sexta-feira, 14 de maio de 2010

A pessoa certa no lugar certo


Bento XVI é "um Papa corajoso"

Federico Lombardi, o porta-voz do Papa não tem duvida que Bento XVI será capaz de ultrapassar os problemas relacionados com o escândalo de pedofilia na Igreja.
À Antena 1, o porta voz do Papa considerou que Bento XVI "é a pessoa certa para conduzir a igreja através deste problema".
Sendo certo que segundo o padre Lombardi vai ser necessário proceder a uma "purificação, uma reflexão e colocar em prática instrumentos de prevenção e de formação do clero que garantam que estas coisas que no passado provocaram tanto sofrimento no futuro não acontecam".
O padre Lombardi lembra que o problema da pedofilia para o Papa "não é um problema novo uma vez que todos aqueles que o conhecem e que estão ao seu serviço na Igreja sabem bem como ele foi o protagonista ao enfrentar este tipo de problemas já há vários anos, quando começaram a manifestar-se com alguma gravidade e clareza".
Na qualidade de Prefeito para a Doutrina da Fé o então Cardeal Ratzinger, em colaboração com João Paulo II, definiu novas normas e regras para as dioceses enfrentarem os casos que iam surgindo.

Muito trabalho

"Um pontificado intenso", é assim que Federico Lombardi, define estes cinco anos de Bento XVI na catedra de São Pedro.
Nesta entrevista à Antena 1, o padre Lombardi disse que o Papa tem estado a cumprir as prioridades que estabeleceu no dia seguinte à sua eleição: "Levar o homem a Deus para que não perda a sua dimensão transcendente"; "acreditar no Deus que se manifestou através de Jesus Cristo", fazer caridade e empenhar-se no diálogo ecuménico e no diálogo inter religioso.
Neste âmbito, o padre Lombardi lembrou que se trata de dar continuidade ao que já tinha sido feito por João Paulo II mas dando um outro desenvolvimento. Bento XVI já visitou três sinagogas e três mesquitas.
"Demonstrou ser um profecta da paz humilde mas corajoso e empenhado", adianta o padre Lombardi.
O porta voz do Papa reconhece que o discurso de Ratisbona trouxe dificuldades de compreensão mas acabou por ter um efeito contrário porque, ao mesmo tempo, intensificou o diálogo com os muçulmanos.
Para evitar problemas de comunicação, o Padre Lombardi defende "uma dinamica que permita enfrentar os verdadeiros problemas no momento em que aparecem".

Quem é este Papa?

"É um homem de grande cultura cristã teologica, de grande inteligência pessoal. Um professor com grande capacidade de ensinar. Um Papa mais da palavra do que do gesto externo", refere o Padre Lombardi acrescentado: "é um Papa corajoso, porque é um Papa coerente nas suas posições e que não tem medo de andar contra a corrente, numa cultura que manifesta muita resistência no confronto do valores cristãos".
O padre Lombardi refere ainda que "é uma pessoa extremamente gentil atenta e humilde no contacto directo. Impressiona pela sua capacidade de ouvir e pela atenção que dispensa aos outros. Deseja verdadeiramente perceber o que os outros dizem e depois é muito capaz de utilizar numa sintese os contributos e as propostas dos colaboradores", conclui o padre Lombardi.

Sem comentários: