terça-feira, 1 de julho de 2008

AS REGRAS DO FUTEBOL


REGRAS DE JOGO

EQUIPAS: Cada equipa deve ser composta por 11 jogadores, um guarda-redes, que defende a baliza e mais 10, que jogam na frente. O guarda-redes, usa um equipamento diferente dos seus colegas de equipa, constituído por determinadas protecções como luvas e camisas com esponjas nos ombros, devido ao facto de ter de ter de defender bolas, que muitas vezes são rematadas a uma grande força. O equipamento é também diferente dos outros atletas para se distinguir dos mesmos. Os jogadores usam igualmente chuteiras com pitons por baixo para poderem ter uma melhor aderência ao campo.
PAVIMENTAÇÃO DO CAMPO: Os encontros de futebol normalmente são realizados em campos constituídos por relva natural, no entanto, existem também recintos de relva sintética. Em Portugal, por regulamentação da Liga de Clubes, as equipas da primeira e segunda divisão jogam em campos de relva. As formações da terceira divisão estão abrangidas pela regulamentação da Federação Portuguesa de Futebol, que determina que as mesmas não têm a obrigatoriedade de terem um recinto relvado no ano em que sobem de divisão. Tal obrigação, só existe a partir do momento em que, as referidas formações estiverem quatro épocas consecutivas ou cinco temporadas alternadas no terceiro escalão. Esta lei foi implementada na época de 1993/1994. No entanto, existem equipas que por uma questão financeira preferem ter um campo com relva sintética, que tem uma manutenção de custos mais barata.
DIMENSÕES DO CAMPO: Um campo de futebol é rectangular e deve ter um comprimento mínimo de 90 m e o máximo de 120 m. A largura deverá ser de 45 m no mínimo e de 90 m no máximo.
DIMENSÕES EM JOGOS INTERNACIONAIS: Quando uma equipa tem de participar num jogo de uma competição internacional, o comprimento do campo deve ser de 100 m no mínimo e de 110 m no máximo.
Neste tipo de jogos, a largura do recinto de jogo deverá ter um mínimo de 64 m e um máximo de 75 m.
LIMITES DO CAMPO: O campo de jogo é rectangular dividido por duas partes através de uma linha central. Durante a realização da partida, a bola deve ser jogada dentro dos limites do campo. No meio, existe uma circunferência com um raio de 9,15m, tendo uma pequena marca circular no centro, onde deve ser dado o pontapé de início de jogo.
A BOLA: A bola deve ter uma circunferência superior a 68 cm e inferior a 70 cm.
DURAÇÃO DO JOGO: Um encontro de futebol tem a duração de 1h30m, constituído por duas partes, em que cada uma tem a duração de 45 minutos.
PROLONGAMENTO: Em jogos decisivos, se o resultado final for um empate, recorre-se a um prolongamento do tempo de jogo, constituído também por duas partes, com a duração de 15 minutos cada uma.
RESULTADO FINAL: Se durante o prolongamento do jogo não for encontrado um vencedor, no final, recorre-se à marcação de grandes penalidades para desempatar a partida. Nesta situação, as equipas procedem à marcação de um mínimo de cinco penalidades para cada uma, até que se verifique um resultado de superioridade de golos marcados para uma das partes. Não existe um número máximo de marcação de penaltis, o que significa que se as duas equipas atingirem as cinco penalidades sem se encontrar um vencedor, continuarão efectuar a sua marcação até que uma delas falhe.
BALIZAS: As balizas de um campo de futebol estão situadas no meio da linha mais recuada do campo, a uma distância equidistante das bandeirolas e devem ter 7,32m de largura entre os postes e 2,44m de altura.
GRANDE ÁREA: A grande área é a zona do campo próxima da baliza delimitada por um rectângulo, que tem a dimensão de 16,5 m de largura e 40,32 m de comprimento.
O guarda-redes somente poderá jogar a bola com as mãos na zona da grande área, caso contrário, o mesmo é admoestado com uma falta.
PEQUENA ÁREA: A pequena área é também rectangular e tem dimensões mais reduzidas, estando inserida na grande área. Esta zona tem uma largura de 5,5m e um comprimento de 18,32 m.
SUBSTITUIÇÕES: Durante um jogo, cada equipa tem direito a efectuar três substituições. Um jogador que entrou em campo a render um colega, pode ser substituído por um outro elemento da equipa.
Numa formação em que o técnico seja simultaneamente jogador e treinador, o mesmo também poderá entrar em campo para substituir um atleta.
EQUIPA DE ARBITRAGEM: Uma partida de futebol é dirigida por uma equipa de arbitragem, constituída por um árbitro principal, dois árbitros assistentes e o designado 4º árbitro. Todos eles usam normalmente um equipamento que apresenta uma cor diferente das cores dos equipamentos das equipas de futebol, com o objectivo de não serem confundidos com as mesmas. O árbitro tem como função controlar o tempo da partida, assinalando o seu início e o seu fim e é responsável por supervisionar, no decorrer do jogo, a disciplina dos jogadores, impedindo que os mesmos infrinjam as regras do jogo. Sempre que um atleta cometer uma falta, o árbitro deve assinalar a respectiva infracção a favor da equipa que foi prejudicada. Consoante a gravidade da falta, tem também a função de mostrar os cartões amarelos e vermelhos aos jogadores. Os árbitros assistentes usam uma pequena bandeira para assinalar os foras-de-jogo de cada equipa e, ajudam o árbitro a marcar faltas em situações de dúvida. No final de cada partida, o árbitro deve elaborar um relatório, que deve ser entregue na entidade responsável pela organização do jogo em causa. A partir de 1995, as equipas de arbitragem passaram a contar com um outro elemento, o quarto árbitro. A sua função diz respeito ao auxílio que presta ao árbitro principal na resolução de situações duvidosas e que possam acontecer fora do ângulo de visão do juiz principal. Em Portugal, as entidades responsáveis pela organização das provas são a Liga de Clubes de Futebol, que organiza o Campeonato Nacional e a Federação Portuguesa de Futebol, responsável pela organização da Taça de Portugal.
BANDEIROLAS: As bandeirolas são pequenas bandeiras que estão colocadas nos quatro cantos do campo e têm a altura de 1,5m. A marcação do pontapé de canto deve ser feita a partir da marca limítrofe da bandeirola.
AREA TÉCNICA: A área técnica é a que compreende a que está junto ao banco de treinadores e de jogadores suplentes e tem o comprimento de 1 m.
PENALTI:O penalti é assinalado quando um jogador da equipa que está a defender comete uma falta sobre o adversário dentro da sua própria grande área.
A falta é assinalada na denominada marca de penalti, situada a 11 metros da baliza, em que um jogador normalmente procede à sua marcação estando sozinho frente ao guarda-redes. O mesmo não se pode mexer antes de a bola ser rematada e se tal acontecer, a execução da falta deve ser repetida.

CANTO: O canto é a marcação de um pontapé a partir do ângulo da linha de canto. A bola pode ser pontapeada para a grande área ou pode ser passada para um colega de equipa que esteja em qualquer local do campo. A marcação do canto acontece quando a bola sai do campo pelas linhas de fundo do lado da equipa que está a defender por acção de um jogador da mesma formação.

LANÇAMENTO: Quando a bola sai fora das linhas laterais do campo por interposição de um atleta de uma das equipas, a formação contrária tem o direito de reintroduzir a bola no jogo a seu favor. O lançamento é feito com as mãos, sendo que o futebolista deverá ter o corpo inclinado para a frente e com os pés da parte de fora da linha lateral do campo.

FORA DE JOGO: O fora de jogo é uma falta assinalada sempre que um jogador da equipa atacante, se encontra numa posição mais avançada do que a linha dos defesas da formação contrária, quando lhe é passada a bola ou a outro colega. O fora de jogo só pode ser marcado quando uma jogada se está a desenvolver para a frente da linha de meio campo da equipa que está a atacar.
LIVRE DIRECTO: O livre directo é a marcação de uma falta através de um pontapé directo à baliza, normalmente tendo pela frente uma barreira formada pelos jogadores da formação contrária, que deverão estar situados a 9,15m da bola.
O pontapé é assinalado quando é cometida uma falta sobre um jogador da equipa atacante, no momento em que o mesmo estava a efectuar uma jogada perigosa, numa zona relativamente perto da baliza.
LIVRE INDIRECTO: Ao contrário do livre directo, o livre indirecto é marcado através de um passe feito para um colega de equipa e não através de remate directo à baliza. A falta é assinalada quando um jogador da equipa atacante é impedido de continuar uma jogada atacante com algum perigo.
CARTÃO AMARELO: O cartão amarelo é uma advertência a um jogador por ter cometido uma falta com um certo nível de gravidade, mas não indica a expulsão do jogo. No entanto, um futebolista deverá abandonar a partida se lhe for mostrado um segundo cartão amarelo. A acumulação de cartões amarelos, seja no mesmo jogo ou em encontros diferentes, origina a impossibilidade de um jogador alinhar pelos menos numa partida da competição em causa.
CARTÃO VERMELHO: O cartão vermelho é uma advertência que indica a expulsão do jogo a um jogador, quando o mesmo comete uma falta grave. Quando um atleta é forçado a abandonar o jogo, o mesmo não poderá alinhar pelo menos na próxima partida e fica sujeito a um castigo a ser aplicado pela comissão de disciplina da entidade responsável pela organização da prova em causa. Além do impedimento de não poder alinhar num determinado número de jogos, o jogador poderá ter de pagar uma multa.
PLACA DE SUBSTITUIÇÃO: A placa de substituição é uma placa que contém números electrónicos e é utilizada pelo 4º árbitro quando se verifica a substituição de jogadores, concretamente para informar qual o número do futebolista que vai ser rendido. No final do tempo regulamentar, é também usada para indicar qual o tempo de descontos, que deverá ser atribuído pelas interrupções ocorridas durante o encontro.
Surgida há dez anos por decisão da FIFA, a sua implementação deveu-se à necessidade de se criar uma forma de sinalização mais facilmente visível pelos elementos dos clubes de futebol, bem como pela comunicação social presente nos estádios.

Sem comentários: