segunda-feira, 5 de abril de 2010

O TERÇO


O terço é a terça parte do rosário. É um conjunto de orações, de atos de amor, que fazemos meditando nos principais mistérios de nossa fé. São as rosas que por amor, oferecemos à Mãe de Deus.
O terço é um conjunto de Ave-Marias e Pai-Nossos. São cinqüenta Ave-Marias rezadas em grupo de dez, que se chamam Mistérios. Após cada Mistério segue um Pai-Nosso.

OS MISTÉRIOS

Mistérios Gozosos
(Segunda, sábado e domingo)
Os mistérios gozosos nos auxiliam a ter um conhecimento mais profundo do amor a Deus. Ajudam-nos a meditar no grande Mistério da Encarnação. Deus manifesta seu amor salvifíco por nós.

1. Anunciação do anjo Gabriel à Virgem Maria.
"Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo..." (Lc 1, 28-38)
2. A visita de Maria a sua prima Santa Isabel.
"De onde me vem a felicidade de que a Mãe do meu Senhor me visite!" (Lc 1, 43)
3. Nascimento de Jesus na gruta de Belém.
"O verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1, 14)
4. Apresentação do Menino Jesus no templo.
"Eis que este Menino está destinado para ser sinal de contradição." (Lc 2, 34)
5. O encontro do Menino Jesus no templo.
"Porque me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me com as coisas de meu Pai?" (Lc 2, 49)

Mistérios da luz
(Quinta-feira)
Os mistérios da luz, reflecte desde a infância de Jesus, sua vida de Nazaré à vida pública de Jesus. Cada um destes mistérios é revelação do Reino divino já personificado no mesmo Jesus.

1. Baptismo do Senhor no Jordão.
"Depois de ser baptizado, Jesus logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre ele. E do céu veio uma voz, dizendo: «Este é o meu Filho amado, que muito me agrada.» (Mt 3, 16s)
2. As Bodas de Caná.
"No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava aí. 2 Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discípulos."(Jo 2, 1-12)
3. A proclamação do Reino.
"O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia." (Mc 1, 15)
4. A transfiguração de Jesus.
"Mas, da nuvem saiu uma voz que dizia: «Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutem o que ele diz!"(Lc 9, 35)
5. A Entrada em Jerusalém e a Instituição da Eucaristia.
"Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a sua hora. A hora de passar deste mundo para o Pai. Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim."(Jo 13, 1)

Mistérios Dolorosos
(Terça-feira, sexta-feira - Nos domingos da Quaresmas)
Os mistérios dolorosos nos preparam para entender e melhor viver os sofrimentos que Deus nos envia. Apresentam-nos o Mistério da Redenção. É o grande amor de Jesus por nós que chegou a dar a própria vida pela nossa salvação.

1. A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
"Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mc 14, 38)
2. A flagelação de Jesus.
"Então Pilatos mandou prender e flagelar Jesus" (Jo 19, 1)
3. Jesus é coroado de espinhos.
"Teceram uma coroa de espinhos e puseram-na sobre sua cabeça dizendo: Salve, rei dos judeus." (Mc 15, 17-18)
4. Jesus carrega a Cruz para o Monte Calvário.
"Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e me siga." (Mt 16, 24)
5. A crucificação, sofrimento e morte de Jesus.
"Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito!" (Lc 23, 46)

Mistérios Gloriosos
(Quarta-feira e nos domingos do tempo Comum e Pascal)
Os mistérios Gloriosos nos convidam a viver na esperança dos filhos de Deus. Apresentam-nos o grande Mistério da Ressurreição de Jesus e nos convidam a caminhar para ressuscitarmos um dia com Cristo.

1. A ressurreição de Jesus.
"Não temais! Sei que procureis Jesus crucificado. Não está aqui, porque ressuscitou como havia predito" (Mt 28, 5-6)
2. A ascensão de Jesus aos Céus.
"E, enquanto os abençoava, foi-se afastando deles, e subindo para o céu." (Lc 24, 51)
3. A descida do Espírito Santo.
"Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas." (At 2, 4)
4. A assunção de Maria Santíssima aos Céus.
"Fez em mim grandes coisas o Todo-Poderoso." (Lc 1, 49)
5. Coroação de N. Sra. como Rainha do céu e da terra.
"Apareceu um grande sinal no céu, uma mulher vestida de sol, com uma coroa de doze estrelas" (Ap 12, 1)

Sem comentários: