sábado, 17 de maio de 2008

RAZÃO DE VIVER


Muitas pessoas erguem-se pela manhã acreditando não existir qualquer sentido para despertarem.
Dormem sem nenhum objectivo e acordam do mesmo modo, transformando o dia-a-dia, numa experiência descolorida ou vazia. Vagueiam pelas ruas, sem destino certo, à mercê do que lhes aconteça no decorrer do dia. Levam uma vida sem direcção, desvalorizando o tempo e a oportunidade de estarem reencarnados. Deixam-se levar pelos ventos do acaso. Não vêem significado na família, nos amigos, nem no trabalho.
Quando se estabelece este estado de alma, a pessoa corre o risco de ser engolida pelo aguaceiro das circunstâncias, sem quaisquer resistências morais para enfrentar as dificuldades. Com certeza, não é o melhor modo de se viver.
É urgente que possamo-nos sentir como peças importantes nas engrenagens da vida. É necessário que tomemos gradual consciência quanto ao nosso exacto papel frente às leis da vida. Seria muito belo se cada pessoa, principalmente as que não vêem sentido para a própria vida, resolvessem perguntar-se:
"O que posso fazer em prol do mundo onde estou? Para que, afinal, é que eu vivo? Para quem é que eu vivo?"
Dificilmente não achará respostas valiosas, caso esteja, de facto, imbuída da vontade de conferir um sentido para a sua existência.
Cada um de nós, quando se encontra nas pelejas do mundo terreno, pode viver para atender, para cuidar de alguém ou de alguma coisa, dando valor às suas horas.
É importante dar sentido à vida. É importante viver por algo ou por alguém.
Dedicarmo-nos a um ser que nos seja querido, que nos sensibilize a alma, e passar a viver em homenagem a ele, ou a eles, se forem vários.
Dedicarmo-nos a uma causa que nos pareça significativa para o bem geral, e passemos a viver em cooperação com ela.
Dedicarmo-nos a cuidar das plantas, dos animais, do ambiente.
Apoiemo-nos em algum projecto justo, desde que voltado para as fontes do bem, pois isso alimentará o nosso íntimo, porque assim os nossos passos na terra não serão esmola, não serão azar.
Quando se encontram razões para viver, passa-se a respeitar e a honrar as bênçãos da existência. Cada momento converte-se em oportunidades valiosas para se crescer e progredir.
A vida na terra não precisa ser um campo de concentração a impor tormentos a cada hora. Se nós quisermos, ela será um jardim de flores ou um pomar de saborosos frutos, após a sementeira responsável e cuidadosa que nós fizermos. Dediquemo-nos a isto.
Emprestemos sentido e beleza a cada um dos nossos dias. Libertemo-nos deste amortecimento da alma que produz indiferença.
Sintamos, que apesar de todos os problemas e dificuldades que se abatem sobre a humanidade, a chuva continua a beijar a face do mundo e um sol magnífico segue iluminando e garantindo a vida em todos os lugares.
O tempo é uma dádiva que nos é oferecido sem que o possamos reter, e utilizá-lo de forma responsável e útil é dever que nos cabe a todos nós.

Sem comentários: