quarta-feira, 20 de maio de 2009

AMOR

AMOR, bela palavra de ser pronunciada, mas qual é o seu verdadeiro significado, o seu verdadeiro valor, o que nos transmite?
Amor, é uma pessoa com quem se pode pensar alto, sem a preocupação de impressionar, sem o receio de serem deturpadas as palavras proferidas, sem medo que das divergências ocasionais brotem desentendimentos irreversíveis.
Amor, é aquele anjo que nos deixa em pé quando as nossas asas têm problemas em se lembrarem de como hão-de voar.
Amor, é um bem por demais precioso para confundir-se com a mentira e a falsidade, com o fingimento e com a hipocrisia. Ser-se amado é ser-se solidário. Não é a solidariedade que vem nas suas palavras saturadas de formalismo. Ser-se amado é dar o apoio em atitudes, em decisões, em definições. É a solidariedade na sua expressão de responsabilidade mútua, de ligação recíproca. Ser-se amado, é comparecer à chamada sejam quais forem as circunstâncias e os problemas para os quais se está a ser convocado, e é convicção e certeza de que naquele instante ele responde com a sua presença, sem vacilações, sem meias palavras.
O amor, o verdadeiro, puro e leal, emprestam-nos um ouvido, compartilha uma palavra de incentivo, e está sempre com o coração aberto.
Um amor nasce de uma comunhão, de uma recíproca troca de ideias e sentimentos, e de uma resposta à alma e ao coração. Não se faz da noite para o dia, um amor. É necessário e urgente diferenciar o amor do amigo.
Um amor não é oportunista, não sendo aquele que se acerca, sabendo de antemão, e só por isso, que a presença lhe propicia lucro, não sendo interesseiro, sendo tão só o companheiro das horas risonhas, procurando usufruir de um prestígio, de uma importância e de todo o sorriso e solicitude oferecendo os préstimos e a colaboração. Um amor não é um palhaço.
Ser-se Amado, é ser-se estrela, é não explorar os sentimentos humanos, e aproveitar-se das pessoas e das situações. Assim é o amor, estrela na vida das pessoas, dos seres humanos. É uma aragem nos momentos de tensão e luz nos momentos de desânimo. Ser-se estrela neste mundo passageiro, neste mundo cheio de pessoas egoístas, é um desafio, mas acima de tudo uma recompensa, recompensa de ter sido luz para muita gente, calor para muitos corações e acima de tudo, saber que nascemos e vivemos, e não somente existimos.
Quando nos propormos à realização de algo bom, seja em benefício do próximo ou do nosso próprio aprimoramento moral, sabemos que fatalmente teremos que lutar contra as nossas próprias fraquezas que inutilizarão os nossos esforços, e também com o ambiente a que nos habitamos a viver no passado, que em virtude de ser criação nossa, de acordo com a nossa personalidade se nos torna agradável a permanência em ilusões imediatistas. Sempre que lutarmos contra o tédio e o desejo de alimentar o nosso espírito aprimorando-os, satisfazendo-lhe à sede de elevação, encontramos os nossos vícios e as fraquezas, com mais frequência, sofrendo-lhes as tentações. Se vencermos, o que nos dá trabalho e é difícil, sentiremos uma luz nova despontar dentro de nós. Seremos mais fortes, passaremos a compreender mais a criação e as criaturas, porque nos tornaremos, consequentemente, mais felizes. Se formos vencidos, porém, o tédio será ainda maior e nos sentiremos cada vez mais fracos, infelizes, sem vontade, nem força, porque estaremos enfrentando a crítica da nossa consciência, e seremos transformados deste modo em seres amargos e desiludidos, sem fé, pedaços de folhas atiradas pelo vento ao sabor da vida. Devemos lutar agora, sejam quais forem os obstáculos, porque lutar é manter os compromissos assumidos, para que, a nossa consciência se fortifique dilatando a sua confiança nas nossas próprias forças. Nunca devemos fazer as coisas pensando em receber algo em troca.
Lembrar que um amor existe é muito importante, mas muito mais importante do que cobrar dos outros que se lembram de nós, é dar carinho. Receber carinho é muito bom, e o simples gesto de lembrar que um amor existe é a forma mais simples de fazê-lo. Tenho percebido que o amor é o presente mais precioso que Deus me deu. Um Amor é como uma jóia rara, pois ele faz sorrir e encoraja para o sucesso rumo à felicidade eterna.


Sem comentários: