sexta-feira, 16 de abril de 2010

TABACO E SAÚDE


A OMS consagrou o dia 31 de Maio como o Dia Mundial sem Tabaco.

Quantos fumadores existem?
Calcula-se que 1 em cada 3 adultos em todo o Mundo são fumadores.
Estima-se que haja 1 000 milhões de homens fumadores e 250 milhões de mulheres fumadoras em todo o Mundo, mas o número de mulheres fumadoras tem vindo a aumentar.
Em todo o Mundo são fumados mais de 15 mil milhões de cigarros por dia. Portugal, ao contrário de outros países industrializados, viu aumentar o consumo de cigarros entre 1981 e 1991 em mais de 10%.

Com que idade é que a maioria dos fumadores começou a fumar?
A maioria dos fumadores iniciou-se na adolescência.
Metade dos jovens que mantêm os hábitos tabágicos virá a morrer de doenças relacionadas com o tabagismo.

Qual é a composição do fumo do tabaco?
O fumo do tabaco contém mais de 4 000 compostos químicos, e destes 60 são potencialmente causadores de cancro. Além da acetona, o fumo do tabaco contém o monóxido de carbono , presente nos gases de exaustão dos automóveis, DDT (insecticida), metanol (combustível), tolueno (solvente industrial), naftaleno (presente nas “bolas de naftalina”), cádmio (constituinte das baterias dos automóveis), butano (combustível dos isqueiros), etc.

Quais são as consequências do consumo de tabaco para a saúde?
O tabaco é responsável por:
- 90% de todos os cancros do pulmão
- 75% das bronquites crónicas e enfisema pulmonar
- 25% das doenças isquémicas cardíacas

Porque é que não se deve fumar durante a gravidez?
Porque quando a grávida fuma está a pôr em risco a sua saúde e a do bebé. Existe um risco aumentado de aborto espontâneo e parto prematuro, baixo peso do feto e do recém-nascido e de morte súbita do lactente.

Quantas mortes devidas ao tabagismo poderiam ser evitadas em todo o Mundo?
A mortalidade associada ao consumo de tabaco tem vindo a aumentar acentuadamente. Assim, enquanto que em 1950 o consumo de tabaco terá sido responsável por 300 000 mortes em todo o Mundo, em 1975 o número de mortes devidas ao tabaco foi superior a 1 milhão e em 2000 pensa-se que 5 milhões de mortes terão sido devidas ao consumo de tabaco.
Para 2025 a estimativa é de 10 milhões de mortes devidas ao consumo de tabaco (a maioria das quais nos países menos desenvolvidos).

Porque é que não se deve fumar em locais fechados?
Porque além da nossa saúde estamos a por em risco a saúde de outros - de acordo com a OMS, o risco de cancro do pulmão em não fumadores expostos a fumo do tabaco ("fumadores passivos") é 20 a 30% superior aos não expostos.

Quais são as vantagens de deixar de fumar?
As vantagens são imediatas e tanto maiores quanto mais tempo estivermos sem fumar. Assim, basta 1 dia para melhorar a tensão arterial. Se um fumador estiver 1 ano sem fumar reduz o excesso de risco de enfarte para metade; se estiver 5 anos sem fumar o risco de acidente vascular torna-se igual ao dos não-fumadores; se estiver 10 anos sem fumar o risco de cancro do pulmão reduz-se para metade; se estiver 15 anos sem fumar o risco de enfarte e de morte torna-se idêntico ao dos não-fumadores.
Cada cigarro que fumamos tira-nos 7 minutos de vida...

Conselhos:
Não fumar e evitar locais de fumo;
Proteger as crianças e as grávidas do fumo do tabaco;
Promover a criação de AMBIENTES LIVRES DE FUMO no seu local de trabalho;
Se está grávida, NÃO FUME, pela sua saúde e pela saúde do seu bebé;
Se fuma, procure o seu Médico de Família: VALE A PENA DEIXAR DE FUMAR.

TABACO OU SAÚDE: A ESCOLHA É SUA...

Sem comentários: