quarta-feira, 21 de maio de 2008

“O OPOSTO DE AMIGO –– UMA REALIDADE DISFARÇADA”


Amigo é quem nos dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que nós precisamos, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que nos faz falta. A TI , JÁ TE ARRANJARAM CHÃO E CÉU QUANDO PRECISAS-TE ?

Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. ONDE SE ENCONTRA ? ONDE EXISTIRÁ ?

É quem tentou e fez, e não é egoísta para não querer compartilhar o que aprendeu. SERÁ POSSÍVEL ?

É aquele que ajuda e não espera retorno, porque sabe que o acto de compartilhar um instante qualquer já o alimenta e satisfaz. PODE-SE ACREDITAR ?

Amigo é quem entende o nosso sentimento porque já sentiu, ou um dia vai sentir, o mesmo que nós. SERÁ QUE PODEMOS CONFIAR NOS DITOS AMIGOS ?

Um amigo é compreensão para o nosso cansaço e complemento para as nossas reticências. SERÁ QUE NÃO EXISTEM DESCULPAS PARA SE EVITAR A COMPANHIA ?

É ao mesmo tempo espelho que nos reflecte, e óleo derramado sobre as nossas águas agitadas. SERÁ QUE EXISTIRÃO ESPELHOS SUFICIENTEMENTE FORTES E TORNEIRAS QUE NÃO VAZEM CADA VEZ MAIS ?

O amigo compadece-se pelos nossos erros, e vibra com o nosso sucesso. SERÁ VERDADE ? SÓ ACREDITANDO PARA VER PORQUE EXISTE HIPOCRISIA NAS RELAÇÕES HUMANAS .

É o sol que seca as nossas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais o nosso sorriso. NÃO SERÁ ANTES FEL E VINAGRE PARA INFERNIZAR AINDA MAIS A NOSSA DOR ?

Amigo é aquele que toca as nossas feridas com mãos de veludo, acompanha as nossas vitórias com euforia e faz piadas para amenizar os nossos problemas. ONDE ESTÃO ESSES AMIGOS QUE FAZEM ISTO TUDO ? DIGAM O LOCAL .

Amigo é aquele que sente medo, dor, náusea, cólica, e chora, como nós. E, se pudesse, sofreria no nosso lugar. SERÁ QUE DEPOIS NÃO NOS APRESENTA A FACTURA DO MÉDICO ?

Um amigo sabe que viver é ter história para contar. QUE HISTÓRIA CONTARÁ ? A DO SEU SUCESSO E A DA DOR ALHEIA ?

É quem sorri para nós sem motivo aparente, sofre com o nosso sofrimento. SERÁ QUE SABE CONTAR PIADAS E SABE SOFRER SEM CINISMO ?

Amigo é quem nos envia cartas, esperadas ou não, pequenos bilhetes, mensagens electrónicas emocionadas. SERÁ QUE NÃO REZARÁ PARA EXISTIREM GREVES NOS CORREIOS E QUE AS BATERIAS DESCARREGUEM ?

É aquele que nos ouve ao telefone mesmo quando a ligação parece caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se estivesse olhando nos nossos olhos. SERÁ QUE TELEFONARÁ ? SÓ SE O DESTINATÁRIO FOR CULTO E FIZER PARTE DO CÍRCULO PESSOAL E ÍNTIMO .

Amigo é aquele que entende o que os nossos olhos dizem, sem precisar de palavras. SERÁ QUE ENTENDERÁ LINGUAGEM GESTUAL OU QUE NÃO SERÁ CEGO NO MOMENTO ?

É aquele que adivinha os nossos desejos, os nossos disfarces, as nossas alegrias, e percebe os nossos medos. SERÁ QUE SERÁ BRUXO SE NÃO TIVER UMA PRESENÇA COM LEALDADE E SEM HIPOCRISIA ?

Amigo é quem aguarda pacientemente que surja aquele brilho no nosso olhar e se entusiasma quando o vê surgir. É quem tem sempre uma palavra sob medida quando os nossos olhos se cobrem de lágrimas. E é também aquele que sabe quando nós estamos lutando para sufocá-las na garganta. SERÁ QUE TERÁ PACIÊNCIA ? SERÁ QUE SE ENTUSIASMARÁ ? SERÁ QUE NO MOMENTO DAS LÁGRIMAS NÃO ARRANJA UMA DESCULPA PARA NÃO ESTAR PRESENTE ? SERÁ QUE SABE QUANDO ESTAMOS A SUFOCAR ?

Amigo é verdade e razão, sonho e sentimento. SERÁ MESMO ASSIM NA REALIDADE ?

As doações de amizade pura enriquecem os companheiros de luta. SERÁ POSSIVEL EXISTIREM NO CONTEXTO ACTUAL AMIZADES PURAS SEM INTERESSE ?

Quando outras emoções se enfraquecem no vaivém dos choques, a amizade perdura, companheira devotada das pessoas que se estimam. SERÁ QUE NA ACTUAL SOCIEDADE EXISTIRÁ CARINHO , TERNURA SEM SEGUNDAS INTENÇÕES E A MENTE DAS PESSOAS ESTARÁ LIMPA ?

Ter amizade é ter coração que ama e esclarece, que compreende e perdoa, nas horas mais amargas da vida. SERÁ QUE NESTAS ALTURAS O AMOR EXISTIRÁ PERANTE PESSOAS DE CULTURAS E FORMAÇÃO DIFERENTES E SABERÁ PERDOAR ? SERÁ QUE NA SOCIEDADE ACTUAL SE SABE O QUE É O AMOR VERDADEIRO SEM SER O AMOR CARNAL ?

Por tudo isso, estendamos os benditos recursos da amizade real onde a discórdia tenta espalhar o escuro domínio que lhe é próprio. SERÁ QUE NO MEIO DA CONCÓRDIA E DE UMA BONDADE APARENTE NÃO SE SEMEIA AINDA MAIS O ÓDIO , O CINISMO , O ESCÁRNIO , O RANCOR , A DESUNIÃO , PARA DEPOIS APARECER COMO SALVADOR DA PÁTRIA E SER HEROÍ DISFARÇADO DE COVARDE PERANTE UMA SOCIEDADE HIPÓCRITA E DESPIDA DE VALORES ?

Sem comentários: