terça-feira, 3 de maio de 2011

VERDADE PROFÉTICA

Não podemos generalizar dizendo que toda a doença é originária dos nossos sentimentos, mas cada pessoa lida com os seus sentimentos de maneira diferente, e algumas pessoas desgastam-se mais do que outras menos, sendo provável, que por determinação genética, existam pessoas mais propensas a ficar doentes por causa de emoções excessivas.
O sentimento mais difícil de ser falado é a raiva.

RAIVA - o que é?

É um sentimento de impotência, real ou imaginário para mudar uma situação da qual não nos conseguimos defender nem sair dela, ou ainda, é um sentimento de protesto, de insegurança, de timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que as pessoas demonstram quando se sentem ameaçadas.
O sentimento de raiva tem origem na ideia de que fomos injustiçados ou maltratados, tendo como base situações do passado. Se no passado fomos muito maltratados ou injustiçados, existe uma tendência dentro de nós para nos mantermos alerta contra futuras ameaças de maneira desproporcional à situação, o que vai fazer com que apareça uma pessoa de paciência ou tolerância curta com as respectivas explosões, como sendo uma tentativa de protecção do que acredita ser uma agressão.
Exsitem ainda os casos que ao sentir-se humilhado, desrespeitado, maltratado ou injustiçado, a pessoa em vez de explodir, a pessoa reprime e engole a raiva, gerando deste modo sentimentos de frustração e depressão.
A raiva, sendo a medicina oriental, está associada ao fígado o que provoca no instante da irritação o vermelhão nos olhos e rosto, algumas vezes dores de cabeça e vertigens, e pode também desencadear diarreias e indigestão.
A raiva pode causar a longo prazo distúrbios no aparelho digestivo, como gastrite, úlcera, problemas de coração, sendo o principal, o enfarte.
No caso de quem não explode, engolindo antes a raiva, acaba por ter um crescente aumento de peso.
Temos ainda os problemas psicológicos que são desencadeados pelo sentimento de raiva, pois uma pessoa que se irrita com frequência, que explode ou não, mas sente a raiva invadi-lo constantemente acaba quase sempre num desequilíbrio emocional.
O comportamento agressivo da pessoa com raiva, pode-se expressar através da violência verbal e até mesmo através da violência física. Quem dá vazão ao sentimento de raiva, apenas para se libertar dele, como uma evidente prova de desequilíbrio emocional pode-se dar mal, pois não é possível prever como isso irá terminar.


Sentir raiva é uma coisa normal, desde que esse sentimento não se torne constante na nossa vida.
Cuidar do estado psicológico ajuda a manter o equilíbrio emocional, sem contar que assim estaremos a cuidar da nossa saúde, mal estares, dores de estômago, problemas de fígado, sendo que o nosso coração será poupado, mantendo-se em forma e ainda sem quilos extras.


O principal motivo para o controle da raiva, deste sentimento destruidor e maligno, é que a nossa família e respectivos amigos agradecerão.


Sem comentários: