sexta-feira, 14 de maio de 2010

Bento XVI agradeceu acolhimento "afectuoso" na despedida

RESUMO DO DIA: No final de quatro dias de visita a Portugal, Bento XVI despediu-se no Porto com uma missa para mais de 120 mil pessoas na avenida dos Aliados. O Papa destacou o acolhimento “afectuoso” que recebeu.

Na homilia, defendeu que “hoje a Igreja é chamada a enfrentar desafios novos e está pronta a dialogar com culturas e religiões diversas, procurando construir juntamente com cada pessoa de boa vontade a pacífica convivência dos povos”.

Bento XVI apelou ainda ao reforço do papel missionário dos católicos. “Temos de vencer a tentação de nos limitarmos ao que ainda temos, ou julgamos ter, de nosso e seguro: seria morrer a prazo, enquanto presença de Igreja no mundo”, considerou.

“Não cesse entre vós de crescer a concórdia, essencial para uma sólida coesão, caminho necessário para enfrentar com responsabilidade comum os desafios com que vos debateis”, disse mais tarde, na cerimónia de despedida que decorreu no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto.

14.16 - O avião da TAP, que levará Bento XVI de regresso a Roma, descola do aeroporto Francisco Sá Carneiro. O Papa chegará à capital italiana por volta das 18.00 (17.00 em Lisboa).

13.54 - O Papa despede-se de Cavaco Silva e da primeira dama e sobe a escadaria do avião da TAP que o levará até Roma.

13.46 - Discursa o Presidente da República, que refere as "impressionantes molduras humanas" que receberam o Papa nas ruas de Lisboa, Fátima e Porto, dizendo que estas "permanecerão vivas na memória de todos nós". Cavaco acrescenta que o país vê partir o Papa "revigorado pela mensagem de esperança e confiança".

13.40 - Papa faz o último discurso da sua visita a Portugal, exprimindo a sua sincera gratidão ao Presidente que o acompanhou desde o início da viagem, além dos bispos e de todos os que ajudaram na organização. Para todos os portugueses envia uma última saudação. "Foi uma alegria ser testemunha da fé" da comunidade portuguesa, referiu Bento XVI.

“Não cesse entre vós de crescer a concórdia, essencial para uma sólida coesão, caminho necessário para enfrentar com responsabilidade comum os desafios com que vos debateis”, disse o Papa na cerimónia de despedida. O discurso termina com um "adeus".

13.30 - Papa chega aeroporto, onde terá início a cerimónia oficial de despedida, com Cavaco Silva. O Presidente da República irá proferir um discurso. Ouvem-se os hinos da Santa Sé e de Portugal.

13.13 - O Papa viaja para Roma no avião A320 – 200 “Columbano Bordalo Pinheiro”, da TAP. Na viagem vai almoçar cherne dos Açores e vitela barrosã. O comissário Francisco Abreu disse à Lusa que Bento XVI terá também aos seu dispor uma grande variedade de queijos e, para sobremesa, uma sopa de morangos com requeijão.

12.59 - Bento XVI deixa a Câmara Municipal do Porto, entrando no "Papamóvel". Vai acompanhado pelo bispo do Porto, dom Manuel Clemente, e pelo seu secretário pessoal. São 18 quilómetros até ao aeroporto Sá Carneiro.

12.33 - O Papa prepara-se para deixar Portugal. Bento XVI segue em "Papamóvel" para o Aeroporto Sá Carneiro, onde dentro de uma hora decorre a cerimónia oficial de despedida, com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva.

12.28 - Bento XVI deixa uma mensagem aos jovens na varanda da câmara do Porto. Papa agradeceu "o festivo e cordial acolhimento" e indicou que "teria cedido de boa vontade ao convite para prolongar a minha presença na vossa cidade, mas não me é possível".

"Permiti, que parta, abraçando-vos a todos carinhosamente em Cristo, nossa Esperança", afirmou na saudação.

Estudantes universitários oferecem uma capa ao Papa. A diocese do Porto oferece também duas prendas que pretende que sejam significativas do empreendorismo e da inovação das universidades da cidade. A Universidade Católica oferece uma T-shirt electrónica que permite monitorizar clinicamente os batimentos cardíacos. Já a Universidade do Porto oferece uma guitarra, construída com materiais até há pouco reservados à indústria aerospacial por uma empresa incubada na Faculdade de Engenharia.

12.18 - Papa deixa o altar, preparando-se para subir à varanda da Câmara Municipal do Porto, de onde dirigirá uma mensagem aos jovens como fez em Lisboa na Nunciatura Apostólica.

12.16 - Bento XVI abençoa a primeira pedra do novo Seminário Diocesano MIssionário Redeptoris Mater que ficará instalado no Seminário do Bom Pastor, no Porto.

11.57 - Tal como aconteceu em Lisboa e em Fátima, o Papa dá a comunhão a 30 pessoas. A primeira foi a primeira dama, Maria Cavaco Silva.

11.48 - O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, estima que estão mais de 120 mil pessoas na avenida dos Aliados. E classificou como “viagem maravilhosa” a visita que Bento XVI realizou a Portugal nos últimos dias. Na terça-feira, no Terreiro do Paço, em Lisboa - segundo dados oficiais da PSP - estavam 80 a 100 mil pessoas enquanto que, no Santuário de Fátima, de acordo com a instituição, na peregrinação de 13 de Maio compareceram 350 mil peregrinos.

11.20 - Momento de silêncio para oração, antes da oração dos fiéis e da liturgia eucarística, parte da qual em latim.

11.08 - Tem início a homilia de Bento XVI. O Papa pediu que os cristãos não se esqueçam de ser testemunhas, sublinhando que "o cristão é, na Igreja e com a Igreja, um missionário de Cristo enviado no mundo."

O Papa deixou um apelo ao reforço do PAPEL MISSIONÁRIO da Igreja num mundo moderno em que se alterou "o quadro antropológico, cultural, social e religioso da humanidade".

Lembrou ainda que actualmente nada pode ser tomado como certo ou seguro e que o campo da missão não se restringe "segundo considerações geográficas".

"Hoje a Igreja é chamada a enfrentar desafios novos e está pronta a dialogar com culturas e religiões diversas", acrescentou o Papa.

10.52 - Até às 10.00 circularam no Metro do Porto 60 mil pessoas, mais 20 mil pessoas do que num dia normal de trabalho.

10.42 - O Papa entrega a dom Manuel Clemente um cálice, como recordação pela visita apostólica. Bento XVI dá início à missa, usando um microfone revestido a folha de ouro.

10.37 - Tem início a missa, com o bispo do Porto, dom Manuel Clemente, a dar as boas-vindas ao Papa. O prelado destacou a "caridade dos católicos" portugueses que fazem face a solicitações "por vezes dramáticas", defendendo que o mundo precisa de "sinais de vida e esperança".

"Na diocese do Porto procuramos incrementar e levar por diante a missão evangelizadora, não como se fosse vocação específica de alguns, mas como atribuição geral de todos e de cada um" numa "atitude" que é "particularmente necessária e de maior urgência", afirmou o prelado, perante uma avenida dos Aliados repleta de pessoas.

D. Manuel Clemente prometeu a Bento XVI que a Igreja vai responder com «redobrado acatamento» à necessidade de se converter «sempre mais».

10.30 - Bento XVI deixa a Câmara Municipal do Porto e dentro em breve terá início a missa.

10.23 - A estrutura onde está o altar foi inspirada pela Sé, pela composição da diocese e pelo barroco, um dos estilos mais preponderantes da arquitectura religiosa da cidade. O conjunto, de 39 por 12 metros, está localizado na praça General Humberto Delgado, diante do edifício da Câmara Municipal. O projecto é da autorida do arquitecto Audemaro Rocha e o mobiliário construído por empresas de Paços de Ferreira e de Paredes.

O projecto transpõe a planta da catedral para o espaço da eucaristia: a nave central equivale à avenida dos Aliados, ao passo que o transepto (parte que atravessa perpendicularmente a nave) será evocado pela estrutura que receberá o altar, bem como representantes do clero e autoridades civis.

10.19 - Papa paramenta-se para a missa na avenida dos Aliados. O VERMELHO vai dominar a cerimónia, não só nas vestes que diáconos, padres e bispos vão usar, mas também todo o altar. A cor será utilizada para evocar a memória dos apóstolos no dia em que se assinala a memória de São Matias, que se juntou ao grupo original dos discípulos de Jesus após a morte de Judas.

10.14 - Bento XVI chega à Câmara Municipal do Porto, onde receberá das mãos do presidente da autarquia, Rui Rio, as chaves da cidade. Recebe ainda uma peça de porcelana com as armas da cidade e uma obra literária constituída por uma antologia de verso e prosa sobre o Porto, intitulada "Daqui houve nome Portugal", coordenada por Eugénio de Andrade.

10.05 - O Papa chega à avenida dos Aliados. Dará uma volta completa à zona, antes de se dirigir para o edifício da Câmara Municipal do Porto. A multidão grita "viva o Papa". Tal como em Lisboa, Bento XVI abriu as janelas do "Papamóvel".

9.52 - Bento XVI já segue no "Papamóvel" em direcção ao centro do Porto, num percurso de 2,5 quilómetros. Quando atravessar a ponte do Infante vai saudar as centenas de embarcações engalanadas atracadas no rio Douro. Estas vão fazer soar as suas sirenes.

9.50 - Quando surgiu a imagem do helicóptero do Papa junto à Serra do Pilar, a multidão na avenida dos Aliados explodiu de alegria, agitando as bandeirinhas.

9.45 - O Merlin que transporta o Papa acaba de aterrar no heliporto da Serra do Pilar. O presidente da câmara de Gaia, Luis Filipe Menezes, oferece-lhe um "vintage" de 1926 da Casa Ferreirinha.

9.39 - Na avenida dos Aliados, onde o sol começa a aparecer, já se encontra o Presidente da República, Cavaco Silva.

9.34 - O Papa será recebido no heliporto pelo bispo do Porto, dom Manuel Clemente, pelo presidente da câmara de Gaia, Luis Filipe Menezes, a governadora civil do Porto, Isabel Santos, o chefe do Estado maior do Exército, general José Pinto Ramalho, e o comandante do Regimento de Artilharia n.º 5, coronel Pedro Calado.

9.27- O Merlin que transporta o Papa está quase a chegar ao heliporto da Serra do Pilar, em Gaia. No quartel do Regimento de Artilharia n.º 5 já aterrou um dos três helicópteros da comitiva. O de Bento XVI será o último, depois de sobrevoar a avenida dos Aliados. Durante a viagem, estava ainda previsto ainda que sobrevoasse as vinhas do Alto-Douro, património mundial da UNESCO.

9.22 - Na avenida dos Aliados, agora praticamente cheia para a missa papal, está a cair uma chuva miudinha.

08.40 - Bento XVI partiu às 08:39 do heliporto no estádio de Fátima, despedindo-se da cidade-santuário onde presidiu às celebrações do 13 de Maio perante a maior multidão de fiéis que já se concentrou durante esta visita a Portugal para ver o Papa.

No heliporto, Bento XVI cumprimentou as autoridades locais, saudou os peregrinos e partiu em direcção ao Porto, onde irá celebrar uma cerimónia na avenida dos Aliados.

Na viagem de helicóptero está prevista uma passagem pelas vinhas do Alto Douro, património Mundial da Unesco.

08.21 - Ao início da manhã, parte das lojas do centro de Fátima adiaram a sua abertura para que os seus funcionários pudessem assistir à passagem do papamóvel em direcção ao estádio municipal da cidade.

Logo após terem visto o Papa, os funcionários saíram a correr do local onde estavam para abrir os estabelecimentos.

"À passagem do papamóvel, muitas religiosas e alguns fiéis saudaram Bento XVI, aplaudindo e gritando "viva o Papa".

O veículo papal passou pela avenida D. José Alves Correia da Silva, rotunda dos Pastorinhos, estrada de Minde, terminando a viagem no estádio municipal, na Eira da Pedra. Nas ruas de Fátima não estavam muitas pessoas para o acompanhar.

08.13 - Bento XVI entrou no papamóvel às 08:13 depois de se ter despedido dos funcionários da Casa Nossa Senhora do Carmo, com quem tirou uma fotografia.

08.07 - A duas horas do início da missa do Papa no Porto, mais de dois terços da avenida dos Aliados estava cheio de pessoas, segundo a Lusa.

08.00 - O Papa presidiu a uma celebração religiosa com os funcionários da casa de Nossa Senhora do Carmo, onde ficou instalado durante a sua estadia em Fátima.

Sem comentários: