segunda-feira, 19 de maio de 2008

CÓDIGO EUROPEU CONTRA O CANCRO


UM ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL PERMITE EVITAR CERTAS FORMAS DE CANCRO E BENEFICIAR A SAÚDE EM GERAL

1. Não fume. Se é fumador, deixe de fumar o mais rapidamente possível e não fume na presença de outras pessoas. Se não é fumador não queira experimentar.
2. Se bebe bebidas alcoólicas, como vinho cerveja, aguardente ou licores, faça-o com moderação.
3. Aumente o seu consumo diário de fruta e vegetais frescos. Coma frequentemente cereais ricos em fibras.
4. Evite o excesso de peso, aumento a sua actividade física e consuma poucos alimentos ricos em gorduras.
5. Evite a exposição excessiva ao sol e às queimaduras solares, sobretudo nas crianças.
6. Siga com rigor as regras destinadas a evitar a exposição a substâncias conhecidas como causadoras de cancro. Cumpra todas as instruções de saúde e segurança relativas a substâncias que possam causar cancro.

MUITOS CANCROS PODEM SER CURADOS SE DETECTADOS PRECOCEMENTE

7. Consulte o seu médico se notar um caroço, uma ferida que não cicatrize (inclusive na boca), um sinal que muda de forma, tamanho ou cor, ou qualquer perda anormal de sangue.
8. Procure o seu médico se tiver problemas de saúde que não melhorem, como tosse ou rouquidão, alterações dos hábitos intestinais ou urinários ou perda de peso sem explicação.

SÓ PARA A MULHER

9. Faça com regularidade uma citologia cervico-vaginal (teste de papanicolau). Participe nos programas de rastreio de cancro do colo do útero.
10. Examine os seus seios com regularidade. Participe nos programas de rastreio do cancro da mama, por mamografia, a partir dos 45 anos.
(A responsabilidade editorial e científica desta informação é da Liga Portuguesa Contra o Cancro)

1 comentário:

Anónimo disse...

Dei com este blogue pois estou a realizar um projecto acerca do cancro para um trabalho de 12ºano. Acho muito importante e de louvar esta forma de divulgar informação tão necessária nos dias de hoje! Se todos fizermos um bocadinho, este será um mundo melhor e mais saudável!

Os melhores Cumprimentos