sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

MENSAGEM DE NATAL


Frequentemente se chama ao NATAL, Festa da Família.
Não contestando esta designação, julgo, contudo, que lhe devíamos acrescentar um adjectivo: CRISTÃ.
Não admira, pois, que à semelhança de qualquer família, a Igreja festeje o nascimento do seu Irmão mais velho, tanto mais que Ele assinala o grande amor de Deus por nós : o do PAI, ao dar-nos como Irmão o seu Filho único, em tudo igual a nós menos no pecado ; o do Filho, por vir ensinar-nos, pela palavra e pelo exemplo, o caminho do Reino, cujas portas nos abriu pelo sacrifício da Sua vida e pela vitória da sua ressurreição : o Amor do Espírito Santo, que pelo Seu poder, tomou Mãe de Deus a Santíssima Virgem Maria.
Assim, é evidente que celebrar o Natal exige de nós uma atitude de Fé : Fé no Filho de Deus, feito também, verdadeiro Homem e Fé em tudo o que Ele nos deu a conhecer e está contido quer no Novo Testamento quer na tradição oral da Igreja. Celebrar o Natal é dar uma resposta nossa, consciente, ao Amor de Deus : " Amor com Amor se paga " , costuma dizer-se.
Celebrar pois o Natal, não é tomar uma atitude passiva, é aceitar viver com Cristo, Viver como Cristão, com todas as suas exigências e implicações. Natal, festa da Família ? Certo ! Festa da Igreja ! Festa da Família de Deus, da Família Cristã ! Natal, festa, ainda, das Famílias Cristãs, ou seja, das que, vivendo da Fé, querem celebrar a alegria da sua união como Filhos de Deus e Irmãos de Cristo não só à volta do altar ( mesa do banquete fraterno da Eucaristia ) como também à volta da mesa doméstica e familiar, centro de outros festejos, quer religiosos quer profanos. Mas, se não houver Fé, tudo o resto é vazio e sem sentido : as prendas, o jantar melhorado, a alegria, as Boas Festas.
Natal é festa da simplicidade.
O meu desejo é que nesta noite de paz uma estrela cadente esteja sobre o teu lar e que um coral de Anjos possa estar cantando "paz na terra aos homens de boa vontade," para que a paz invada cada ser e que reine por muito e muito tempo.
Quero-te pedir que neste Natal, diante da manjedoura com o teu coração cheio de anseios, faças uma invocação de amor e reverência, e ajoelhada, de mãos postas, peço-te que agradeças a Deus pela vida e faças um único pedido: Que o amor inunde os nossos corações e de toda a humanidade.
FELIZ NATAL

Sem comentários: