quinta-feira, 14 de abril de 2011

APROVEITAR A VIDA


Tu aproveitas a vida?

É muito comum ouvir as pessoas, e principalmente os jovens, dizerem o que querem aproveitar da vida. E isso geralmente é usado como desculpa para se eximirem de assumir responsabilidades.

Mas, afinal de contas, o que é aproveitar a vida?

Para uns é matarem-se aos poucos com as comidas, bebidas alcoólicas, fumo e outras drogas. Para outros é arriscar a vida em desportos perigosos, noitadas de orgias, consumirem-se nos prazeres carnais. Poderemos considerar que aproveitar a vida é dar-lhe o devido valor. É investir os minutos preciosos que temos em actividades úteis e engrandecedoras. Quando dedicamos as nossas horas na convivência salutar com os familiares, estamos a aproveitar bem a vida. Quando fazemos exercícios, nos distraímos no lazer, na descontracção saudável, estamos dando valor à vida. Quando estudamos, trabalhamos, passeamos, sem nos intoxicar com drogas e excessos de toda ordem, estamos aproveitando de forma inteligente as nossas existências. Quando realmente gostamos de alguma coisa, fazemos esforços para preservá-la. Assim também é com relação à vida. E não nos iludamos de que a estaremos aproveitando acabando com ela.

Se tu és partidária desta ideia, vale a pena repensar com seriedade em que consiste o aproveitamento da vida. E se tu achas que os vícios te pouparão a existência, visita alguém que se está despedindo dela graças a um cancro de pulmão, provocado pelo cigarro. Conversa com quem entrega as forças físicas a uma cirrose hepática causada pelos alcoólicos. Ouve um guloso inveterado que se encontra no cárcere da dor por causa dos exageros na alimentação. Visita um infeliz que perdeu a liberdade e a saúde para as drogas que lhe consomem lentamente.

Observando a vida através deste prisma, talvez tu mudes o teu conceito sobre "aproveitar a vida" .


A VIDA É UM POEMA DE BELEZA CUJOS VERSOS SÃO CONSTITUÍDOS DE PROPOSTAS DE LUZ ESCRITAS NA PARTITURA DA NATUREZA, QUE TE EXALTA A PRESENÇA EM TODA PARTE.


Por consequência, a oportunidade da existência física constitui um quadro à parte de encantamento e conquistas, mediante cuja aprendizagem o espírito se embeleza e alcança os altos planos da realidade feliz.

Sem comentários: