sábado, 5 de julho de 2008

ENIGMAS

UM PROBLEMA DE ESPAÇO

Um agricultor está com um problema!
Precisa atravessar o rio para transportar a sua carga que são dois fardos de erva e um carneiro.
O problema é que ele só pode transportar uma coisa de cada vez no seu pequeno barco. Pior ainda, se ele deixar o carneiro e a erva juntos, o carneiro vai comer o fardo da erva.
Como fazer então para que ele leve a sua carga para a outra margem sem prejuízo algum?


SENTADOS

5 meninos estavam vendo televisão. Eles estavam sentados em 2 cadeiras e 3 poltronas.
Tu podes descobrir onde sentavam A, B, C, D e E se souberes que:
A e B sentavam-se num mesmo tipo de assento.
B e D sentavam-se em tipos diferentes.
D e E sentavam-se em tipos diferentes.


SEQUÊNCIA DE NÚMEROS

Descubra o valor de X na sequência:
2, 10, 12, 16, 17, 18, 19, X

CÃES

Numa cidadezinha vivem apenas 5 000 famílias. Algumas delas não possuem cães e as restantes possuem um ou dois. Todos os cães dessa cidade vivem com uma família . A maioria das famílias tem um cão e a metade das famílias restantes tem dois.
Qual é o número de cães dessa cidade ?

RESPOSTA SALVADORA

Tu és prisioneiro de uma tribo indígena que conhece todos os segredos do Universo e portanto sabem de tudo.
Tu estás para receber a tua sentença de morte. O chefe da tribo desafia-te: "Faça uma afirmação qualquer. Se o que você falar for mentira você morrerá na fogueira, se falar uma verdade você será afogado. Se não pudermos definir a sua afirmação como verdade ou mentira, nós te libertaremos".
O que tu dirias?

MANCHA NA PISCINA

Uma bactéria cai numa piscina e forma uma mancha. A cada dia esta mancha dobra de tamanho e em 30 dias ela toma a piscina por inteiro. Em quantos dias ela ocupou a metade da piscina?

DINHEIRO PARA O SANTO

Eu fui até a uma igreja que tem 3 santos, e dirigi-me ao primeiro santo e falei:
- Se tu dobrares o que eu tenho no bolso, dou-te 20 euros.
O santo dobrou-me o que eu tinha no bolso e dei-lhe os 20 euros e fui para o segundo santo, e falei:
- Se tu dobrares o que eu tenho no bolso, dou-te 20 euros.
O santo dobrou-me o que eu tinha no bolso e dei-lhe os 20 euros e fui para o para o terceiro santo. Ao chegar, eu falei:
- Se tu dobrares o que eu tenho no bolso, dou-te 20 euros.
O santo dobrou-me o que eu tinha no bolso e dei-lhe os 20 euros e fiquei sem nada no bolso.
Pergunta: como posso eu dobrar 3 vezes o que tinha no bolso e acabar sem nada?
Com quanto dinheiro eu entrei na igreja?

ATRAVESSANDO A PONTE

É noite, um homem deseja ir da cidade X para a cidade Y e o único meio de travessia é uma ponte, e o tempo para atravessá-la é de 10 minutos.
No meio da ponte há um guarda que passa 5 minutos dormindo e 5 acordado.
Este guarda rigoroso, sempre que vê alguém atravessando a ponte, em qualquer ponto, manda-o voltar, pois é proibida a travessia a noite.
Como o homem faz para atravessar a ponte e chegar à cidade Y?

QUAL FOI O PREJUÍZO?

Um indivíduo entrou numa sapataria e comprou um par de sapatos por 60 euros, entregando para pagamento, uma nota de 100 euros.
O sapateiro, que no momento não dispunha de troco, mandou que um dos seus funcionários, fosse trocar a nota numa pastelaria próxima.
Recebido o dinheiro, deu ao freguês o troco e o par de sapatos que havia sido comprado.
Momentos depois, surgiu o dono da pastelaria exigindo a devolução do seu dinheiro: a nota era falsa.
E o sapateiro viu-se forçado a devolver os 100 euros que havia recebido.
Surge, afinal, a dúvida: qual foi o prejuízo que o sapateiro teve neste complicado negocio?

SOMA

Faz o seguinte cálculo de cabeça e rápido.
Pega o número 1.000, soma 40, soma mais 1.000, adiciona 30, adiciona 1.000 novamente, mais 20, mais uma vez 1.000 e mais 10.
Qual é o resultado final?

OS CAÇADORES DE PATOS

Dois pais e dois filhos saíram para caçar patos. Cada um deles acertou num pato e nenhum atirou no mesmo. Entretanto, somente 3 patos foram abatidos. Como foi isto?

QUAIS SINAIS?

Para conseguir a igualdade abaixo, quais os sinais que devemos colocar entre os nove primeiros algarismos ?

1.....2.....3.....4.....5.....6.....7.....(8.....9) = 100

O CAVALO E O BURRO

Um cavalo e um burro caminhavam juntos, carregando cada um pesados sacos.
Como o cavalo reclamava muito da sua pesada carga, respondeu-lhe o burro: de que te queixas? Se me desses um saco, a minha carga seria o dobro da tua, mas se eu te der um saco, a tua carga será igual à minha.
Quantos sacos cada um deles levava?

ATRAVESSANDO O TÚNEL

Quanto tempo leva um comboio de 1 km de comprimento para atravessar um túnel de 1 km de comprimento, se viaja à velocidade de 1 km por minuto?

Sem comentários: