terça-feira, 23 de dezembro de 2008

SENTIMENTO SENTIDO E VIVIDO



É o ser humano um animal racional? Sim, é, mas não apenas racional: é também sentimental e emocional. Sem os sentimentos, sem as emoções, apenas com a racionalidade, não é possível sentir-se verdadeiramente feliz. A felicidade não depende apenas da racionalidade: ser feliz inclui os sentimentos, porque a felicidade passa pelas emoções. Os laços de sentimentos positivos são os verdadeiros pilares do equilíbrio, no universo emocional: amor, afecto, amizade... Dentre todos, a amizade é a mais abrangente, duradoura e passível de altruísmo. Sentimentos exacerbados de afecto, amor e paixão podem gerar conturbações do espírito: mágoa... raiva... ódio. Mas os laços que unem as pessoas em amizades sinceras dificilmente descambam para a escuridão do ciúme. Diz o provérbio que quem tem amigos tem tudo. E quem acha que tem tudo - mas não tem amigos - na verdade, pouco tem. Bens materiais conseguem-se em lojas. Mas não há lojas onde se comprem amizades... E, afinal de contas, nenhum bem material jamais conseguirá substituir um ombro amigo.
Eu sou uma chuva que não molha, mas se sente, que passa pelos caminhos mais indescritíveis do ser. Sou passageiro como o infinito que olha sem querer e deixa sequelas de paz. Sou tudo o que as pessoas quiserem que eu seja, mas pelo menos sou e não passei despercebido. Como a chuva, eu sopro o cheiro da terra, sou pó e voltarei a ele e nada é mais passageiro que as minhas palavras, as quais, em alguém, ficaram ou tentei que ficassem ao menos uma sílaba. Sou a frase que ninguém esperava, que desmascarou o julgamento prévio do que eu fiz ou tentei fazer e não me deixaram.Sou o olhar discreto, sou o amigo do momento mais íntimo que não se tem, sou aquele que tenta descobrir o que é se o deixarem, tentando aproximar-se, recuando com medo das incertezas que possa encontrar, embora o mundo também esteja repleto delas. Sou a purificação, o anseio mais breve daquilo que não se pode ter e tenho quando busco na lentidão profunda do âmago. Sou tantas coisas, e quando mal intencionado não sou nada e na maioria das vezes finjo ser o que não se podia. Estou agora pensando neste momento na vida, no canto mais íntimo do meu corpo onde ninguém penetra, mas eu vivo.Em já padeci muitas vezes, quando precipitado, e posso padecer agora no num breve momento de loucura. Eu não acredito que posso caminhar sem o amor, rosto ao vento, enxergando a liberdade de um abismo, achando que a liberdade é um caminhar em passos largos, afastasse de mim o cordão umbilical que me unia à vida e à felicidade, na esperança de renovar, de acertar, de vencer, de falar a verdade sempre. Nesse exacto momento, penso no amor e na felicidade e espero que alguém pense em mim se porventura decidir caminhar sozinho.
Acredito que a minha vida não é melhor nem pior que a de ninguém. Nunca sentir-se maior ou menor mas igual...Fazer o bem sem olhar à quem e não esperar nada em troca, é uma maneira de encontrar a felicidade... Procurar sorrir sempre, mesmo diante das dificuldades e não se envergonhar das lágrimas, diante da necessidade, é outra maneira de irmos ao encontro dela...
Ser humilde, prestar favores sem recompensas, abrir as mãos e oferecer ajuda, é uma maneira de buscar a felicidade... Chorar e sofrer, mas lutar e procurar vencer, sem deixar o cansaço derrotar-me, nem o desânimo e o preconceito me dominar, é outra maneira de ganhar a felicidade... Aprender a defender os meus ideais e a amar os meus semelhantes, a conquistar os meus amigos pelo o que eu sou, e não pelo o que querem que eu seja, é mais uma maneira de abraçar a felicidade... Saber ganhar e saber perder, é uma rara conquista... Tenho fé, acredito em Deus! Tento viver cada momento como se fosse o último. Tento fazer da minha vida uma conquista de vitórias, uma virtude e tentar aproveitar tudo o que ela me der, como uma oportunidade... mesmo sofrendo, hei-de sofrer amando, pois é através do amor que eu hei-de conseguir encontrar as chaves para abrir as portas da "FELICIDADE".
Da janela do tempo observo o horizonte inalcançável e mesmo assim os meus olhos insistem em buscar além do horizonte... Da janela do tempo o meu coração sorri para a vida, enquanto o sol me abraça renovando-me as forças diante do horizonte... A janela do tempo abre-se para o jardim dos sonhos onde os meus versos criam raízes florindo e perfumando a estrada do horizonte... A janela do tempo não tem grades não tem vidros para impedir as ilusões de voarem por entre as nuvens que buscam o horizonte...
Algumas coisas acontecem para que seja possível aprender.
As lições da vida ensinam-nos a não fechar os olhos diante de pequenas falhas ou grandes erros.
Pensar com a razão e não com o coração seria uma forma de eliminar as desavenças da indecisão.

Sem comentários: