segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

2010 - ANO EUROPEU DOS SEM-ABRIGO

2010 é o Ano Europeu contra a Pobreza e Exclusão Social.
O Instituto Nacional de Estatística revelou que, em 2008, 18% dos portugueses, viviam no limiar da pobreza: cerca de dois milhões de pessoas. As estatísticas dizem-nos também que há mais de 3000 sem-abrigo em Portugal, com mais de 2000 em Lisboa e Porto. Os sem-abrigo, apesar de só representarem uma ínfima parte dos pobres, são uma das realidades mais gritantes no contexto da pobreza e exclusão social no nosso país.
Já toda a gente tropeçou neles. Às vezes com nojo, quase sempre com desconforto.
Os sem-abrigo são um retrato de uma realidade do nosso país. Um pouco por todo lado, podemos ver gente à espera dos restos dos supermercados, a dormir no chão da rua com um cobertor de papel, a pedir esmola, a procurar no lixo alguma coisa para se comer. Dos caixotes sai de tudo: pedaços de carne, frutas e legumes passados, iogurtes e outros alimentos fora de prazo, produtos que já não podem ser vendidos no dia seguinte. A luta é diária e torna-se violenta quando o alimento não chega para todos.
Nos últimos tempos tem feito muito frio em Portugal. E os sem-abrigo continuam a dormir ao relento nas ruas ou então por baixo de arcadas de edifícios públicos, como o Terreiro de Paço em Lisboa. Basta passarmos por eles para nos darmos conta do que lhes vai na alma… Como será viver nas suas condições, sobre e sob pedaços de cartão, com temperaturas tão baixas como as que têm feito?
Algumas associações de assistência a estas pessoas distribuem pela noite alimentos, e nalguns casos, dão-lhes guarida. Mas essas instituições têm um orçamento escasso e número fixo de camas. Pouco têm podido fazer. Sobre a temática dos sem-abrigo existem muitos estudos, pareceres, definições, cursos, etc., enquanto os sem abrigo continuam a dormir ao frio.

E TU, achas que os sem abrigo deveriam ter mais ajudas para poder viver com dignidade ou consideras que eles próprios é que não querem ser ajudados?

Sem comentários: