sábado, 26 de dezembro de 2009

ÁLCOOL PODE AUMENTAR RISCO DE OCORRÊNCIA DO CANCRO DA MAMA


Mulheres na menopausa, que tomam três ou quatro doses semanais de álcool, têm um risco significativamente maior de recorrência do cancro da mama, afirmam investigadores dos EUA.


De acordo com os cientistas, as mulheres diagnosticadas com cancro da mama devem considerar a ideia de limitar o consumo de álcool a três doses semanais, especialmente se estiverem acima do peso.
«Não encontrámos qualquer elevação do risco em mulheres que consumiam menos de meia dose por dia. Não houve uma associação com a recorrência do cancro», afirmou Marilyn Kwan, investigadora em Oakland, Califórnia, que apresentou as suas conclusões num simpósio da Associação Americana da Pesquisa do Cancro.
A equipa estudou 1900 mulheres do Registo do Cancro Kaiser Permanente do Norte da Califórnia, sobreviventes de tumores da mama invasivos em fase inicial, entre 1997 e 2000. As mulheres foram acompanhadas ao longo de oito anos. As que tomavam três a quatro doses semanais de bebida alcoólica tiveram um aumento de 30% no risco de recidiva da doença.
Metade destas mulheres consumia alguma quantidade de álcool, e o estudo comparou-as a sobreviventes de cancro da mama que não bebiam. «Quanto mais álcool as mulheres ingeriam, maior era a recorrência do cancro», afirmou Kwan.
Como muitos tumores da mama são alimentados pelo estrogénio, a investigadora supõe que, um consumo moderado a intenso de álcool, possa alimentar muitos casos da doença.
Para a cientista, reduzir o consumo de álcool após a menopausa seria uma decisão inteligente para as mulheres. Mais de 400 mil mulheres morrem de cancro da mama por ano no mundo.

Sem comentários: