sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

VALERÁ A PENA ?


Este tema por ser tão abrangente irá debruçar-se sobre tudo o que já escrevi, tudo o que penso e já falei.
Valerá a pena ter Amigos? Sim, porque a Amizade é ter amor pelo nosso amigo, amor vindo do coração para que juntos possamos constituir uma família de verdade e sermos irmãos. Devemos procurar ter um amigo, que nos diga sempre a verdade, que não camufle os nossos defeitos, que não despreze as nossas lágrimas. Um amigo cuja presença nos traga alegria, cujo silêncio transmita paz, cuja escuta inspire confiança, cuja lembrança revele coragem. Um amigo que não seja nem mestre, nem discípulo, mas um companheiro com o qual nós possamos caminhar rumo ao infinito em qualquer momento, que não se preocupe em dar ou receber, mas que seja capaz de compartilhar, que conserve a sua intimidade sem esconder o seu pranto, que ao amanhecer não nos diga "bom dia", mas nos abra o seu coração com um amável sorriso, e acima de tudo que creia na amizade e a viva como uma audaz conquista de liberdade.
De repente, sem mais nem menos, veio-me à cabeça um pensamento antigo, do filósofo Pitágoras, que dizia o seguinte: "um amigo é um outro eu. É preciso honrá-lo como um Deus. A amizade é a igualdade da harmonia.". Sei que o nosso relacionamento é tão bom e tranquilo, porque ele é baseado na amizade, na essência da amizade.
Valerá a pena ter Amor? Sim, porque o Amor é carinho, amizade, companheirismo, respeito e cumplicidade, e tem que provar a cada dia que passa que é baseado em valores reais. Toda a felicidade do mundo para o teu coração tão belo, tão puro, tão sincero e leal, em que nesta vida a beleza, a harmonia, o afecto, a paz e o amor, são, acima de tudo, os maiores anseios da natureza humana e as mais importantes e maravilhosas dádivas divinas. Palavras de carinho, gestos de confiança, momentos compartilhados bons e maus, palavras de afecto, de consolo e de esperança.
Valerá a pena ter Viver, Sonhar? Sim, porque a magia está nas nossas vidas, nos nossos sonhos, ilusões e fantasias. Tudo nesta vida fica mais sublime quando temos alguém que significa muito para nós e que nos dá e transmite felicidade, sendo uma grande alegria e mesmo um grande privilégio poder conviver com uma pessoa que a cada dia e ano que passa se torna cada vez mais importante e especial. Não deixes que a tua vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades. Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem ou me separasse de todos os meus amigos, especialmente de ti. E não há nada que se compare a esta certeza tranquila de que a compreensão entre nós vai durar para toda a nossa vida.
É hora de levantar um brinde à vida e desejar-te um futuro cada vez melhor pois, sempre que tu comemorares alguma vitória, nesse e noutros momentos, lembra-te de mim, para que eu possa comemorar contigo ou em silêncio comigo mesmo. Que o teu doce coração se entusiasme e fique repleto de esperanças todos os dias, sempre disposto e renovado para o despertar de cada amanhecer. Que tu possas irradiar todo o teu brilho interior e que a luz do amanhã seja cada vez mais forte na tua vida iluminando todos os que estiverem ao teu redor.
Depois de algum tempo tu aprendes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. Aprendes que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começas a aprender que beijos não são contratos e os presentes não são promessas. Começas ainda a aceitar as tuas derrotas com a cabeça erguida e olhos em frente, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança, porque aprendes a construir todas as tuas estradas no hoje, para que o terreno amanhã não seja incerto para os planos, e o futuro não caia.
Depois de um tempo tu aprendes que o sol queima se ficares exposta por muito tempo e que não importa o quanto tu te importes, se algumas pessoas simplesmente não se importam. Aceita que não te importes o quanto uma pessoa é boa, se essa pessoa vai ferir-te de vez em quando e tu precisas perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre por ti mesmo, que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que tu podes fazer coisas em fracções de segundo, das quais te arrependerás pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que tu tens na vida, mas quem tu tens na vida. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, e percebe que o teu melhor amigo e tu podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, porque pode ser a última vez que as vemos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não te deves comparar com os outros, mas com o melhor que podes ser. Descobre que se leva muito tempo para te tornares a pessoa que queres ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegas-te, mas para onde estás caminhando. Aprende que, ou tu controla os teus actos ou eles te controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação. Aprende que os heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que tu esperas que te abandone, é uma das poucas senão a única, que quando tu caíres te vai ajudar a levantar. Aprende que quando estás com raiva, tens o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de seres cruel. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes tu tens que aprender a perdoares-te a ti própria. Aprende que com a mesma severidade com que julgas, tu poderás ser condenada. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás, portanto, planta o teu jardim e decora a tua alma, ao invés de esperares que alguém te traga flores. E tu aí aprendes que realmente podes suportar, que valerá a pena tentar, que realmente és forte, e que não podes ir muito mais longe depois de pensares que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que tu tens valor diante da vida! As nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.
Valerá sempre a pena ter-se tentado.
Sempre que a noite chega, a solidão vem-me falar de ti, e a saudade penetra no meu coração como um pouco de luar dentro da minha noite imensa. Vai deixando aos poucos o seu toque magnífico de beleza e suavidade. Vai deitando prata nos recantos mais sombrios. Vai enfeitando de luz as flores mais singelas. Assim é a saudade. Consegue transformar em beleza a tristeza infinita do presente, porque traz para mim o encanto das horas mortas do passado, traz o gosto perdido dos beijos de amor, traz o calor dos braços inesquecíveis, traz o eco das tuas palavras. Agora estou com saudades. Ela é a própria tristeza. Ah, e eu não sabia que a saudade doesse tanto. Fico olhando para as estrelas e implorando que elas levem até ti esta minha saudade.
Ah, a saudade... Ela é a própria amargura... Mas bendita seja a saudade, porque graças a ela eu quase sinto o que sinto... Valerá sempre a pena, sentir saudades,
Valerá a pena, ter amigos, lutar por eles, lutar pela amizade. Existem pessoas nas nossas vidas que nos fazem felizes pela simples casualidade de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem o caminho a nosso lado, vendo muitas luas passar, mas existem outras que apenas vemos entre um passo e outro. A todas chamamos amigos e há muitas classes deles. Talvez cada folha de uma árvore represente um dos nossos amigos. O primeiro que nasce é o nossos amigo Pai e a nossa amiga Mãe, que nos mostram o que é a vida. Depois, vêem os amigos Irmãos, com quem dividimos o nosso espaço para que possam florescer como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas a quem respeitamos e desejamos o bem. Mas, o destino apresenta-nos a outros amigos, os quais não sabíamos que se iriam cruzar no nosso caminho. A muitos deles chamamo-lhes amigos da alma, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz. E às vezes um desses nossos amigos da alma estala no nosso coração e então chamamo-lhe um amigo namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, saltos aos nossos pés. Mas também há aqueles amigos de passagem, talvez umas férias ou uns dias ou umas horas. Eles colocam-nos sorrisos no rosto durante o tempo que estamos com eles. Falando do assunto, não podemos esquecer os amigos distantes, aqueles que estão na "ponta das ramas" e que quando o vento sopra, sempre aparecem entre uma folha e outra. O tempo passa, o Verão vai-se, o Outono aproxima-se e perdemos algumas das nossas folhas, algumas nascem noutro Verão e outras permanecem por muitas estações, mas o que nos deixa mais felizes, é que as folhas que caíram continuam junto, alimentando a nossa raiz com alegria, porque são recordações de momentos maravilhosos de quando se cruzaram no nosso caminho.
Hoje existem edifícios mais altos e estradas mais largas, porém temperamentos pequenos e pontos de vista mais estreitos. Gastamos mais, porém desfrutamos menos. Temos casas maiores, porém famílias menores. Temos mais compromissos, porém menos tempo. Temos mais conhecimentos, porém menos discernimento. Temos mais remédios, porém menos saúde. Multiplicamos os nossos bens, porém reduzimos os nossos valores humanos.
Falamos muito, amamos pouco e odiamos demais. Chegamos à Lua, porém temos problemas para atravessar a rua e conhecer o nosso vizinho. Conquistamos o espaço exterior, porém não o interior. Temos dinheiro, porém menos moral.... Há mais liberdade, porém menos alegrias...
A vida é uma sucessão de momentos para serem desfrutados, não apenas para sobreviver. Usa as tuas taças de cristal, não guardes o melhor perfume, pois é bom usá-lo cada vez que sentires vontade e te sintas bem com ele. As frases “Um destes dias”, “Algum dia”, elimina-as do teu vocabulário. Escreve aquela carta que pensavas escrever “Um destes dias”. Diz aos teus familiares e amigos o quanto os amas. Por isso não proteles nada daquilo que tornaria a tua vida em sorrisos e alegria. Cada dia, hora e minuto são especiais, e não sabes se será o último, se terás oportunidades de o fazer.
Valerá a pena ter paz e lutar por ela. Sim, com todas as nossas forças, com todo o nosso querer.
O que é o tempo, senão uma sucessão de acontecimentos, momentos promissores para se pensar em construir a paz entre pessoas?
Mas, para que as sementes de paz germinem em toda a terra, é necessário encontrar semeadores de boa vontade, terreno cultivável onde a justiça se desenvolva num clima que favoreça o equitativo crescimento de todos.
Portanto, é urgente pensar-se na humanização das pessoas e das suas mentalidades, fundamentada na compreensão e valorização dos seres humanos. Como falar de paz quando se vive num mundo que promove a guerra, que mutila e mata, que gera ódio e vinganças, que cria massa de gente faminta, de pobres esfarrapados, crianças assustadas, pessoas tristes,
sem perspectiva de um futuro melhor? Neste panorama quase sem esperança, sente-se, porém, que um novo mundo está surgindo. E como aurora de paz renasce a solidariedade e a partilha do amor entre as pessoas. É a paz que nasce dos escombros da guerra, é o novo tempo de construir o que foi destruído, sendo um convite para todos se unirem numa multidão de paz.
Vamos dar as mãos para ajudar aqueles que engrandecem a existência humana, oferecendo a nossa colaboração na tarefa de promover tantas vidas que o egoísmo e a ambição mutilaram. Sejamos artífices da paz, na luta para engrandecer a dignidade humana de quem foi excluído pelo desamor e pela injustiça, porque é tempo de sermos semeadores de paz, tempo de convivermos.
Vale e pena e valerá a pena lutar por aquilo em que acreditamos. Por tudo o que já escrevi, acho que vale e valerá a pena ter existido, ter vivido. Vou terminar este texto, com uma breve e ligeira conclusão a tudo o que já escrevi. Se tu quiseres transformar o mundo, experimenta primeiro promover o teu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no teu próprio interior. Estas atitudes vão-se reflectir em mudanças positivas no teu ambiente do dia-a-dia. Deste ponto em diante, as mudanças vão-se expandir em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto.
Se existe amor, há também esperança de existir verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não existir mais amor dentro de ti, se tu continuares a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que tu tenhas, não importa o progresso material que alcanças, pois só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda a prática espiritual é o amor. Que tu o pratiques bem é meu único pedido.
Determinação, coragem e autoconfiança são factores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los, independentemente das circunstâncias, porque devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.
Seria muito mais produtivo se as pessoas procurassem compreender os seus pretensos inimigos. Aprender a perdoar é muito mais proveitoso do que simplesmente apanhar uma pedra e atirá-la contra o objecto da nossa ira. Quanto maior a provocação, maior a vantagem do perdão. É quando padecemos dos piores e maiores infortúnios que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a nós próprios e aos outros.
A agressão é uma tendência que faz parte do nosso íntimo. Por isso, temos de lutar contra nós mesmos. Homens criados em ambientes rigorosamente não-violentos acabam transformando-se nos mais horríveis carniceiros, o que prova que a semente da mais insana agressividade mora nas profundezas de cada um de nós, mas a nossa verdadeira natureza é de modo geral pacífica. Todos nós conhecemos as agitações da alma humana, que está sujeita a imprevistos assustadores, mas essa não é a sua força dominante. É possível e é necessário dominar a agressividade.
O que mais nos incomoda é ver os nossos sonhos frustrados, mas permanecer no desânimo não ajuda em nada para a concretização desses sonhos. Se ficamos assim, nem vamos em busca dos nossos sonhos, nem recuperamos o bom humor, porque este estado de confusão, propício ao crescimento da ira, é muito perigoso. Temos de nos esforçar e não permitir que a nossa serenidade seja perturbada. Quer estejamos vivendo um grande sofrimento, ou já o tenhamos experimentado, não há razão para alimentarmos o sentimento de infelicidade.
A felicidade é um estado de espírito. Se a tua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não te vão proporcionar felicidade. Felicidade significa pois, paz de espírito.
É através da arte de ouvir que o teu espírito se enche de fé e devoção e que tu te tornas capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de ouvir permite-te alcançar sabedoria, superando toda a ignorância. Então, é vantajoso dedicares-te a ela, mesmo que isto te custe a vida. A arte de ouvir é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se tu és capaz de manter a tua mente constantemente rica através da arte de ouvir, não tens o que temer, porque este tipo de riqueza jamais te será tirada, sendo a maior das riquezas.
Por maiores sejam os obstáculos, procura doar o melhor de ti, na execução das tarefas que te cabem.
Se erraste, recomeça. Se caíres, pensa na tua condição de criatura humana, reajusta as tuas próprias emoções e reergue-te para continuares a caminhar para a frente.
Desânimo, em muitos casos, é a ausência de aceitação do que ainda somos, ante a pressa de sermos o que outros, pelo esforço próprio nas estradas do tempo, já conseguem ser.
Coragem é a força que nasce da nossa própria disposição de aprender e de servir.
Não te ausentes dos próprios encargos. Dever cumprido é passaporte ao direito que anseias usufruir.
Não acredites na felicidade no campo íntimo, sem o teu próprio trabalho para construí-la.
Toda a realização nobre se levanta na base da perseverança no bem.
Compadece-te dos que, porventura, te ferirem e, ao recordar, exerce a bondade sem ressentimento. Nunca exijas de ninguém a obrigação de seguir-te os modelos de vida e pensamento.
Protege as crianças, tanto quanto te for possível, mas não te tortures, perante a escolha dos adultos que esperam de ti o respeito às experiências deles, tanto quanto reclamas o acatamento alheio para com as tuas.
Distribui optimismo e simpatia, porque a irritação não edifica.
Não percas tempo com lamentações inúteis, reconhecendo que há sempre alguém a quem podes beneficiar com essa ou aquela migalha de apoio e generosidade, e deixa algum sinal de alegria por onde passares.
Quando os problemas do quotidiano forem difíceis para ti, em vez de inconformação ou de azedume, usa a paciência.
Sempre que necessário, empenha-te a ouvir este ou aquele assunto, com mais atenção para que possas compreender isso ou aquilo com mais segurança.
Lembra-te de que falando ou silenciando, sempre é possível fazer algum bem.
Grande entendimento demonstra a criatura que vive a própria vida do melhor modo que for possível, concedendo aos outros o dom de viverem a vida que lhes é própria, como melhor lhes pareça.
Se trazes o espírito agoniado por sensações depressivas, concede ligeira pausa a ti mesmo, no capítulo das próprias aflições, a fim de raciocinares. Se alguém te ofendeu, desculpa. Se feriste alguém, reconsidera a própria atitude. Contratempos do mundo estarão constantemente no mundo, onde estiveres. O trabalho é a lei do Universo. A disciplina é o alicerce da educação. Circunstâncias constrangedoras assemelham-se a nuvens que aparecem no firmamento de qualquer clima. As Incompreensões com relação a caminho e decisões que se adoptem são desafios, na experiência de quantos desejem equilíbrio e trabalho. Agradar a todos, ao mesmo tempo, é uma realização impossível. Separações e renovações representam imperativos inevitáveis do progresso espiritual. Mudanças radicais equivalem a tratamento da alma, para os ajustes e reajustes necessários à vida. Conflitos íntimos marcam toda a criatura que aspira a elevar-se. Confesso-te, que os fracassos de hoje são lições para os acertos de amanhã, e os problemas enfrentados são a prova da existência de todos aqueles que não se acomodam com estagnação. Compreendendo a realidade de toda a pessoa que anseia por felicidade e paz, aperfeiçoamento e renovação, toda a vez que sugestões de desânimo nos visitarem a alma, devemos rectificar em nós o que deva ser corrigido e, abraçando o trabalho que a vida nos deu a realizar, prossigamos em frente rumo à felicidade, tendo em mente de que terá valido a pena existir, sentir e viver, mas se não puderes implantar a paz, vence a tua violência íntima, se não conseguires transformar o mundo, melhora-te interiormente e se não lograres ser uma estrela, torna-te uma lamparina modesta, porém valiosa, para puderes afirmar que terá valido a pena.

Sem comentários: