segunda-feira, 19 de maio de 2008

CANCRO DA MAMA


INIMIGO DO PEITO
Todos os anos surgem mais de 5000 novos casos de cancro da mama em Portugal. Mais de 90% são tratáveis quando o diagnóstico é feito atempadamente. Para o conseguir, o auto-exame da mama é o melhor amigo da mulher.

O QUE É O CANCRO DA MAMA?
A unidade base do organismo, a célula, respeita determinadas normas de conduta para se dividir e multiplicar. Quando estas normas deixam de ser respeitadas e a célula começa a dividir-se e a multiplicar-se desenfreadamente, sem ordem nem controlo, dá origem a uma massa ou tumor que pode ser benigno ou maligno.
Os tumores benignos não são cancros, não se espalham para outras partes do corpo e podem ser removidos. O mesmo não acontece com os malignos: são cancerígenos e podem espalhar-se a outras partes do organismo.
Existem mais de 100 tipos de cancro. O cancro da mama é apenas um deles e é assim designado porque as células «loucas» ou «descontroladas» que lhe dão origem pertencem ao tecido da mama.

ONDE, NA MAMA, PODE SURGIR O CANCRO?
A doença pode ser despoletada em várias localizações: tecido de suporte, tecido glandular com lóbulos, ductos e canais galactóforos.
Cada mama está dividida entre 15 a 20 partes, designadas por lobos. Estes, por seu turno, dividem-se em secções mais pequenas: os lóbulos. São os ductos que ligam entre si os lobos e os lóbulos, ou seja, são pequenos canais por onde circulam as secreções glandulares (canais galactóforos).
É nas células dos ductos que mais cancros têm origem, pelo que se designam por cancros ductais. Seguindo a mesma lógica, o cancro que ocorre inicialmente nos lobos ou lóbulos chama-se cancro lobular.
Existe ainda uma variante rara da doença que se chama cancro da mama inflamatório: os seios ficam quentes, avermelhados e inchados.
Se o cancro não se espalhar a outros pontos do organismo designa-se por não--invasivo ou carcinoma in situ. Chama-se invasivo quando as células neoplásicas já invadiram os tecidos envolventes.

O QUE PROVOCA CANCRO DA MAMA?
A Medicina ainda não conseguiu descobrir qual o mecanismo ou mecanismos que fazem com que as células desobedeçam aos comandos do organismo, passando de saudáveis a malignas. Cerca de 80% das mulheres que têm cancro da mama não apresentam factores de risco conhecidos.
Sabe-se, no entanto, que a componente hereditária tem o seu peso. Entre 10 a 15% do total de casos de cancro da mama parecem ser despoletados por esta via. Uma vida menstrual longa, provocada por uma menarca (primeira menstruação) precoce ou por uma menopausa tardia pode aumentar o risco de cancro da mama. Ter o primeiro filho tarde ou não ter filhos é outro factor apontado pelos especialistas.
Alguns investigadores acreditam que os medicamentos contendo estrogénios, como contraceptivos orais ou a terapêutica hormonal de substituição, podem ter alguma influência, uma vez que aumentam ligeiramente as possibilidades de a mulher ter cancro da mama.
Restam o envelhecimento, a exposição a agentes cancerígenos e a obesidade (com uma dieta rica em gorduras na sua base) para completar a lista de factores de risco identificados pela Medicina.

COMO SE DIAGNOSTICA?
O auto-exame da mama é fundamental para detectar a doença numa fase inicial. Ninguém melhor do que a própria mulher conhece as suas mamas, uma pequena alteração quase invisível pode ser assim detectada.
É importante referir que mais de 90% dos casos de cancro da mama detectados em fase muito precoce têm cura e a mulher fica definitivamente tratada.
Depois de o tumor ser detectado, o médico pode recorrer a vários exames para perceber as características do cancro: palpação, aspiração através de agulha muito fina, mamografia e biopsia.

QUE TIPOS DE TRATAMENTOS EXISTEM?
O médico pode optar por várias formas de atacar o tumor, usando apenas um tipo de tratamento ou recorrendo à combinação de vários. Os três principais métodos são a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia.
No que toca à cirurgia, esta pode constar apenas da remoção do tumor e de uma pequena porção de tecido saudável que está em torno deste. Se for necessário extraem-se também os gânglios linfáticos do lado da mama afectada. Esta intervenção designa-se por tumorectomia ou cirurgia conservadora.
A mastectomia consiste na remoção da glândula mamária e da auréola. Remove--se também a pele necessária de acordo com a localização do tumor, sendo também extraídos os gânglios linfáticos.
A quimioterapia, a radioterapia e a hormonoterapia são muitas vezes usadas em associação com a cirurgia. A quimioterapia consiste na administração de fármacos por via endovenosa, directamente na corrente sanguínea, assim como a hormonoterapia.
A radioterapia consiste na utilização de radiação para destruir as células malignas. É muito importante a dosagem utilizada, na medida em que se pretende que os tecidos circundantes não sofram destruição.

AUTO-EXAME (O que podem ser sinais de alarme?):
-Sentir um nódulo (caroço) à palpação;
-Aumento progressivo e assimétrico de uma das mamas;
-Alterações da pele localizadas – depressão, espessamento ou endurecimento;
-Retracção de um dos mamilos;
-Corrimento mamilar branco, amarelado ou sanguinolento;
-Rede venosa mais visível.

Que exames fazer para detectar o cancro da mama?
•Auto-exame da mama uma vez por mês. No caso de serem detectadas alterações deve ser consultado um médico.
•Mamografia – muito eficaz, permite detectar lesões com grande precisão cerca de um a dois anos antes de aparecerem os primeiros sintomas ou nódulos. Não é doloroso, apenas um pouco incómodo. Deve realizar-se logo a seguir à menstruação quando a mama está menos tensa. Mulheres com mais de 45 anos devem fazer este exame regularmente, assim como as mulheres com mais de 30 anos que tenham antecedentes familiares.
•Ecografia mamária – não é tão eficaz a detectar lesões, mas consegue perceber se os nódulos detectados na mamografia são ocos e preenchidos com líquido (quistos) ou se são sólidos e, neste caso, se são benignos ou malignos.

Dados sobre o cancro da mama
•É o tumor maligno mais frequente na mulher, para além do cancro da pele.
•Depois do cancro do pulmão é a segunda principal causa de morte entre mulheres com idades entre os 40 e os 59 anos.
•Mais de um milhão de novos casos de cancro da mama são registados em todo o mundo anualmente.
•Mais de 300 mil mulheres morrem todos os anos vítimas da doença.
•Todos os anos surgem em Portugal mais de 5000 novos casos – uma em cada 10 mulheres virá a sofrer da doença.

Sem comentários: