sexta-feira, 14 de maio de 2010

Beatificação de João Paulo


Processo não está parado

O Cardeal Saraiva Martins garantiu à Antena1 que o processo de beatificação de João Paulo II não está parado e que o caso da pedofilia na Igreja, não vai afectar a apreciação em curso.
De acordo com o Prefeito Emérito da Congregação para a Causa dos Santos, historiadores e teólogos já analisaram todos os documentos e, se o processo avançou, é "porque não há problema", ou seja, não foi encontrado nada que colocasse em causa a beatificação do anterior Papa. Um trabalho feito, segundo Saraiva Martins, com muita seriedade cientifica.
Saraiva Martins, o prefeito que deu início ao processo de beatificação, lembrou que depois de terem sido proclamadas as virtudes no dia 19 Dezembro ainda faltam várias etapas. A próxima é a consulta médica. Um grupo de médicos, dos 60 que integram a congregação, vai analisar o milagre que se terá produzido numa freira francesa.
Se se verificar que não há uma explicação cientifica, então o processo passa para o congresso dos teólogos que terá de verificar, à luz da documentação existente, a ligação entre a oração de intercessão feita ao candidato aos altares e a cura. Ou seja, o nexo causal.
Havendo relação entre a oração e o milagre, o processo passa para mais uma etapa em que os cardeais da congregação, bispos e arcebispos (o parlamento da congregação) cerca de 30, tem de ratificar as conclusões dos médicos e dos teólogos. Se o fizerem então o prefeito leva o processo ao Papa para que ele decida se aprova o milagre.
É então emanado um decreto e fica o processo concluido para a beatificação.
Saraiva Martins garante: "O processo não está parado. Está a caminho mas é preciso dar tempo ao tempo".

Sem comentários: