segunda-feira, 19 de maio de 2008

VIDA SAUDÁVEL É DESEJO DE TODOS


Com a correria do dia-a-dia, vários aspectos são descuidados, entre eles a alimentação. Refeições incompletas, ricas em gorduras e açúcar e muito pobres em fibras alimentares, vitaminas e minerais, tornam-se comuns.
Hoje, sabe-se que a alimentação é um factor de extrema importância na protecção da saúde ou, caso seja desequilibrada, pode concorrer para o aparecimento de algumas doenças especialmente das doenças cardiovasculares e de algumas formas de cancro.
Por isso, as recomendações para o aumento do consumo de legumes, vegetais e frutos frescos têm vindo a ser um dos cavalos de batalha de alguns anos para cá. É que, estudos recentes demonstram que estes alimentos de origem vegetal são afinal, ainda mais importantes, do que se pensava para a manutenção de uma boa saúde.
Apesar de serem muito pobres em gorduras e calorias, são ricos em fibras e outros nutrientes preciosos com propriedades antioxidantes. Estes nutrientes, ajudam a fortalecer as nossas defesas contra a deterioração e o envelhecimento celular precoce. Acredita-se que uma alimentação rica em antioxidantes pode mesmo prevenir o aparecimento do cancro e da arteriosclerose. Estas tão preciosas substâncias são afinal, as vitaminas C e E, o Beta-Caroteno e um mineral chamado selénio. Apesar de existirem outras substâncias com propriedades anti-oxidantes, estas são por agora as mais estudadas.
Legumes, produtos hortícolas, frutos frescos e cereais integrais são uma autêntica fonte de saúde. Habitue-se a não prescindir destes alimentos. Para facilitar, guie-se por um simples código de cores. Diariamente, assegure que não faltam á sua mesa frutos e produtos hortícolas avermelhados, cor de laranja, roxos e verdes. Os espinafres, os brócolos, as couves-de-bruxelas, as cenouras, as laranjas, o tomate e o pimento, são alguns exemplos de alimentos ricos em antioxidantes.

"E AS GORDURAS?"
Como diz o velho ditado “mais vale prevenir que remediar”, o ideal é dar preferência às gorduras insaturadas - óleo de milho, girassol, ou óleos e margarinas especiais. No grupo das monoinsaturadas, a opção deve ir para o óleo de amendoim e para o azeite. Isto no que diz respeito às gorduras visíveis ou de adição.
Convém, também, não esquecer as escondidas nos alimentos, tais como nas carnes gordas, nos produtos de charcutaria, nos lacticínios, nos bolos, nos chocolates, Cuidado, porque nestes alimentos poderão estar presente em grande quantidade, as gorduras “Más da Fita” - colesterol e gordura saturada.

"VAI MAIS UM COPO?"
Se for água, beba sem restrições, mas se é maior, não está grávida ou a amamentar e, não consegue passar sem beber um “copito”, beba com muita moderação, sempre às refeições e nunca de estômago vazio.
Ultimamente tem-se vindo a fazer muita referência ao vinho como protector das doenças cardiovasculares.
Com efeito, o vinho em geral, mas principalmente o vinho tinto, contém substâncias antioxidantes. Convém salientar, que tais propriedades não provêm do álcool, mas sim das cascas, grainhas e da pele das uvas, com que o vinho é produzido.
Recomenda-se não ultrapassar 3 dl de vinho por dia, repartidos entre as duas refeições principais. Não esqueça, se ultrapassar esta quantidade, os potenciais efeitos positivos do vinho diminuem drasticamente e, os efeitos negativos são exponenciais. As bebidas destiladas (whisky, aguardente, etc.) contêm grande densidade alcoólica e, por essa razão, devem ser consumidas apenas em dias de festa e, nem em todos.

“UMA BICA, POR FAVOR”
O café é uma bebida muito apreciada entre nós. A cafeína tem um efeito estimulante sobre o nosso organismo. Quando o seu consumo é exagerado, o seu coração começa a bater mais depressa, e a pressão arterial sobe.
Estudos recentes referem que os indivíduos saudáveis habituados a consumir diariamente café podem beber 2 a 3 chávenas sem prejudicar a sua saúde. No entanto, se o consumo for muito elevado, poderá aumentar os níveis de colesterol no sangue, além de outras consequências negativas.
Se é um viciado em café e não consegue passar o dia sem beber um número mais que razoável de bicas, opte por substituir algumas delas por descafeinado.
E que tal experimentar o chá. O chá, além de possuir cafeína, tal como o café, contém polifenois, cujas propriedades antioxidantes, em especial as do grupo das catequinas, estão agora a ser descobertas pelos cientistas.
E não se esqueça que para uma vida mais sadia, um dos melhores aliados é o exercício físico. Por isso, devemos ser mais activos. Andar diariamente a pé, optar por subir as escadas em vez de usar o elevador. Diga adeus ao “stress” e quem sabe, a uns quilinhos supérfulos.
Sejamos amigos do coração, e pratiquemos uma Alimentação Saudável.

Sem comentários: