quarta-feira, 9 de setembro de 2009

DESABAFO PROFÉTICO


A agressão é uma tendência que faz parte do nosso íntimo. Por isso, temos de lutar contra nós mesmos. Homens criados em ambientes rigorosamente não-violentos acabam transformando-se nos mais horríveis carniceiros, o que prova que a semente da mais insana agressividade mora nas profundezas de cada um de nós, mas a nossa verdadeira natureza é de modo geral pacífica. Todos nós conhecemos as agitações da alma humana, que está sujeita a imprevistos assustadores, mas essa não é a sua força dominante. É possível e é necessário dominar a agressividade.
O que mais nos incomoda é ver os nossos sonhos frustrados, mas permanecer no desânimo não ajuda em nada para a concretização desses sonhos. Se ficamos assim, nem vamos em busca dos nossos sonhos, nem recuperamos o bom humor, porque este estado de confusão, propício ao crescimento da ira, é muito perigoso. Temos de nos esforçar e não permitir que a nossa serenidade seja perturbada. Quer estejamos vivendo um grande sofrimento, ou já o tenhamos experimentado, não há razão para alimentarmos o sentimento de infelicidade.
A felicidade é um estado de espírito. Se a tua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não te vão proporcionar felicidade. Felicidade significa pois, paz de espírito.
É através da arte de ouvir que o teu espírito se enche de fé e devoção e que tu te tornas capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de ouvir permite-te alcançar sabedoria, superando toda a ignorância. Então, é vantajoso dedicares-te a ela, mesmo que isto te custe a vida. A arte de ouvir é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se tu és capaz de manter a tua mente constantemente rica através da arte de ouvir, não tens o que temer, porque este tipo de riqueza jamais te será tirada, sendo a maior das riquezas.

Sem comentários: