sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

7 SEGREDOS PARA O CONTROLE DO STRESS E PARA SE VIVER MELHOR

Tu sentes-te como se a tua vida e o teu dia-a-dia estivessem fora do teu controle?
Tu não podes eliminar o stress, mas podes controlá-lo. Não é o quanto de stress tu suportas, mas sim como tu lidas com ele é que faz a diferença.
Jesus Cristo experimentou stress e pressões tremendas, com tudo, e Ele não deixou que isso perturbasse a Sua paz interior. Apesar das oposições, exigências constantes e escassa privacidade, a Sua vida reflectia uma calma sensação de equilíbrio. Qual era o seu segredo? Um exame mais profundo do Seu estilo de vida revelam sete segredos demolidores do stress.
1. PRINCÍPIO DA IDENTIFICAÇÃO
Sabe quem tu és! (João 8:12). Dezoito vezes Jesus se defendeu publicamente. Não havia nenhuma dúvida na sua mente acerca de quem Ele era. Se tu estiveres inseguro quanto à tua identidade, vais permitir que outros te pressionem para que te enquadres nos seus moldes. Tentar passar por alguém que tu não és, provoca stress.
2. DEDICAÇÃO
Sabe a quem tu queres agradar! (João 5:30). Tu não podes agradar a todos. Nem mesmo Deus pode fazê-lo! No momento em que tu fizeres o “Grupo A” feliz, o “Grupo B” estará aborrecido contigo. Jesus jamais deixou que o medo da rejeição o manipulasse. Ninguém te pode pressionar, nem deve, sem a tua permissão.
3. ORGANIZAÇÃO
Estabelece metas claras! (João 8:14). Jesus disse: “Eu sei de onde vim e para onde vou”. A preparação evita as pressões, ao passo que o desleixo as cria. Tu deves trabalhar de acordo com as tuas prioridades, mas não pelas pressões.
4. CONCENTRAÇÃO
Foca apenas uma coisa de cada vez! (Lucas 4:42-44). Tu não podes perseguir dois coelhos ao mesmo tempo! Jesus sabia como lidar com as interrupções, sem permitir que o distraíssem do Seu objectivo principal.
5. DELEGAÇÃO
Não tentes fazer tudo pessoalmente! (Marcos 3:14). Ficamos tensos quando sentimos que tudo depende de nós. Jesus convocou 12 discípulos. Não permitas que o perfeccionismo, ou o temor de que os outros possam fazer um trabalho melhor, te impeçam de envolver outras pessoas na realização de uma tarefa.
6. MEDITAÇÃO
Cria o hábito de orar, rezar! (Marcos 1:35). Não importava o quão ocupado Jesus estivesse, Ele encontrava tempo para estar a sós para orar todos os dias. Um “Tempo de Quietude” diário é uma grande câmara de descompressão para o stress. Usa este tempo para conversar com Deus sobre as tuas pressões e problemas. Avalia as tuas prioridades e descobre as regras para uma vida bem sucedida através da leitura da Bíblia.
7. RELAXA
Separa tempo para gozar a vida! (Marcos 6:30-31). O equilíbrio é a chave para o controle do stress. O trabalho deve ser doseado com diversão e adoração.

Sem comentários: