terça-feira, 13 de janeiro de 2009

DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

O Dia Internacional da Juventude é comemorado hoje em todo o mundo com Portugal a assinalar a data com uma série de actividades com acessos gratuitos como entradas em museus, bibliotecas ou espectáculos e ainda nos transportes públicos de Lisboa e Porto.
O Dia Internacional da Juventude, estabelecido pela Assembleia-Geral da ONU em 1999, é hoje assinalado no nosso país com os jovens a terem a possibilidade de viajarem sem pagamento em transportes públicos e ainda entradas gratuitas em museus, espectáculos, bibliotecas e piscinas municipais.

Estas actividades gratuitas são dirigidas as jovens entre os 12 e os 25 anos e os acessos gratuitos resultam de parcerias entre o Instituto Português da Juventude e os ministérios da Presidência, das Obras Públicas e Transportes e da Cultura.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses também se associou e no total quase 200 autarquias juntaram-se às comemorações.

Uma "comemoração de realidades actuais e perspectivas futuras" é como define este dia o Secretário de Estado da Juventude, Laurentino Dias, que refere ainda que a estratégia actual para a Juventude passa por "dotar de instrumentos de modernidade" os jovens para que estes preparem melhor o futuro ao nível escolar, o ingresso no mercado de emprego e terem igualdade de oportunidades e estilos de vida saudáveis.
(RTP-13JAN2009)

Sem comentários: