessivo não é amor ,
ele sufoca a si mesmo e ao outro.
O amor deve ser inclusivo e assim amará o mundo inteiro.


FRASE DO DIA


"Não se opor ao erro é o mesmo que aprová-lo, não defender a verdade é o mesmo que suprimí-la." (Papa S. Félix III)

MISSÃO DE SER FELIZ

Quantas vezes nós pensamos em desistir,
deixar de lado o ideal e os sonhos;
Quantas vezes batemos em retirada,
com o coração amargurado pela injustiça;
Quantas vezes sentimos o peso da responsabilidade,
sem ter com quem dividir;
Quantas vezes sentimos solidão,
mesmo rodeados de pessoas;
Quantas vezes falamos sem ser notados;
Quantas vezes lutamos por uma causa perdida;
Quantas vezes voltamos para casa com a sensação de derrota;
Quanta vezes aquela lágrima teima em cair,
justamente na hora em que precisamos parecer fortes;
Quantas vezes pedimos a Deus um pouco de força,
um pouco de luz;
E a resposta vem, seja lá como for:
um sorriso, um olhar cúmplice,
um cartãozinho, um bilhete, um gesto de amor;
E a gente insiste;
Insiste em prosseguir, em acreditar,
em transformar, em dividir,
em estar, em ser;
E Deus insiste em nos abençoar,
em nos mostrar o caminho:
Aquele mais difícil,
mais complicado, mais bonito.
E a gente insiste em seguir,
por que tem uma missão...
SER FELIZ!

HARMONIA NO RELACIONAMENTO

Para que a haja harmonia entre o casal é necessário que ambos possam fazer reflexões sobre o estado emocional de cada um. Parar e pensar se aquele incómodo é mesmo com o outro ou se é algo interno que está sendo projectado no parceiro ou no relacionamento. Outra coisa muito importante é o diálogo. Conversar é essencial. Devemos procurar deixar o nosso parceiro a par do que acontece na nossa vida, dos programas que fazemos, das decisões que tomamos, das pessoas com quem falamos. Não estou dizendo que temos que obrigatoriamente fazer relatórios das nossas vivências diárias para ele ou para quem quer que seja. Apenas sugiro que estreitemos os laços com o nosso par ou que formemos novos laços a partir de um companheirismo, de uma convivência sadia. Participar ao outro o que se passa connosco, mesmo que seja algo banal, termina por fazer com que o outro confie mais em nós e se sinta apto a contar o que se passa com ele também. Isso aumenta as chances do relacionamento ser bem sucedido. Os dois passam então a “vibrar” na mesma escala. Uma relação em que os dois podem conversar sobre tudo é muito positiva no sentido de fazer com que haja crescimento individual. Um auxilia o outro, um apoia o outro.

É muito fácil alguém dizer que ama a humanidade, mas não acorda todo o dia com ela, não paga as contas com ela, não vê a cara feia, o mau humor, ou seja, fácil é amar o que está distante, o que não incomoda, o que é bonitinho. Desafio é amar no quotidiano, vendo os defeitos, discutindo, pagando contas...
Existe aquela história de santo de casa não fazer milagres, não é?
Quantas vezes o nosso parceiro (ou o pai, a mãe) chega e diz várias coisas necessárias ao nosso desenvolvimento e nós não damos atenção, e acabamos por ir ouvir justamente um amigo que não convive connosco, alguém que está mais afastado do nosso quotidiano?
Isso acontece muito, terminamos algumas vezes por não dar o devido valor àqueles que estão demasiado próximos de nós, e cometemos o erro de deixar de aprender e de deixar de valorizar o ente querido, que pode se sentir jogado para um canto (e com razão!).
Por isso o diálogo é importante, o respeito ao e pelo outro, o querer fazer bem, fazer o outro feliz. Claro que nem sempre é fácil, principalmente se nunca passamos por situações que pudessem desenvolver os nossos sentimentos a esse respeito e se não estamos bem resolvidos com nós mesmos. Mas, quem é que está bem resolvido consigo mesmo? A vida é cheia de altos e baixos, um dia nós estamos equilibradíssimos, em cima do salto, outro dia nós caimos até de chinelos!

O desenvolvimento da empatia é muito importante e eu penso que se possa conseguir isso com algum treino. Procurar ouvir as pessoas, procurar entender o que se passa com elas, assistir a filmes e ler livros que tratem de relacionamentos, de sentimentos e emoções, lidar carinhosamente com animais de estimação, tudo isso ajuda a desenvolver o nosso lado emocional, e não estou tratando aqui de sentimentalismo. E o lado emocional bem resolvido, facilita o nosso dia-a-dia, traz e leva conforto, além de fazer com que entremos em contacto com o que há de mais belo e verdadeiro em nós: o amor!

Somos seres de amor, o amor vive à nossa volta o tempo todo, e só precisamos estar conectados com ele, destruir os muros que o egoísmo criou, muros estes que impedem o nosso delete no amor.

SENTIMENTO

"Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11,28-30).

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cagadas Aviação



Em todas as profissões acontecem acidentes e trapalhadas, e não só...
Hilariante...

Os melhores pilotos de caça



NÃO GOSTAVAM DE SER UM DELES???
DEIXO AO CRITÉRIO DE CADA UM PODER SONHAR E DESEJAR, DEPOIS DE SE EMBRENHAR NA VISUALIZAÇÃO DESTAS FASCINANTES IMAGENS.

uma vida de piloto



GOSTAVA DE SER UM PILOTO, VOAR EM DIRECÇÃO AO INFINITO, RUMO AOS CÉUS AO ENCONTRO DO DEUS PAI, CRIADOR DO UNIVERSO.

CAÇAS EM COMBATE (Aviões Caça)



É UM FASCÍNIO E UMA LIBERDADE PODER DISFRUTAR DE UMA REALIDADE SEM LIMITES, PORQUE OS LIMITES SÃO ESTABELECIDOS PELO SER HUMANO, EM PROL DAS SUAS CONVICÇÕES.

EXIBIÇÃO DO CAÇA SUPERSONICO RUSSO - SUKHOI SU-35



FABULOSO. DIVINO.
FIQUEI FASCINADO AO VER ESTAS IMAGENS.
NEM SÓ DOS AMERICANOS E DO MUNDO OCIDENTAL SE VÊ ALTA TECNOLOGIA.

MiG-29


Assombroso.

Three Foxes - O mundo por um fio - Trailer



SEM PALAVRAS...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CERTEZA PROFÉTICA ETERNA

Amor, estratégia de preservação da espécie, ou mecanismo sofisticado, interiorizado culturalmente, sublimado, de sobrevivência individual e colectiva numa sociedade cada vez mais individualizada, ou necessidade interior de partilha, de mitigação de um sentimento de solidão intrínseco ao ser humano, ou desejo de criação, o gerar no corpo e/ou no espírito, algo que nos engrandeça, que faça extravasar a nossa exiguidade, ou a procura incessante da nossa suposta outra metade perdida, desejo reflectido por sentimento de incompletude?
Da minha protecção.

Sem querer interferir na tua necessidade de viveres livre, leve e solta, no teu jeito alegre e informal, quero dizer que estou aqui para te oferecer todo o meu amor, amizade e carinho e para te dizer algumas razões que me fazem gostar tanto de ti.
Tu és franca e sincera. Talvez nem percebas, mas de vez em quando ouço sair da tua linda boca algumas observações fantásticas sobre factos ou sobre mim. E, quase sempre, os teus alegres comentários enchem o meu coração de alegria e ternura. És muito inteligente mesmo. O teu humor, é uma prova disso. Gosto da tua maneira de lidar com o mundo, com um tipo de optimismo que beira a responsabilidade, e é por isso que estou encantado por ti. Pronto para te servir e colocar-me, desde já, como eterno feliz prisioneiro do teu coração.
Não posso negar que desde que te conheci dediquei-te especial atenção.
Acontece que com o passar do tempo fizes-te-me notar cada vez mais e melhores qualidades em ti, como a tua delicadeza, boa vontade, gentileza e simpatia. E tudo isso envolto numa capa de inequívoca beleza. És linda. Em alguns momentos chego a ficar um pouco embaraçado, pois dou por mim a divagar em estranhos pensamentos que só me remetem a ti, esteja eu onde estiver, na rua, no meu gabinete ou mesmo na tentativa, inútil, de adormecer, mas eu não consigo disfarçar o fascínio que este teu olhar intenso e misterioso exerce sobre mim. Estas duas pérolas que ornamentam o teu belo rosto tornam-te ainda mais encantadora e, assim, olhar sempre para ti é inevitável para mim. Os teus olhos parecem guardar um poder mágico, pois brilham como um raio cósmico capaz de atravessar todo o universo, capaz de iluminar toda a escuridão do mundo. Sabes, tenho vontade de te dizer estas coisas a toda a hora, mas fico tímido sempre que paro para imaginar a tua reacção, principalmente quando eu revelasse o meu ínfimo desejo de olhar nos teus lindos olhos cada vez mais de perto.
Sabes o que mais me encanta em ti?
Eu respondo: é essa tua maneira misteriosa, esse teu jeito estranho de tentar esconder toda a paixão que carregas no peito, todo o calor e sensualidade que carregas no corpo, toda esta energia primitiva que transparece em tudo o que fazes. Sabes seduzir-me. Este teu intrigante magnetismo fez com que eu tomasse a iniciativa de me aproximar de ti. Espero que esta minha certeza seja capaz de te despertar eternamente para o nosso caminho.
Acredito que o tempo que já temos de convivência e o grau de intimidade que atingimos me dá a liberdade, me concede o direito de expor assim os meus sentimentos, sem medo de te assustar com uma verdade que, penso, talvez eu nem precisasse dizer, porque sei que és inteligente e sensível o suficiente para já teres percebido o quanto eu realmente te adoro e te amo.
Devo confessar que apesar de todo o teu magnetismo, o meu olhar não se deteve apenas na expressão dos teus olhos, mas navegou pelo teu lindo corpo, como se fosse um explorador a desbravar uma imensa mina de ouro encravada na montanha. És muito bela e eu sou capaz de antever toda a riqueza escondida sob os tecidos que cobrem a tua pele, sou capaz de imaginar a doçura da tua boca e a macieza das tuas formas perfeitas.
Rapariga linda e de olhar penetrante, será que consegues ver a balbúrdia que essas tuas expressivas pupilas instalaram no meu coração? Porque, além de penetrante, penso que o teu olhar revela também uma sensualidade ímpar. Sabes que eu te entreguei pessoalmente um poema com um verso assim: A minha mulher/esposa é tão bonita, tem olhos como tesourinhos do céu. Sabes que os teus olhos são tão bonitos como os tesourinhos do céu?
Mafalda, tu és o próprio sonho, a personificação do meu maior sonho, não na forma da expressão de um desejo, mas como realização da felicidade plena. Adorar-te e amar-te é a maior das dádivas. Poder sentir a vibrante energia da tua aura pura, poder sentir o suave sopro do teu hálito e o discreto arrepio dos teus pelos cada vez que eu me aproximo, é perceber fisicamente aquilo que a minha alma já sabe há muito tempo, de que tu és a pessoa com a qual eu sempre sonhei, és tu quem eu sempre desejei ao meu lado. Entre todos os meus devaneios, içados entre todas as minhas ilusões, revelaste-te a melhor de todas as visões, pois foi a única que se tornou real e próxima, e ainda se apresentou mais perfeita, mais completa, mais rica e generosa do que a imagem idealizada nos sonhos. O meu sonho fez-se carne, fez-se gente e transformou-se em ti. Transformou-se em ti para me fazer mais feliz e realizado, transformou-se em ti para que eu nunca mais duvide que o amor existe e é a coisa mais esplendorosa do mundo. Assim, recebe esta certeza profética como mais uma confirmação do meu amor, deste sentimento grandioso que me habita apenas numa doce ambição, e que se transformou na minha mais sólida certeza e no meu mais precioso bem.
Ao abrir o meu coração espero estar atingindo a tua sensibilidade, porque estou a confessar que te amo, que te adoro e não posso viver sem ti, sem o teu carinho, sem os teus mimos. Podemos repensar em tudo o que já passamos, pensar em nós, pensar no nosso caso para voltar a sermos felizes, com muita alegria e carinho, como naqueles velhos tempos.
Apenas para reafirmar a minha certeza das muitas coisas boas que acontecem entre nós, e que tanto em quantidade como em qualidade, superaram em muito algumas eventuais desavenças e pequenos contratempos, afirmo-te, que tenho a coragem e a vontade súbitas de dizer-te isto, permite-me dizer também, que és uma pessoa muito importante na minha vida e que nutro um grande carinho por ti. Gostaria de poder dizer-te muito mais que estas coisas e muito mais, a olhar-te no fundo dos teus olhos, sentindo a tua reacção a cada palavra minha, para confirmar o que já sabes, de que gosto realmente de ti e que te amo profundamente.
Aliás, gostaria de te dizer que és muito importante para mim. És pura, sincera, com um feitio muito especial, e com uma maneira muito própria de ver a vida, de estar, ser e sentir.
AMO-TE MUITO MAFALDA BORGES, PROFÍCUA ESPOSA.

DESABAFO PROFÉTICO

Por todo o sofrimento já passado, só quero dizer que o sofrimento enobrece o homem e que a Cruz de Cristo revela um sentido novo para a dor. Cristo, o Filho de Deus, suspenso da Cruz, compartilha com todos os homens a dor física, a solidão, o desprezo e a perseguição injusta. Cristo morreu na Cruz para nos salvar e por isso digo que a Cruz é também o símbolo da solidariedade de Deus com todos os que sofrem. Sem penetrar no mistério da Cruz, não podemos entender o sentido da dor do mundo. A Cruz dá um novo sentido ao sofrimento que surgiu do pecado. Cristo aceita o padecimento e converte-o em oração e sacrifício, como um testemunho de amor. Pede ao Pai que perdoe o pecado dos homens (Lc 23, 34).
A dor humana pode adquirir esse sentido divino. Pode ser oferecida a Deus, unida à de Cristo, como testemunho de amor a Deus e de amor a todos os homens. Purifica-nos, mas também purifica todas as coisas do mundo.
A ignorância deixa a consciência às escuras: não pode decidir bem porque lhe faltam as bases, porque está deformada ou porque foi pouca formada, fica condicionada por qualquer influência ou ideia. Também as várias manifestações da fraqueza pressionam ou abafam a voz da consciência, quer por acção das paixões desordenadas, quer por causa da preguiça. Temos a obrigação e o dever de ajudar os irmãos desavindos a encontrar o caminho da salvação, ensinando-os a rezar. Já repararam que o Senhor chama-nos a sermos misericordiosos assim com o Pai do céu é misericordioso. Diante das misérias e fraquezas, como filhos de Deus, precisamos ser misericordiosos para com todos os nossos irmãos. Por mais que tenham errado connosco, precisamos ser misericordiosos e perdoá-los, como Deus misericordioso nos perdoou.
O mundo ensina-nos a não perdoar, a sermos justiceiros, egoístas, auto-suficientes. Vivemos num caos total, o mundo transformou-se num palco de desgraças. Só com o poder da oração é que alcançamos a salvação e o reencontro com Deus Pai.
Deus não nos obriga a perdoar: Ele dá-nos a graça de conseguirmos perdoar. O perdão é um presente de Deus para nós. Este também abre o caminho para a cura, porque cura e perdão caminham juntos.
Quando nos abrimos ao perdão, somos restaurados por Deus e criamos alma nova. A alegria invade o nosso coração e toda a tristeza é exorcizada do nosso interior. Aqueles que ainda não tiveram a graça de uma experiência pessoal com Deus acabam ficando com o coração anestesiado pela dor e sofrem demasiadamente, porque nesse coração ainda não pulsa a vida, mas a morte.
Olhando para o caos em que está o mundo, percebemos que o problema está na recusa das pessoas em dar o primeiro passo para perdoar.
O cristão é um outro Cristo. Portanto, somos chamados a amar como Jesus amou, a perdoar como Jesus perdoou e a sofrer como Jesus sofreu.
Precisamos pedir ao Senhor um coração manso e humilde, aberto ao amor e à reconciliação. Para isto temos que ter fé , muita fé e acreditar no poder da Oração .

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

TONY CARREIRA-Sonhos de menino



Se a vida fosse um sonho,
Eu gostaria de jamais acordar.
Se a vida fosse uma canção,
Gostaria jamais deixar de ouvi-la.
Se a vida fosse uma flor,
Gostaria que a sua beleza e perfume não morressem.
Se a vida fosse um desejo,
O desejo seria da eternidade.
Mas a vida é um caminho,
Sem sonhos,
Sem canções,
Sem flores,
Sem desejos.
A vida é o desafio,
De cada um de nós.
Viver é sobreviver,
Chegar até à velhice,
É o mesmo que ganhar uma luta,
Onde o troféu é a história que se pode viver.
Nada faz da vida,
A certeza de um amanhã.
A vida é aprender que não se pode,
Esperar o amanhã,
Porque o amanhã simplesmente é um mistério.
Viver o presente,
É ser sábio,
Viver do passado e do amanhã
É acreditar em ilusões concretas.
O meu sonho realizei,
Concretizei os meus desejos,
Ser amado e respeitado.

tony o homem que sou.wmv



MAFALDA BORGES, QUERIDA E MUITO AMADA ESPOSA:
Antes de aqui deixar o meu eterno agradecimento, quero apenas dizer-te com toda a minha humildade e certeza de um amanhã eterno num riacho de águas límpidas e cristalinas, que a TI te devo o homem que eu sou hoje.
Não há sentimento mais belo que o amor, e o nosso amor que é verdadeiro consegue vencer todas as barreiras, todas as dificuldades, porque ele permanece forte e inabalado diante das intempéries da vida. Eu acredito que nosso amor é assim, forte demais para ser abalado por coisas, que em comparação com este nosso sentimento, são pequenas demais.
O amor é um sentimento que nos alimenta, ao contrário da paixão que nos consome por dentro e apesar de forte não dura muito.
É verdade que já tivemos os nossos momentos de fragilidade, as nossas discussões, mas sempre conseguimos superar todos esses percalços que se apresentaram no nosso caminho, e no fim, acabamos saindo com um sentimento mais forte, mais sólido e com raízes mais profundas.
Um amor como o nosso, baseado na confiança, no respeito mútuo, na amizade, tem tudo para dar certo e continuar vivo por muitos e muitos anos.
O objetivo deste post aqui neste simples blogg é o de reforçar os meus sentimentos por ti, Mafalda Borges, e dizer que nada nem ninguém nos conseguirá afastar.
AMO-TE

Tony Carreira - Mãe Querida


PARA TI QUERIDA MÃE COM TODO O MEU AMOR,E SIMPLESMENTE DIZER-TE QUE O TEU CORAÇÃO DE MÃE É UMA AUTÊNTICA SALA DE AULAS PARA MIM.

PARA TODAS AS MÃES QUE SÃO DIGNAS DE SEREM MÃES.

Tony carreira -pensa em mim


Por mais longe que o espírito alcance, não vai tão longe quanto o coração, porque amar-te nada mais é do que despertar em ti, MAFALDA, toda a grandeza de que és capaz.

tony carreira -não vou deixar de te amar


MAFALDA, meu Amor:
Amar-te é sentir na tua felicidade a minha própria felicidade, sendo a força mais subtil do mundo, que move montanhas, derruba obstáculos e elimina tabus.

Tony Carreira - Obrigado (Por Tudo O Que Me Dão) (Videoclip Oficial)



Estimados Familiares e Caros Leitores:

Dedico-vos esta música por tudo aquilo que me têm dado.
A vida é aquilo que é, sendo a infância da nossa imortalidade, a arte do encontro.
Agradecido.

Tony Carreira - " A saudade de ti " Pav. Atlântico 26.11.2010



POR TODO UM PERCURSO DE VIDA...
MARCANTE...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ESQUIZOFRENIA

A esquizofrenia, parte do corpo identificada por fazer a ligação entre o corpo e a alma, literalmente significa "diafragma", é um transtorno psíquico severo que se caracteriza classicamente pelos seguintes sintomas: alterações do pensamento, alucinações (visuais, cinestésicas, e sobretudo auditivas), delírios e alterações no contacto com a realidade. Junto da paranóia (transtorno delirante persistente, na CID-10) e dos transtornos graves do humor (a antiga psicose maníaco-depressiva, hoje fragmentada na CID-10 em episódio maníaco, episódio depressivo grave e transtorno bipolar), as esquizofrenias compõem o grupo das Psicoses.
É hoje encarada não como doença, no sentido clássico do termo, mas sim como um transtorno mental, podendo atingir diversos tipos de pessoas, sem exclusão de grupos ou classes sociais.
De acordo com algumas estatísticas, a esquizofrenia atinge 1% da população mundial, manifestando-se habitualmente entre os 15 e os 25 anos, com proporção semelhante entre homens e mulheres, podendo igualmente ocorrer na infância ou na meia-idade.
Algumas pessoas acometidas da esquizofrenia destacaram-se e destacaram-se no meio académico, artístico e social.

Sintomas
A esquizofrenia, talvez a psicopatologia de maior comprometimento ao longo da vida, caracteriza-se essencialmente por uma fragmentação da estrutura básica dos processos de pensamento, acompanhada pela dificuldade em estabelecer a distinção entre experiências internas e externas. Embora primariamente um transtorno que afecta os processos cognitivos (de conhecimento), os seus efeitos repercutem-se também no comportamento e nas emoções.
Os sintomas da esquizofrenia podem não ser os mesmos de indivíduo para indivíduo, podendo aparecer de forma insidiosa e gradual ou, pelo contrário, manifestar-se de forma explosiva e instantânea.
Podem ser divididos em duas grandes categorias: sintomas positivos e negativos.
Sintomas positivos
Os sintomas positivos estão presentes com maior visibilidade na fase aguda do transtorno e são as perturbações mentais "muito fora" do normal, como que "acrescentadas" às funções psicológicas do indivíduo. Entende-se como sintomas positivos os delírios — ideias delirantes, pensamentos irreais, "ideias individuais do doente que não são partilhadas por um grande grupo", por exemplo, um indivíduo que acha que está a ser perseguido pela polícia, e acha que é o responsável pelas guerras do mundo; as alucinações, percepções irreais – ouvir, ver, saborear, cheirar ou sentir algo irreal, sendo mais frequente as alucinações auditivo-visuais; pensamento e discurso desorganizado, elaboração de frases sem qualquer sentido ou invenção de palavras; alterações do comportamento, ansiedade, impulsos ou agressividade.
Sintomas negativos
Os sintomas negativos são o resultado da perda ou diminuição das capacidades mentais, "acompanham a evolução da doença e reflectem um estado deficitário ao nível da motivação, das emoções, do discurso, do pensamento e das relações interpessoais", como a falta de vontade ou de iniciativa; isolamento social; apatia; indiferença emocional; pobreza do pensamento.
Estes sinais não se manifestam todos no indivíduo esquizofrénico. Algumas pessoas vêem-se mais afectadas do que outras, podendo muitas vezes ser incompatível com uma vida normal. No entanto, alguns sintomas podem oscilar, aparecer e desaparecer em ciclos de recidivas e remissões.
"Não há, contudo, sinais nem sintomas patognomónicos da doença, podendo-se de alguma forma fazer referência a um quadro prodrómico que são em grande parte sintomas negativos, como, por exemplo, inversão do ciclo de sono, isolamento, perda de interesse por actividades anteriormente agradáveis, apatia, descuido com a higiene pessoal, ideias bizarras, comportamentos poucos habituais, dificuldades escolares e profissionais, entre outras. Posteriormente a esta fase inicial, surgem os sintomas positivos".
"Diz-se que os primeiros sinais e sintomas de esquizofrenia são insidiosos. O primeiro sintoma de sossego/calma e afastamento, visível num adolescente, normalmente passa despercebido como tal, pois se remete o facto para "é uma fase". Pode inclusivamente ser um especialista de saúde escolar ou um conselheiro a começar a notar estas mudanças. (…) É importante dizer-se que é muito fácil interpretar incorrectamente estes comportamentos, associando-os à idade.".
Causas
Não existe uma causa única para o desencadear deste transtorno. Assim como o prognóstico é incerto para muitos quadros, a etiologia das psicoses, principalmente da esquizofrenia, é incerta, ou melhor, de causação multifactorial. Admite-se hoje que várias causas concorrem entre si para o aparecimento, como: quadro psicológico (consciente e inconsciente); o ambiente; histórico familiar da doença e de outros transtornos mentais; e mais recentemente, tem-se admitido a possibilidade de uso de substâncias psicoativas poderem ser responsáveis pelo desencadeamento de surtos e afloração de quadros psicóticos.
Teoria genética
A teoria genética admite que genes podem estar envolvidos, contribuindo juntamente com os factores ambientais para o desencadear do transtorno. Sabe-se que a probabilidade de um indivíduo vir a sofrer de esquizofrenia aumenta se houver um caso desta doença na família. "No caso de um dos pais sofrer de esquizofrenia, a prevalência da doença nos descendentes directos é de 12%. É o caso do esquizofrénico matemático norte-americano John Nash que divide com o filho, John Charles Martin, a mesma doença. Na situação em que ambos os pais se encontram atingidos pela doença, esse valor sobe para 40%". No entanto, mesmo na ausência de história familiar, a doença pode ainda ocorrer.". Segundo Gottesman (1991), referenciado por Pedro Afonso (2002), sabe-se ainda que cerca de 81% dos doentes com esquizofrenia não têm qualquer familiar em primeiro grau atingido pela doença e cerca de 91% não têm sequer um familiar afectado. No entanto, a causalidade genética ainda não é comprovada e as pesquisas têm demonstrado discrepâncias muito grandes quando se trata de investigar a predisposição para a doença.
Os estudos indicam a presença de múltiplos genes responsáveis pela esquizofrenia e suas variações.
Teorias neurobiológicas
As teorias neurobiológicas defendem que a esquizofrenia é essencialmente causada por alterações bioquímicas e estruturais do cérebro, em especial com uma disfunção dopaminérgica, embora alterações noutros neurotransmissores estejam também envolvidas. A maioria dos neurolépticos (antipsicóticos) actua precisamente nos receptores da dopamina no cérebro, reduzindo a produção endógena deste neurotransmissor. Exactamente por isso, alguns sintomas característicos da esquizofrenia podem ser desencadeados por fármacos que aumentam a actividade dopaminérgica (ex: anfetaminas). Esta teoria é parcialmente comprovada pelo facto de a maioria dos fármacos utilizados no tratamento da esquizofrenia (neurolépticos) actuarem através do bloqueio dos receptores (D2) da dopamina.
Teorias psicanalíticas
As teorias psicanalíticas (ou de relação precoce) têm como base a teoria freudiana da psicanálise, e remetem para a fase oral do desenvolvimento psicológico, na qual "a ausência de gratificação verbal ou da relação inicial entre mãe e bebé conduz igualmente as personalidades "frias" ou desinteressadas (ou indiferentes) no estabelecimento das relações".
A ausência de relações interpessoais satisfatórias estaria assim na origem da esquizofrenia.
Teorias familiares
Assim como a abordagem psicanalítica, outras abordagens responsabilizam a família, mas apesar de terem bastante impacto histórico tiveram pouco embalamento empírico para essas afirmações. Surgiram na década de 1950, baseadas umas no tipo de comunicação entre os vários elementos das famílias e aparecendo outras mais ligadas às estruturas familiares. Dos estudos desenvolvidos surge o conceito de mães possessivas e dominadoras com os seus filhos, como gerador de personalidades esquizofrénicas. Estudos posteriores vieram contudo desconfirmar esta hipótese, relacionando esse comportamento mais com etiologias neuróticas e não com a psicose.
Actualmente as abordagens familiares, ao invés de culpá-la, procuram apoiar a família, reconhecendo as dificuldades em lidar com um membro da família em grave sofrimento psíquico.
Teoria dos neurotransmissores
Têm-se um excesso de dopamina na via mesolímbica e falta dopamina na via mesocortical.
Apesar de existirem todas estas hipóteses para a explicação da origem da esquizofrenia, nenhuma delas individualmente consegue dar uma resposta satisfatória às muitas dúvidas que existem em torno das causas da doença, reforçando assim a ideia de uma provável etiologia multifactorial.
Tipos de esquizofrenia
O diagnóstico da esquizofrenia, como sucede com a grande maioria dos transtornos mentais e demais psicopatologias, não se pode efectuar através da análise de parâmetros fisiológicos ou bioquímicos, e resulta apenas da observação clínica cuidadosa das manifestações do transtorno ao longo do tempo. Quando do diagnóstico, é importante que o médico exclua outras doenças ou condições que possam produzir sintomas psicóticos semelhantes (uso de drogas, epilepsia, tumor cerebral, alterações metabólicas). O diagnóstico da esquizofrenia é por vezes difícil.
Para além do diagnóstico, é importante que o profissional identifique qual é o subtipo de esquizofrenia em que o doente se encontra.
Actualmente, segundo o DSM IV, existem cinco tipos:
Paranóico, é a forma que mais facilmente é identificada com a doença, predominando os sintomas positivos. O quadro clínico é dominado por um delírio paranóico relativamente bem organizado. Os doentes com esquizofrenia paranóica são desconfiados, reservados, podendo ter comportamentos agressivos.
Desorganizado, em que os sintomas afectivos e as alterações do pensamento são predominantes. As ideias delirantes, embora presentes, não são organizadas. Em alguns doentes pode ocorrer uma irritabilidade marcada e associada a comportamentos agressivos. Existe um contacto muito pobre com a realidade.
Catatónico, é caracterizada pelo predomínio de sintomas motores e por alterações da actividade, que podem ir desde um estado de cansaço até à excitação.
Indiferenciado, apresenta habitualmente um desenvolvimento insidioso com um isolamento social marcado e uma diminuição no desempenho laboral e intelectual. Observa-se nestes doentes uma certa apatia e indiferença relativamente ao mundo exterior.
Residual, nesta forma existe um predomínio de sintomas negativos, os doentes apresentam um isolamento social marcado por um embotamento afectivo e uma pobreza ao nível do conteúdo do pensamento.
Existe também a denominada Esquizofrenia Hebefrênica, com incidência da adolescência, com o pior dos prognósticos em relação às demais variações da doença, e com grandes probabilidades de prejuízos cognitivos e socio-comportamentais.
Estes subtipos não são estanques, em determinada altura da evolução do quadro, a pessoa pode apresentar aspectos clínicos que se identificam com um tipo de esquizofrenia, e ao fim de algum tempo poder reunir critérios de outro subtipo. Outro critério de classificação muito usado é a CID-10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). A sua maior utilidade está na possibilidade de traçar perfis epidemiológicos que facilitem o investimento na saúde.
Existem várias abordagens terapêuticas na intervenção ao doente esquizofrénico, que na maioria dos casos tem indicação de um tratamento interdisciplinar: o acompanhamento médico-medicamentoso, a psicoterapia, a terapia ocupacional (individual ou em grupos), a intervenção familiar, a musicoterapia e a psicoeducação são os procedimentos indicados para estes doentes.
Apesar de não se conhecer a sua cura, o tratamento pode ajudar muito a tratar os sintomas, e a permitir que os doentes possam viver as suas vidas de forma satisfatória e produtiva. A experiência clínica indica que o melhor período para o tratamento da esquizofrenia é com o aparecimento dos primeiros sintomas. Se sintomatologia psicótica permanecer sem tratamento por longos períodos o prognóstico do tratamento é menos favorável. Assim é vital o reconhecimento precoce dos sinais da esquizofrenia para que se possa procurar uma ajuda rápida.

Diagnóstico e questões polémicas
A esquizofrenia como entidade de diagnóstico tem sido criticada como desprovida de validade científica e é parte de críticas mais amplas à validade dos psicodiagnósticos em geral. Uma alternativa sugere que os problemas com o diagnóstico seriam melhor atendidos como dimensões individuais ao longo das quais todos variam, de tal forma que haveria um espectro contínuo em vez de um corte de entre normal e doente. Esta abordagem parece coerente com a investigação sobre esquizofrenia e de uma relativamente alta prevalência na experiência dos psicóticos e, muitas vezes, crenças de ilusões não perturbadoras entre o público em geral.
Outra crítica é que falta coerência nas definições utilizadas para os critérios; é particularmente relevante para a avaliação das ilusões a desordem no pensamento. Mais recentemente, foi alegado que sintomas psicóticos não são uma boa base para a elaboração de um diagnóstico de esquizofrenia como "psicose é a 'febre' de doença mental - um grave mas inespecífico indicador".
Talvez por causa desses factores, estudos examinando o diagnóstico de esquizofrenia geralmente têm mostrado relativamente baixas ou inconsistentes níveis de confiabilidade diagnóstica. Na maioria dos estudos que foram publicados como saudáveis, demonstraram que o diagnóstico de esquizofrenia foi muitas vezes subjectivo e pouco fiáveis. Estudos mais recentes têm encontrado acordo entre quaisquer dois psiquiatras, quando o diagnóstico de esquizofrenia tende a atingir cerca de 65%, na melhor das hipóteses. Este, e os resultados de estudos anteriores de fiabilidade de diagnóstico (que normalmente relataram níveis ainda mais baixos de acordo), levaram alguns críticos a afirmar que o diagnóstico de esquizofrenia deve ser abandonado.
Em 2004, no Japão, o termo japonês para esquizofrenia foi alterado de Seishin-Bunretsu-Byo (doença da mente dividida) para Togo-shitcho-sho (desordem de integração). Em 2006, activistas no Reino Unido, sob o estandarte de Campanha para a Abolição do Rótulo de Esquizofrenia, defenderam uma semelhante rejeição do diagnóstico de esquizofrenia e uma abordagem diferente para a compreensão e tratamento dos sintomas associados a ela neste momento.
Alternativamente, os outros proponentes apresentaram utilizando a presença de deficits neurocognitivas específicas para fazer um diagnóstico. Estes assumem a forma de uma redução ou de comprometimento em funções psicológicas básicas, como memória, atenção, função executiva e resolver problemas. É este tipo de dificuldades, em vez de os sintomas psicóticos (que, em muitos casos, pode ser controlado por medicamentos antipsicóticos), que parece ser a causa da maioria das deficiência na esquizofrenia. No entanto, este argumento é relativamente novo e é pouco provável que o método de diagnóstico de esquizofrenia vá mudar radicalmente no futuro próximo.
Neste tipo de doença, é raro o indivíduo ter consciência de que está realmente doente, o que torna difícil a adesão ao tratamento.
Um dos maiores medos que a pessoa com esquizofrenia sente é o de ser estigmatizada por preconceitos sociais relativamente à sua doença, especialmente a ideia de que a pessoa é violenta, intrinsecamente perigosa, ideia essa que estudos recentes põem completamente de parte, mostrando que a incidência de comportamento violento nestes doentes e na população em geral é idêntico, se não mesmo inferior.
As pessoas com esquizofrenia têm muitas vezes dificuldade em satisfazer as suas necessidades devido à sua doença.
É importante que o processo de reabilitação seja um processo contínuo, para que possa ter sucesso, proporcionando uma maior qualidade de vida, maior autonomia e realização pessoal. Para atingir estes objectivos, foram criadas estruturas de apoio, os chamados equipamentos substitutivos (à estrutura manicomial) como os CAPS (Centros de Atenção psicossocial), Centros de Convivência, Oficinas, hospitais, serviços residenciais terapêuticos, empregos apoiados, fóruns sócio-ocupacionais.
Uma das grandes dificuldades destes doentes é a sua integração no mercado de trabalho, visto existir uma grande competitividade, levando a que muitos acabem por desistir. Daí ser relevante o acompanhamento destes no período de adaptação.
É bastante útil que o paciente tenha conhecimentos sobre os sintomas e possíveis sofrimentos ao longo da vida, e que possa ter um papel activo no seu tratamento e controle sobre o seu estado.
Sendo por isso vantajoso que estes sigam alguns cuidados, nomeadamente:
Se achar que a medicação não está a ajudar ou sentir efeitos não desejáveis deve avisar o seu médico psiquiatra;
Fazer psicoterapia e ter consultas regulares com seu psicólogo;
Ter o cuidado de conservar um ritmo de sono e vigília correcto, com as horas de sono necessárias;
Evitar o stress;
Deve manter rotinas normais de higiene, alimentação, actividades físicas e de lazer;
Evitar substâncias psicoactivas que possam interferir prejudicialmente no tratamento - como álcool e outras drogas;
Procurar ter horas para dormir, comer, trabalhar ou seja, criar rotinas;
Permanecer em contacto com as outras pessoas, não buscar o isolamento;
Manter o contacto com o psiquiatra, psicólogo e a equipa de saúde mental;
Praticar desporto pelo menos uma vez por semana;
A participação da família é fundamental, reuniões dos psicólogos com os familiares são muito importantes porque a residência é o ambiente cerne da busca da sanidade mental.
Os esquizofrénicos podem apresentar também sintomas depressivos, que nem sempre têm origem em aspectos biológicos ou neuroquímicos da doença. "O desapontamento e a desilusão vividos por alguns deste doentes perante os repetidos fracassos em manterem um emprego, em conseguirem voltar a estudar ou terem um grupo de amigos torna-se uma realidade incontornável", levando a sentimentos de frustração.
Outro aspecto associado à depressão na esquizofrenia é a questão do suicídio, que pode ter origem em vários factores: o sofrimento psíquico associado à própria vivência psicótica, o aspecto crónico e recorrente da doença que afecta muitos jovens.
O papel activo da família é essencial para o tratamento, reabilitação e reinserção social do seu familiar que sofre de esquizofrenia. Muitas famílias procuram o apoio junto dos técnicos de saúde, permitindo assim que estas superem e sobrevivam às dificuldades que encontram; no entanto, há aquelas que não o fazem, e não conseguem lidar com as crises, conduzindo à sua desestruturação ou destruição.
A família deve estar preparada para o facto do doente poder ter recaídas ao longo do tempo, o que pode conduzir a um possível internamento hospitalar. É bastante importante o apoio da família ao doente durante o tempo da sua permanência no hospital, através de reforço positivo, comunicação, visitas, mostrar interesse em saber como vai a evolução da sua doença.
É natural que muitas dúvidas surjam na família em relação ao comportamento que vão ter de adoptar perante esta nova etapa da vida do seu familiar. Em primeiro lugar é importante que o familiar comece por se colocar no lugar da outra pessoa.
Os problemas que geralmente ocorrem na família do esquizofrénico são os seguintes:
Medo… "Ele poderá fazer mal a si ou às outras pessoas?"
Negação da gravidade… "Isso daqui a pouco passa", "Você não é como esse cara da televisão"
Incapacidade de falar ou pensar em outra coisa que não seja a doença… "Toda a nossa vida gira em torno do nosso filho doente"
Isolamento social… "As pessoas até nos procuram, mas não temos como fazer os programas que nos propõem"
Constante busca de explicações… "Ele está assim por algo que fizemos?"
Depressão… "Não consigo falar da doença do meu filho sem chorar".
Em suma, o impacto que uma pessoa com esquizofrenia tem na família e a forma como esta se adapta face à situação depende da singularidade de cada um dos seus membros, mas também da forma como a doença surge (insidiosa ou abrupta), o seu curso, as suas consequências, no sentido de haver risco de morte ameaçada ou não (fase de crise à fase crónica), e ao grau de incapacidade gerado. Todos estes factores têm de ser vistos numa perspectiva psico-social e não isoladamente. Deve ser dada atenção extrema ao facto de que o próprio esforço de adaptação por parte da família pode ter como consequência um estado de exaustão, da parte dos familiares.
Tratamento farmacológico
Os antipsicóticos são eficazes no alívio dos sintomas da esquizofrenia em 70% dos casos.
Alguns deles, conhecidos como antipsicóticos típicos, inibem fortemente os receptores D2 da Dopamina das vias dopaminérgicas ligadas ao Sistema límbico do cérebro, e o seu sucesso constitui uma forte evidência da importância das alterações bioquímicas na patogenia da doença conhecida como hipótese dopamínica (que talvez sejam uma resposta secundária a eventos causadores da doença como o são as alterações comportamentais). O exemplo mais usual de antipsicótico típico é o haloperidol e a clorpromazina.
Outros inibem fracamente os receptores D2 da Dopamina, tendo acção inibidora serotoninérgica simultânea, conhecidos como antipsicóticos atípicos (clozapina por exemplo). Estes têm um sucesso maior sobre os casos refractários ao tratamento com antipsicóticos típicos ou sobre os casos com sintomatologia negativa predominante. Como leva a agranulocitose em cerca de 1% dos casos, deve ser conduzido um hemograma periódico conjuntamente à utilização da droga. Existe uma nova geração de antipsicóticos atípicos que não originaria agranulocitose como a risperidona e a olanzapina, que devem ser utilizados como primeira escolha por pacientes psicóticos, excepto nos casos em que o factor sócio-económico tiver peso dominante (o custo de aquisição da droga é alto). Os antipsicóticos atípicos, justamente por agirem fracamente sobre os receptores D2, são uma evidência contrária à hipótese dopaminica.