segunda-feira, 19 de maio de 2008

CANCRO DO CÓLON E RECTO


1. O QUE É?
O Cancro do Cólon é um tumor maligno que afecta o intestino grosso.

2. COMO SE DESENVOLVE?
A grande maioria dos casos desenvolve-se lentamente, ao longo dos anos, a partir de lesões benignas - os pólipos adenomatosos. Esta evolução é, geralmente silenciosa, sem sintomas.

3. QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
Devido ao estilo de vida e alimentação que praticamos, o número de novos doentes tem vindo a aumentar, em Portugal, de ano para ano. Mais de metade dos casos não são curáveis, resultando na morte da pessoa afectada. Actualmente, este é o cancro que mais mata em Portugal. Cerca de 10 portugueses morrem por dia em consequência desta doença.

4. É CURÁVEL?
A maioria dos pólipos pode ser removida sem necessidade de intervenção cirúrgica durante um exame designado colonoscopia. A detecção precoce da lesão e sua remoção endoscópica levam à cura da doença. O tratamento do cancro colo-rectal é, geralmente, cirúrgico, acompanhado ou não, de outros métodos, como a quimioterapia e/ou a radioterapia.

5 - QUEM ESTÁ EM RISCO?
O risco individual de contrair a doença é aproximadamente, 6%. Verifica-se nos homens e mulheres, sendo mais significativo a partir dos 50 anos. Nas pessoas com familiares do primeiro grau (pai, mãe, irmão) com cancro do cólon e recto ou pólipos adenomatosos, o risco é mais elevado, começando a ser significativo a partir dos 40 anos. Em alguns indivíduos, que podemos identificar, o risco é ainda mais elevado, iniciando-se em idades mais jovens.

6. COMO PREVENIR?
Alguns comportamentos estão associados a maior risco de cancro do cólon e recto. Uma alimentação rica em vegetais, sopa, frutas e cereais integrais e pobre em carne vermelha e gordura, particularmente de origem animal, ajuda a reduzir o risco. O exercício físico e o combate à obesidade são, também, comportamentos benéficos.

7. COMO DETECTAR PRECOCEMENTE?
Diversos métodos de rastreio permitem a detecção de pólipos e de cancro e recto, em fase inicial, ainda sem sintomas. Estes métodos estão amplamente divulgados e são acessíveis. Existem diversas opções de rastreio: teste de sangue oculto nas fezes, sigmoidoscopia, colonoscopia, clister opaco com duplo contraste.

Informa-te junto do teu médico. O rastreio pode salvar a tua vida.

Sem comentários: