sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O DESTINO DE CADA UM

Passamos por momentos de plena felicidade na nossa vida.
Momentos estes que nos marcam de uma forma surpreendente, e nos transformam, nos comovem, nos ensinam e muitas vezes, nos magoam profundamente.
As pessoas que entram em nossa vida, sempre entram por alguma razão, algum propósito. Elas nos encontram ou nós as encontramos sem querer, não há programação da hora em que encontraremos estas pessoas. Assim, tudo o que podemos pensar é que existe um destino, em que cada um encontra aquilo que é importante para si mesmo. Ainda que a pessoa que entrou na nossa vida, aparentemente, não nos ofereça nada, mas ela não entrou por acaso, não está passando por nós apenas por passar.
O universo inteiro conspira para que as pessoas se encontrem e resgatem algo com as outras.
Discutir o que cada um nos trará, não nos mostrará nada, e ainda nos fará perder tempo demais desperdiçando a oportunidade de conhecer a alma dessas pessoas .
Conhecer a alma significa conhecer o que as pessoas sentem, o que elas realmente desejam de nós, ou o que elas buscam no mundo, pois só assim é que poderemos tê-las por inteiro em nossa vida .
A amizade é algo que importa muito na vida do ser humano, sem esse vínculo nós não teremos harmonia nem paz .
Precisamos de amigos para nos ensinarem, compartilharem, conduzirem-nos, alegrarem-nos e também para cumprirmos a nossa maior missão na terra: "Amar ao próximo como a nós mesm ".
E para que isso aconteça, é preciso que nos aceitemos em primeiro lugar, e depois olhemos para o próximo e veremos o nosso reflexo. Essas pessoas entram na nossa vida, às vezes de maneira tão estranha, que nos intrigam até.
Mas cada uma delas é especial, mesmo que o momento seja breve, com certeza elas deixarão alguma coisa para nós .
Devemos observar a nossa vida e começar a recordar todas as pessoas que já passaram por nós, e o que cada uma deixou .
Estaremos nós buscando a nossa própria identidade, que foi sendo construída aos poucos, de momentos que aconteceram na nossa vida, e que até hoje têm interferido no nosso caminho.
Quando sentirmos que alguém não nos agrada, devemos dar uma segunda chance para que possamos conhece-lo melhor, e assim poderemos ter muitas surpresas concedendo mais uma oportunidade.
Quando sentirmos que alguém é especial para nós, devemos dizer a esse alguém o que se sente, e assim teremos feito um momento de felicidade na vida de alguém.
Não devemos deixar para fazer as coisas amanhã, porque poderá ser tarde demais.
Devemos ainda abraçar o nosso amigo, os seus irmãos, os seus filhos e dar um sorriso para todos, e até mesmo ao que nós consideramos inimigo.
Se estivermos amando, devemos amar para valer, e viver cada minuto deste amor, sem medir esforços.
Neste mundo cheio de problemas e nesta sociedade egoísta e sem escrúpulos devemos ter em conta tudo aquilo que fizemos e não fizemos e ainda com as aparências que causamos .
Aparências . Bonita palavra . O que são ? Para que servem ? Qual a finalidade do seu uso ?
Desejava que em cada olhar as pessoas sentissem mais alegria nos amigos, nos irmãos; em cada gesto, mais esperança; em cada encontro, mais amor, amizade, bondade, compreensão, ternura, carinho e, sobretudo, mais perdão e menos rancor; em cada sorriso, mais sonhos realizados... e que todos possam ver e sentir a luz que iluminará os nossos caminhos. Que nos deixemos guiar pela magia dessa luz, dessa paz, dessa solidariedade cristã, e pratiquemos o perdão e o amor ao próximo.
Que todos nós possamos compreender e aceitar a nossa vida como ela é, sem mágoas, sem revoltas, mas, sim, com o amor puro, sincero e verdadeiro que temos dentro de nossos corações e nos envergonhamos de demonstrar.
Se nós queremos transformar o mundo, devemos experimentar primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes vão-se reflectir em mudanças positivas no nosso ambiente. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto.
Se existe amor, há também esperança de existir verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não existir amor dentro de nós, vamos continuar a ver os outros como inimigos, não importando o conhecimento ou o nível de instrução que tenhamos, não importando o progresso material que alcancemos, só havendo sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar a enganar e a subjugar outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que nós o pratiquemos bem é aquilo que eu mais desejo neste momento, o meu único pedido.
Determinação, coragem e autoconfiança são factores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho. Seria muito mais produtivo se as pessoas procurassem compreender seus pretensos inimigos. Aprender a perdoar é muito mais proveitoso do que simplesmente apanhar uma pedra e arremessá-la contra o objecto da nossa ira. Quanto maior a provocação, maior a vantagem do perdão. É quando padecemos dos piores infortúnios que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a nós próprios e aos outros.
A agressão é uma tendência que faz parte do nosso íntimo. Por isso, temos de lutar contra nós mesmos. Homens criados em ambientes rigorosamente não-violentos acabaram por se transformarem nos mais horríveis carniceiros. O que prova que a semente da mais insana agressividade mora nas profundezas de cada um de nós. Mas a nossa verdadeira natureza é de modo geral pacífica. Todos nós conhecemos as agitações da alma humana, que está sujeita a imprevistos assustadores. Mas essa não é a sua força dominante. É possível e é necessário dominar a agressividade.
O que mais nos incomoda é ver os nossos sonhos frustrados. Mas permanecer no desânimo não ajuda em nada para a concretização desses sonhos. Se ficamos assim, nem vamos em busca dos nossos sonhos, nem recuperamos o bom humor! Este estado de confusão, propício ao crescimento da ira, é muito perigoso. Temos de nos esforçar e não permitir que a nossa serenidade seja perturbada. Quer estejamos vivendo um grande sofrimento, ou já o tenhamos experimentado, não há razão para alimentarmos o sentimento de infelicidade.
A felicidade é um estado de espírito. Se a nossa mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não lhe vão proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito. É através da arte de escutar que o nosso espírito se enche de fé e devoção e que se torna capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de escutar permite-nos alcançar sabedoria, superando toda a ignorância. Então, é vantajoso dedicarmo-nos a ela, mesmo que isto nos custe a vida. A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se nós somos capaz de manter a nossa mente constantemente rica através da arte de escutar, não devemos ter o que temer. Este tipo de riqueza jamais nos será tirado. Esta é a maior das riquezas. Quando estivermos a praticar a caridade, devemos fazê-lo com alegria e com um semblante radiante. Devemos praticar a caridade com um sorriso no rosto e optimismo no coração.
O aprimoramento da paciência requer a presença de alguém que deliberadamente nos faça mal. Esse tipo de pessoa nos dá a chance de praticarmos a tolerância. A nossa força interior é posta à prova com mais intensidade do que aquela de que o nosso guia espiritual seria capaz. Em essência, o exercício da paciência nos protege da perda da confiança.
Que neste momento possamos estar cada vez mais unidos no amor e na felicidade que merecemos, sem jamais esquecermos de presentear alguém solitário, que por nós transitar, carregando o peso da sua própria dor, causada muitas vezes pelas suas próprias mãos, mas nem por isso merece o desprezo.
Como em todos os dias do ano, lembremo-nos de presentear as pessoas com o mais franco sorriso e cordialidade, e sentirmo-nos crescer interiormente, com intensidade, e desfrutarmos uma verdadeira paz e a mais plena felicidade.
Tenhamos sempre em mente Àquele que nos deu a vida, nos orienta para o bem e fortifica-nos nas dificuldades, Deus, nosso verdadeiro Pai.

Sem comentários: