sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

MENSAGEM DE NATAL

Frequentemente se chama ao NATAL “ Festa da Família " . Não contestando esta designação, julgo, contudo, que lhe devíamos acrescentar um adjectivo : " CRISTÃ “ . Com efeito, o nascimento de Jesus, o filho de Deus feito homem, é celebrado pela Igreja como uma das suas maiores festas : Ela é a Família dos Filhos adoptivos de Deus, dos que são irmãos de Jesus e podem justamente tratá-LO como tal . Não admira, pois, que à semelhança de qualquer família, a Igreja festeje o nascimento do seu Irmão mais velho, tanto mais que Ele assinala o grande amor de Deus por nós : o do PAI, ao dar-nos como Irmão o seu Filho único, em tudo igual a nós menos no pecado ; o do Filho, por vir ensinar-nos, pela palavra e pelo exemplo, o caminho do Reino, cujas portas nos abriu pelo sacrifício da Sua vida e pela vitória da sua ressurreição : o Amor do Espírito Santo, que pelo Seu poder, tomou Mãe de Deus a Santíssima Virgem Maria.
Assim, é evidente que celebrar o Natal exige de nós uma atitude de Fé : Fé no Filho de Deus, feito também, verdadeiro Homem e Fé em tudo o que Ele nos deu a conhecer e está contido quer no Novo Testamento quer na tradição oral da Igreja.
O que é e deve ser a Igreja ? Antes de respondermos temos de vê-la nas suas origens e assente nas seguintes Comunidades :
1ª Comunidade de Fé = atenta aos apelos do Espírito, cumpridora da vontade do Pai e assídua à sua Palavra ;
2ª Comunidade Fraterna = de verdadeiros irmãos, imbuída de sentimentos e atitudes de profundo amor, chegando até à partilha da vida e dos bens ;
3ª Comunidade de Oração = como meio de descobrir a vontade do Pai e de sintonizar com ela e como acção de graças pelas maravilhas que em nós realiza ;
4ª Comunidade Missionária = irradiante, não fechada em si, com necessidade de dar à luz novas comunidades ;
5ª Comunidade Testemunhante = pelo seu estilo de vida, aparece como a luz salvadora, levando as pessoas a admirarem o seu estilo de vida, a sentirem-se atraídas por ele, e a interrogarem-se sobre as razões do seu viver;
6ª Comunidade Peregrina = com uma grande consciência e com um desejo tão forte de se encontrar definitivamente com Cristo ressuscitado e glorioso.
Celebrar o Natal é dar uma resposta nossa, consciente, ao Amor de Deus : " Amor com Amor se paga " , costuma dizer-se. Celebrar pois o Natal, não é tomar uma atitude passiva, é aceitar viver com Cristo, “ Viver como Cristão “, com todas as suas exigências e implicações.
Consciente da importância do Nascimento de Jesus, o Cristão, sabendo-se também Filho de Deus, não deixa de recordar e viver a data do Seu baptismo, do dia em que nasceu para Deus, em que entrou para a Igreja, Sua nova família.
Natal, festa da Família? Certo! Festa da Igreja! Festa da Família de Deus, da Família Cristã! O Concílio do Vaticano lI afirmou que a família recebeu de Deus a missão de ser a célula primeira e vital da sociedade.
Natal, festa, ainda, das Famílias Cristãs, ou seja, das que, vivendo da Fé, querem celebrar a alegria da sua união como Filhos de Deus e Irmãos de Cristo não só à volta do altar (mesa do banquete fraterno da Eucaristia) como também à volta da mesa doméstica e familiar, centro de outros festejos, quer religiosos quer profanos. Mas, se não houver Fé, tudo o resto é vazio e sem sentido : as prendas, o jantar melhorado, a alegria, as “ Boas Festas " .
Natal é festa da simplicidade. Das crianças, dos Anjos, dos velhos... é festa de todos os homens! Tudo o que Jesus fez na terra, foi para nos dar o exemplo. Se nasceu numa mangedoura, foi para nos ensinar que a simplicidade faz parte do nosso caminho; se recebeu ouro, foi para que saibamos que existem tesouros valiosos que nos pertencem de direito: a amizade e o amor.
Se recebeu incenso e mirra foi para nos mostrar que a vida também tem seu perfume, mesmo quando estamos fechados a tudo ao nosso redor.
Se Deus nos permite festejar o aniversário de Cristo, isso também é por nós, não por Ele, pois é o período onde as pessoas se esquecem um pouquinho de si mesmas para pensarem nos outros.
Natal é festa do Amor! Do amor de Deus ao mundo, do amor dos homens para com o próximo.
Somos nós, pessoas muito ricas em possibilidades que podemos dar de nós aos outros sem ter que adquirir. Podemos fazer alguém sorrir.

Momentos ficam para sempre! Fazer alguém feliz é o maior presente que podemos oferecer. E isso não compramos, não comercializamos, nós produzimos, com carinho nos olhos e amor no coração.
Façamos com que daqui a alguns anos alguém possa dizer: o melhor presente de Natal que eu recebi foram alguns momentos de felicidade e amizade que me ofereceram naquele ano.
Que o vosso Natal seja lindo, assim como o de todos os que o vosso coração eleger para provar o carinho da vossa amizade!
O meu desejo é que nesta noite de paz uma estrela cadente esteja sobre o lar de cada um de vós e que um coral de Anjos possa estar cantando "paz na terra aos homens de boa vontade," para que a paz invada cada ser e que reine por muito e muito tempo.
É só para lembrar que comer é bom, cantar é bom, dar e receber presentes é bom, mas Jesus é o único Caminho que conduz ao Pai e a oração é a única coisa que nos aproxima e nos torna acessíveis a Deus.
Quero-vos pedir que neste Natal, diante da manjedoura com o vosso coração cheio de anseios, façam uma invocação de amor e reverência.
Que toda a energia circundante do Natal nos convoque para a meditação, recolhimento, reflexão, buscas e esperanças, porque é o momento de descobrir em nós os nossos sentimentos, perspectivas, possibilidades, limitações e potencialidades, é o momento de romper as cadeias que nos separam do único e universal princípio da divindade, é o momento de buscar a mão benfazeja que nos conduzirá à vereda luminosa, aquecida pelo fogo do Espírito do Cristo, que habita em nós, é o momento de entrega, celebração, compaixão, perdão, e, sobretudo, amor, é o momento de se permitir e desejar que um baptismo invisível ocorra em nós, para que possamos nos redescobrir nas riquezas de que somos dotados, pela natureza divina, é o momento de identificar, em nós mesmos, todos os nossos sons, para que o concerto que devemos compor produza a mais perfeita harmonia em todo o universo, porque este é o nosso supremo momento de RENASCER. Diante da Manjedoura, ajoelhados, de mãos postas, peço-vos que agradeçamos a Deus pela vida e façamos um único pedido: Que o amor inunde os nossos corações e de toda a humanidade.
Antes desta quadra festiva, vivemos o Advento, tempo de preparação espiritual. Vamos tomar Jesus mais presente na nossa Vida, mais presente no nosso mundo para Ele a todos transformar, a todos salvar, ou vamo-nos contentar com um Natal sem Fé, sem Cristo, indiferente, Pagão ? Cada um de nós, que responda ! Deus é quem aguarda a resposta !
Quando chega o Natal, nosso coração e a nossa mente se recolhem. Criamos espaço interior de silêncio e de paz para, mais uma vez, acolher e seguir os ensinamentos do Mestre Divino. Iniciamos um canto de gratidão, acompanhado de acções de fraternidade, procurando responder aos muitos convites que nos faz a Festa do Aniversário de JESUS.
Quando chega o Natal, somos convidados a iluminar nosso espaço interior, a recordar e a passar adiante a linda história do Menino Deus, de seus pais e de tudo o que compunha o cenário daquela Noite Santa, cheia de mistério, de graça e de paz. Quando chega o Natal, corremos para os arquivos do nosso coração de criança e recordarmos nossas celebrações cheias de candura, expectativas e fantasias. Percebemos o quanto ainda é importante para nós a presença dos familiares, amigos, de palavras de carinho e até de algum presente.
Quando chega o Natal, percebemos que o ano passou rápido e não conseguimos realizar todos os nossos sonhos e planos. Mesmo assim, temos muito para agradecer.
Então, bendizemos ao Pai Celeste por presentear-nos com Seu Filho Jesus e por tantos outros presentes.
Quando chega o tempo de Natal, sentimo-nos um pouco anjo, estrela, presente e desejamos encontrar o melhor jeito para surpreender as pessoas que Deus coloca no nosso caminho. De mansinho, chega também a vontade de fazer e ser algo mais. Quem sabe, ser abrigo, árvore, cordeiro, estrada, fonte, pastores, ponte...
Quando chega o Natal chega também aquela vontade de:
ser ANJO que transmite recados do Céu, consola os que sofrem, oferece doce companhia, canta e embala todas as criaturas em braços de paz e asas de luz;
ser ESTRELA que cintila esperança para os que estão envolvidos em noites de solidão, fazer parte das estrelas que salpicam o céu de pontos de luz, lembrando a estrela que mostrou o caminho para chegar a JESUS;
ser PRESENTE que responde aos anseios e desejos das pessoas que amamos e que surpreende aquelas que ainda não têm um espaço tão confortável ou especial na nossa vida;
ser ABRIGO para os que precisam de um lugar tranquilo para renascer ou apenas para descansar do fardo que carregam e, no abraço de boas vindas, possam recuperar as forças;
ser ÁRVORE que oferece flores, frutos, sombra e frescor, que acolhe e aninha e que oferece madeira para o berço e a casa, árvore que encanta e presenteia;
ser CORDEIRO ou algum outro animal do presépio que em aconchego, em adoração, do jeito deles, e em louvores por fazerem parte da criação;
ser ESTRADA iluminada e já palmilhada por tantas andanças, que conduz os peregrinos a outros caminhos, com segurança;
ser FONTE cristalina e pura para saciar as tantas formas de sede dos que vivem connosco, dos que vamos encontrando em nosso peregrinar;
ser PONTE que compreende e perdoa, que une distâncias por onde as pessoas passam, livres e seguras, vislumbrando a eternidade do céu.
Para finalizar esta Mensagem de Natal, quero ainda acrescentar que os homens têm de ser vistos mais naquilo que os une do que naquilo que os separa. Deve, por isso, ser fomentada mais a solidariedade, através de acções solidárias e cooperativas, do que a competição; trabalhar mais em função do bem comum de todos do que no interesse egoísta de alguns. A dignidade humana exige que todos se sintam úteis. Os métodos da violência e da intolerância são anti-humanos e anticristãos, pelo que devem ser substituídos pelo diálogo aberto, franco, respeitoso, mas também firme: o diálogo não é sinónimo de equívoco, desinteresse ou incoerência com a Fé e as convicções pessoais.
Neste Natal em especial devemos todos perdoar a quem nos fez mal, ou teve para connosco atitudes menos correctas, porque quando se perdoa verdadeiramente restabelece-se a liberdade do outro sem fazer perguntas, sem impor pré-requisitos, sem exigir o arrependimento, sem buscar a vingança. Não espera, aguarda ou induz o arrependimento para ai sim perdoar.
Quando alguém fica sabendo que é amado, aceite, perdoado, então está livre para responder em arrependimento. O perdão vem primeiro. O arrependimento é motivado pela experiência do verdadeiro perdão. Assumir o que foi feito, escolher um novo comportamento, expressar intenções claras para o futuro. É o único passo possível para se alcançar o perdão. O perdão é um acto de integridade que reconhece que um erro aconteceu, foi assumido, e que ambas as partes envolvidas lidaram com ele de maneira responsável. Quando não há arrependimento o amor deve agir - O amor escolhe ver o outro novamente como alguém de valor, apesar do erro. O amor restaura as atitudes de valorizar-se e importar-se com o outro. O amor é a base para o perdão, mas é apenas o primeiro passo. O arrependimento é o segundo. Quando a confiança estiver restaurada e houver reconhecimento mútuo de que se voltou a ter um relacionamento construtivo, então o perdão se tornou realidade. Perdão é reconciliação. Se você quer a sua reconciliação com Deus, se reconcilie com o seu irmão. Esta reconciliação deve preceder o culto, o louvor, e actos pessoais em resposta a Deus.
O que tu desejas, pode e quer SER neste NATAL? O que somos neste Natal? Natal somos nós quando decidimos nascer de novo, a cada dia, nos transformando.
Somos o pinheiro de natal quando resistimos vigorosamente aos tropeços da caminhada.
Somos os enfeites de natal quando nossas virtudes, nossos actos, são cores que adornam.
Somos os sinos do natal quando chamamos, congregamos e procuramos unir.
Somos luzes do natal quando simplificamos e damos soluções.
Somos presépios do natal quando nos tomamos pobres para enriquecer a todos.
Somos os anjos do natal quando cantamos ao mundo o amor e a alegria.
Somos os pastores de natal quando enchemos nossos corações vazios com Aquele que tudo tem.
Somos estrelas do natal quando conduzimos alguém ao Senhor..
Somos os Reis Magos quando damos o que temos de melhor, não importando a quem.
Somos as velas do natal quando distribuímos harmonia por onde passamos.
Somos Pai Natal quando criamos lindos sonhos nas mentes infantis.
Somos os presentes de natal quando somos verdadeiros amigos para todos.
Somos cartões de natal quando a bondade está escrita em nossas mãos.
Somos as missas do natal quando nos tomamos louvor, oferenda e comunhão.
Somos as ceias do natal quando saciamos de pão, de esperança, qualquer pobre do nosso lado.
Somos as festas de natal quando nos despimos do luto e vestimos a gala.
Somos sim, a Noite Feliz do Natal , quando humildemente e conscientemente, mesmo sem símbolos e aparatos, sorrimos com confiança e ternura na contemplação interior de um natal perene que estabelece o seu Reino em nós.
Antes de terminar esta mensagem de Natal não quero deixar de oferecer-vos uma oração que devem fazer, se quiserem. Ela revela um pouco o que deve ser o Natal.
Senhor, nesta Noite Santa,
Quando muitos estão ocupados e dispersos, entre ceias e presentes,
Venho depositar diante de Ti,
todos os sonhos, todas as lágrimas e esperanças contidos em meu coração.
Venho-Te pedir,
Pedir por todos aqueles que choram, sem ter quem lhes enxugue uma lágrima.
Por aqueles que gemem, sem ter quem escute seu clamor.
Suplicar por aqueles que ainda Te buscam,
Porque não descobriram onde Te encontrar,
Por todos que gritam por paz, quando nada mais podem gritar.
Abençoa, Senhor, cada uma dessas pessoas, colocando em seus corações Sua luz.
Luz eterna que vieste acender, na noite escura de suas vidas.
Derrama seu bálsamo nesses corações sofridos, para que possam saber, Que não importa o que as circunstancias estejam mostrando,
Tu és maior, Senhor,
Permita que descubram o que realmente é o NATAL !
Deste modo, quero desejar a todos vós na companhia das respectivas famílias, um Santo e Feliz Natal cheio de Amor, Carinho, Amizade e Prosperidade e, um Próspero Ano Novo e, que 2011 seja melhor que 2010 trazendo-vos aquilo que sempre desejaram, ambicionaram e pensaram ter. Então festejemos, festejemos o ano que acabou não apenas como dias que se passaram, e sim como mais um trecho percorrido na estrada da nossa vida! Festejemos a alegria que nos extasiou e a dor que nos fez crescer! Festejemos pelo bem que fomos capazes de fazer e pelo mal que fomos capaz de superar! Festejemos o prazer de cada conquista e o aprendizado de cada derrota! Festejemos por estar aqui! Festejemos a esperança no ano que se inicia, no amanhã!
Festejemos a vida! Festejemos o NATAL. Festejemos a entrada de um novo ano.
Mais uma vez, lembra-te dos esquecidos e sonha com o presépio e a simplicidade de tudo aquilo que nos proporciona a Paz e a Alegria e... Que na tua vida, todos os dias seja Natal.

Sem comentários: