segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

INSTITUIÇÕES - "SEM ABRIGO"

COMUNIDADE VIDA E PAZ

A Comunidade Vida e Paz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social.
A Comunidade organiza, desde 1987, grupos de voluntários (Equipas da Noite) que distribuem diariamente alimentos e agasalhos aos “Sem Abrigo” de Lisboa. Estas equipas, de 300 voluntários, mantêm um contacto diário com cerca de 360 pessoas em 51 lugares de Lisboa.
A Comunidade apoia-se numa equipa de técnicos, constituída por médicos, assistentes sociais, psicólogos, educadores específicos e outros.
A acção da Comunidade assenta essencialmente no trabalho de voluntários.
Esta Instituição leva a cabo, durante o ano, diversas campanhas de angariação de roupa e agasalhos. Tem sede nos Olivais.


CAIS
A CAIS tem como missão contribuir para o melhoramento global das condições de vida dos sem-abrigo em situação de privação, exclusão e risco.
Esta associação tem com um dos objectivos colocar na ordem do dia as temáticas relacionadas com a Pobreza e Exclusão social assim como desenvolver e implementar estratégias de intervenção social adequadas às necessidades das populações em questão.


AMNISTIA INTERNACIONAL
Fundada em 1961, pelo inglês Peter Benenson, esta fundação actua com o objectivo de sensibilizar e combater os problemas relacionados com a desigualdade social, racismo e discriminação sexual.
Esta instituição, que actua a nível internacional, desenvolveu um trabalho de tamanho prestígio, que levou a que a que em 1974 o presidente da organização recebesse o prémio Nobel da paz, tendo sido três anos mais tarde a própria instituição galardoada com o mesmo prémio.

AMI - ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL

Tem como objectivo essencial levar uma mensagem e uma acção humanística a qualquer canto do mundo, tendo o objectivo de prestar ajuda e alertar consciências contra a intolerância e indiferença – lutando contra a pobreza, a exclusão social, o subdesenvolvimento, a fome e as sequelas da guerra, em qualquer parte do mundo.
Em Portugal através dos centros "Porta Amiga", localizados em Lisboa, Cascais, Almada, Coimbra, Porto e Funchal, a AMI fornece acompanhamento médico, psicológico e jurídico a quem vive nas ruas. Os sem abrigo podem receber uma refeição quente, tomar banho, usar uma lavandaria e pedir roupas novas.

Sem comentários: