domingo, 6 de setembro de 2009

SONHOS


O que são os nossos sonhos? Serão todos eles realmente possíveis? E se os sonhos forem maiores do que nós, quais as nossas possibilidades, e quais as nossas forças?
Quando desejamos algo com muita intensidade, e esta desejo se transforma em imagem nos campos invisíveis da nossa alma; Quando esta visão nos inunda com um sentimento de alegria, leveza e esperança, é porque estamos "sonhando". Sonhar é o primeiro requisito para aqueles que desejam alçar voos. Mas talvez, a palavra "sonho" ainda pareça um tanto subjectiva demais, distante da realidade e da racionalidade.
Assim, podemos substitui-la por outra se preferirmos: "objectivo", e aí teremos nas mãos a grande chave para o progresso humano, para os voos mais altos. Sem traçar objectivos, o homem não alcança o progresso. A visão do porvir, do tempo sem fim e da perfeição como meta final, apresentam-se ainda muito distantes, assaz difíceis de serem visualizadas pela inteligência humana no grau em que está.
Desta forma, faz-se necessário estabelecer metas mais próximas, mais possíveis de serem atingidas com os recursos que temos actualmente. É por esta razão que os sonhos, ou objectivos, são tão necessários na nossa existência. Uma alma sem sonhos dificilmente chegará a algum lugar na vida, pois nem sabe para onde ir, onde empregar os seus esforços, a sua dedicação.
O sábio Sêneca afirmava com exactidão, que "nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir." e Joanna de Ângelis, Espírito, na sua obra intitulada "Autodescobrimento", elucida: "O homem e a mulher, conscientes das responsabilidades que lhe dizem respeito, estabelecem metas de realizações que passam a conquistar, a pouco e pouco, promovendo-se no processo da evolução." Assim, podemos organizar as nossas metas em áreas, facilitando-nos o seu alcance e acompanhamento ao longo da nossa vida.
Dependendo do momento e das circunstâncias, podemo-nos concentrar mais nesta ou naquela área.
Por exemplo, quando estamos iniciando uma vida a dois, estabelecendo as bases de uma nova família, é claro que as metas familiares devem falar mais alto e tomar a nossa atenção especial. Muitas delas podem ser levadas em paralelo, e acompanhadas da mesma forma, fazendo com que evoluamos, no processo de alcançar, a pouco e pouco.
Precisamos sempre vislumbrar onde desejamos chegar para poder saber como empregar melhor as nossas forças e o nosso tempo.
Toda a ascensão exige esforço, assim como toda a mudança propõe ampliação ou renovação de paradigma, todo o crescimento exige dedicação, empenho. As grandes conquistas da Humanidade firmaram-se mediante a superação dos paradigmas então vigentes, ficando, pelos valores de que se constituíram, com carácter propulsionador de progresso.
Avançar sempre. Esmorecer jamais.
Se o teu sonho parecer maior do que tu mesmo, amplia as tuas asas, as tuas habilidades, e abraça-o mesmo assim.

Sem comentários: