quinta-feira, 21 de abril de 2011

CIÚME

O ciúme é uma emoção humana extremamente comum, senão universal, podendo ser difícil a distinção entre ciúme normal e patológico. Na verdade, pouco se sabe sobre experiências e comportamentos associados ao ciúme na população em geral, mas reconheço que este sentimento acarreta problemas no relacionamento.

Ciúme, é então um conjunto de emoções desencadeadas por sentimentos de alguma ameaça à estabilidade ou qualidade de um relacionamento íntimo valorizado.

As definições de ciúme são muitas, tendo em comum três elementos:

1) Ser uma reação frente a uma ameaça percebida;

2) Existir um rival real ou imaginário;

3) A reação visa eliminar os riscos da perda do objecto amado.
Em questões de ciúme, a linha divisória entre imaginação, fantasia, crença e certeza frequentemente torna-se vaga e imprecisa. No ciúme as dúvidas podem-se transformar em ideias supervalorizadas ou francamente delirantes. Depois das ideias de ciúme, a pessoa é compelida à verificação compulsória das suas dúvidas.

O ciumento está em constante busca de evidências e confissões que confirmem as suas suspeitas, mas ainda que confirmada pelo parceiro, essa inquisição permanente traz mais dúvidas ainda ao invés de paz. Existe ainda preocupações excessivas sobre relacionamentos anteriores, as quais podem ocorrer como pensamentos repetitivos, imagens intrusivas e comportamentos sem fim sobre factos passados e os seus detalhes.

O ciúme associa-se à honra e À moral, sendo até um instrumento de proteção da família, talvez um imperativo biológico ou uma adaptação à necessidade da ciência da paternidade.

No ciúme várias emoções são experimentadas, tais como a ansiedade, depressão, raiva, vergonha, insegurança, humilhação, perplexidade, culpa, aumento do desejo sexual e desejo de vingança, sendo o ciumento um vulcão emocional pronto para a erupção, apresentando um modo distorcido de viver o amor, ser extremamente sensível, vulnerável e muito desconfiado, portador de auto-estima muito em baixo, tendo como única defesa um comportamento impulsivo, egoísta e agressivo.

As obsessões podem acompanhar outras situações, principalmente as depressões, demências e esquizofrenias. Os factores que precipitam os ciúmes também merecem atenção, como é o caso do stress actual, das perdas, das mudanças e dos comportamentos provocativos do cônjuge.

Destaco ainda a impotência sexual como factor importante no desenvolvimento de ideias de infidelidade, relacionadas com sentimentos de inferioridade e rejeição.

Sem comentários: