sábado, 8 de agosto de 2009

INVEJA


A inveja é um sentimento inferior que se traduz pelo desejo da pessoa ser o que o outro é, ou possuir o que o outro detém.
É comum invejarem-se as pessoas ricas, famosas, as que têm poder.
O que não se analisa, nem se analisa é que a riqueza, a fama e os postos de comando têm um preço.
Vendo as personagens que invejamos desfilarem nas páginas das revistas ricamente ilustradas, ou nas imagens televisivas, constatamos somente a parte boa, o lado positivo.
As pessoas famosas, entretanto, não conseguem ter vida particular e nem realizar coisas simples, que desejariam.
Dramas familiares, que desejariam que ficassem guardados entre as paredes do lar, logo se tornam notícia do domínio público. Já pensamos como se sentiram aqueles, que porventura, tiveram na comunicação social a filha que se envolveu com drogas, ou o filho que se prostituiu? Nos momentos de luto e dor, nem podem expressar toda a sua verdadeira dor, porque as câmeras de televisão estão a focá-los, os microfones estão a postos para tudo registar e captar.
A sua vida é do interesse da sociedade, e todos querem ver, falar, opinar, tocar.
Antes de invejarmos a vida do outro, o cargo, o poder, a riqueza, pensemos se teríamos condições de suportar e pagar o preço que é exigido, porque a fama, a riqueza, o poder não são meras circunstâncias na vida, sendo meras provações ou expiações para o espírito, tanto quanto o anonimato e a pobreza, e também porque todas são etapas de crescimento e de progresso e cada um, onde quer que esteja, delas se deve utilizar com sabedoria, extraindo toda a experiência que oferecem. Cada um de nós está colocado no lugar exacto, e não existe ninguém que esteja recebendo o que não merece. Enquanto nos colocamos na posição de invejosos, sonhando e desejando ardentemente o que os outros usufruem, esquecemo-nos de valorizar o que possuímos e o que somos, esquecemo-nos de quem realmente nos ama desinteressadamente, cuida, protege, ampara e nos guarda, das bênçãos da família que nos sustenta afectivamente, do emprego que nos permite aprendizagem e nos garante o salário da honra.

Sem comentários: