quarta-feira, 8 de setembro de 2010

JOSEFA A BOMBEIRA

(Cristiana Josefa Santos, a mulher da esquerda)

Josefa, 21 anos, a viver com a mãe. Estudante de Engenharia Biomédica, trabalhadora de supermercado em part-time e bombeira voluntária. Acumulava trabalhos e não cargos - e essa pode ser uma primeira explicação para a não conhecermos. Afinal, um jovem daqueles que frequentamos nas revistas de consultório, arranja forma de chamar os holofotes. Se é futebolista, pinta o cabelo de cores impossíveis; se é cantora, mostra o futebolista com quem namora; e se quer ser mesmo importante, é mandatário de juventude.Não entra é na cabeça de uma jovem dispersar-se em ninharias acumuladas: um curso no Porto, caixeirinha em Santa Maria da Feira e bombeira de Verão. Daí não a conhecermos, à Josefa. Chegava-lhe, talvez, que um colega mais experiente dissesse dela: "Ela era das poucas pessoas com que um gajo sabia que podia contar nas piores alturas."
Pouco passaria das três da tarde, no alto do Monte da Meda, Lomba, concelho de Gondomar, quando, depois de conseguirem salvar uma casa do fogo, os bombeiros de Lourosa foram surpreendidos pelas chamas. Tinham passado uma encosta vizinha e, sem perder tempo, atacaram essa nova frente. Mas uma mudança repentina de vento virou o fogo, cercando o grupo de bombeiros.
Cristiana Josefa Santos foi a única dos seis que não conseguiu passar a linha das chamas. Os companheiros, feridos e impotentes, ainda ouviram os seus gritos, mas nada puderam fazer para evitar a sua morte.
Enfim, 15 minutos de fama só se ocorresse um azar... Aconteceu: Josefa morreu em Monte Mêda, Gondomar, cercada das chamas dos outros que foi apagar de graça. A morte de uma jovem é sempre uma coisa tão enorme para os seus que, evidentemente, nem trato aqui. Interessa-me, na Josefa, relevar o que ela nos disse: que há miúdos de 21 anos que são estudantes e trabalhadores e bombeiros, sem nós sabermos.
Como é possível, nos dias comuns e não de tragédia, não ouvirmos falar das "Josefas que são o sal da nossa terra?"

Por FERREIRA FERNANDES, Diário de Notícias 2010-08-11

Divulguem............ela é um exemplo,
Vamos dar-lhe um minuto de atenção
Rezemos-lhe pelo seu eterno descanso
E honremos a sua memória !

Sem comentários: