sexta-feira, 8 de agosto de 2008

“AMIGO –O OPOSTO – UMA REALIDADE DISFARÇADA”


Amigo é quem nos dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que nós precisamos, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que nos faz falta. A MIM FALTA-ME CHÃO E CÉU. E A TI, JÁ TE ARRANJARAM QUANDO PRECISAS-TE?

Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. ONDE ENCONTRO ISTO? ONDE EXISTIRÁ?

É quem tentou e fez, e não é egoísta para não querer compartilhar o que aprendeu. SERÁ POSSÍVEL?

É aquele que ajuda e não espera retorno, porque sabe que o acto de compartilhar um instante qualquer já o alimenta e satisfaz. PODE-SE ACREDITAR?

Amigo é quem entende o nosso sentimento porque já sentiu, ou um dia vai sentir, o mesmo que nós. SERÁ QUE PODEMOS CONFIAR NOS AMIGOS, SE É QUE EXISTEM AMIGOS LEAIS?

Um amigo é compreensão para o nosso cansaço e complemento para as nossas reticências. SERÁ QUE NÃO EXISTEM DESCULPAS PARA SE EVITAR A COMPANHIA?

É ao mesmo tempo espelho que nos reflecte, e óleo derramado sobre as nossas águas agitadas. SERÁ QUE EXISTIRÃO ESPELHOS SUFICIENTEMENTE FORTES E TORNEIRAS QUE NÃO VAZEM CADA VEZ MAIS?

O amigo compadece-se pelos nossos erros, e vibra com o nosso sucesso. SERÁ VERDADE? SÓ ACREDITANDO PARA VER PORQUE EXISTE HIPOCRISIA NAS RELAÇÕES HUMANAS.

É o sol que seca as nossas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais o nosso sorriso. NÃO SERÁ ANTES FEL E VINAGRE PARA INFERNIZAR AINDA MAIS A NOSSA DOR?

Amigo é aquele que toca as nossas feridas com mãos de veludo, acompanha as nossas vitórias com euforia e faz piadas para amenizar os nossos problemas. ONDE ESTÃO ESSES AMIGOS QUE FAZEM ISTO TUDO? DIGAM O LOCAL.

Amigo é aquele que sente medo, dor, náusea, cólica, e chora, como nós. E, se pudesse, sofreria no nosso lugar. SERÁ QUE DEPOIS NÃO NOS APRESENTA A FACTURA DO MÉDICO?


Um amigo sabe que viver é ter história para contar. QUE HISTÓRIA CONTARÁ? A DO SEU SUCESSO E A DA DOR ALHEIA?

É quem sorri para nós sem motivo aparente, sofre com o nosso sofrimento. SERÁ QUE SABE CONTAR PIADAS E SABE SOFRER SEM CINISMO?

Amigo é quem nos envia cartas, esperadas ou não, pequenos bilhetes, mensagens electrónicas emocionadas. SERÁ QUE NÃO REZARÁ PARA EXISTIREM GREVES NOS CORREIOS E QUE AS BATERIAS DESCARREGUEM?

É aquele que nos ouve ao telefone mesmo quando a ligação parece caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se estivesse olhando nos nossos olhos. SERÁ QUE TELEFONARÁ? SÓ SE O DESTINATÁRIO FOR CULTO E FIZER PARTE DO CÍRCULO PESSOAL E ÍNTIMO .

Amigo é aquele que entende o que os nossos olhos dizem, sem precisar de palavras. SERÁ QUE ENTENDERÁ LINGUAGEM GESTUAL OU QUE NÃO SERÁ CEGO NO MOMENTO?

É aquele que adivinha os nossos desejos, os nossos disfarces, as nossas alegrias, e percebe os nossos medos. SERÁ QUE SERÁ BRUXO SE NÃO TIVER UMA PRESENÇA COM LEALDADE E SEM HIPOCRISIA?

Amigo é quem aguarda pacientemente que surja aquele brilho no nosso olhar e se entusiasma quando o vê surgir. É quem tem sempre uma palavra sob medida quando os nossos olhos se cobrem de lágrimas. E é também aquele que sabe quando nós estamos lutando para sufocá-las na garganta. SERÁ QUE TERÁ PACIÊNCIA? SERÁ QUE SE ENTUSIASMARÁ? SERÁ QUE NO MOMENTO DAS LÁGRIMAS NÃO ARRANJA UMA DESCULPA PARA NÃO ESTAR PRESENTE? SERÁ QUE SABE QUANDO ESTAMOS A SUFOCAR?

Amigo é verdade e razão, sonho e sentimento. SERÁ MESMO ASSIM NA REALIDADE?

As doações de amizade pura enriquecem os companheiros de luta. SERÁ POSSIVEL EXISTIREM NO CONTEXTO ACTUAL AMIZADES PURAS SEM INTERESSE?

Quando outras emoções se enfraquecem no vaivém dos choques, a amizade perdura, companheira devotada das pessoas que se estimam. SERÁ QUE NA ACTUAL SOCIEDADE EXISTIRÁ CARINHO, TERNURA SEM SEGUNDAS INTENÇÕES E A MENTE DAS PESSOAS ESTARÁ LIMPA?

Ter amizade é ter coração que ama e esclarece, que compreende e perdoa, nas horas mais amargas da vida. SERÁ QUE NESTAS ALTURAS O AMOR EXISTIRÁ PERANTE PESSOAS DE CULTURAS E FORMAÇÃO DIFERENTES E SABERÁ PERDOAR? SERÁ QUE NA SOCIEDADE ACTUAL SE SABE O QUE É O AMOR VERDADEIRO SEM SER O AMOR CARNAL?

Por tudo isso, estendamos os benditos recursos da amizade real onde a discórdia tenta espalhar o escuro domínio que lhe é próprio. SERÁ QUE NO MEIO DA CONCÓRDIA E DE UMA BONDADE APARENTE NÃO SE SEMEIA AINDA MAIS O ÓDIO, O CINISMO, O ESCÁRNIO, O RANCOR, A DESUNIÃO, PARA DEPOIS APARECER COMO SALVADOR DA PÁTRIA E SER HEROÍ DISFARÇADO DE COVARDE PERANTE UMA SOCIEDADE HIPÓCRITA E DESPIDA DE VALORES?

Simplesmente,
JOÃO EVANGELISTA BORGES
"O ÚLTIMO DOS PROFETAS"

Sem comentários: