quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CULINÁRIA : LASANHA DE BACALHAU


Bacalhau
Azeite
Cebola
Alho
Salsa
Tomate
Sal e Pimenta Preta q.b.
Malagueta (ou picante)
Manteiga
Farinha
Lasanha*
* - De preferência fresca (feita em casa ou comprada) cozida em água salgada (água a ferver em lume brando, aumentando-se o lume quando se põem as placas). Se for seca, não esquecer de molhar as placas antes para não se pegarem durante a cozedura.

Coze-se o bacalhau, lasca-se “miudamente” e reserva-se a água da cozedura.
Deita-se azeite, cebola e alho picados num tacho, ao qual se juntam as lascas de bacalhau depois das cebolas amolecerem. Depois do bacalhau tomar o sabor do azeite, acrescenta-se salsa picada e um pouco de tomate picado (esmagado), temperando-se de sal (tendo em conta o sal do bacalhau), pimenta e a malagueta (ou uma gota de picante). Deixa-se apurar.
Faz-se um molho velouté: deita-se manteiga e azeite num tacho, ao qual se junta um pouco de farinha depois da manteiga se ter derretido. Acrescenta-se em seguida água de cozer o bacalhau até se obter um molho espesso.
Junta-se o molho velouté com o refogado de bacalhau, polvilhando com salsa (ou manjericão). Unta-se um tabuleiro com um pouco deste recheio, sobre o qual se põem (sem sobrepor) placas de lasanha (cozidas) e, em seguida, um pouco de recheio. Vão se repetindo estas camadas até terminar o recheio. Por sobre a última camada (que deve ser de recheio) espalham-se um nozes de manteiga.
Leva-se a forno médio/alto durante 15 a 20 minutos.

Sem comentários: