segunda-feira, 7 de julho de 2008

MENSAGEM FINAL


Se tu queres transformar o mundo, experimenta primeiro promover o teu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no teu próprio interior. Estas atitudes vão-se reflectir em mudanças positivas no teu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças vão-se expandir em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto.

Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de mim, se eu continuo a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que eu tenha, não importa o progresso material que alcancei, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que todo nós o pratiquemos bem é o meu único pedido, o meu pedido final.

Determinação, coragem e autoconfiança são factores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.

Seria muito mais produtivo se as pessoas procurassem compreender os seus pretensos inimigos. Aprender a perdoar é muito mais proveitoso do que simplesmente apanhar uma pedra e atirá-la contra o objecto da sua ira. Quanto maior a provocação, maior a vantagem do perdão. É quando padecemos dos piores infortúnios que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si e aos outros.

A agressão é uma tendência que faz parte do nosso íntimo. Por isso, temos de lutar contra nós mesmos. Homens criados em ambientes rigorosamente não-violentos acabaram-se transformando nos mais horríveis carniceiros. O que prova que a semente da mais insana agressividade mora nas profundezas de cada um de nós. Mas a nossa verdadeira natureza é de modo geral pacífica. Todos nós conhecemos as agitações da alma humana, que está sujeita a imprevistos assustadores. Mas essa não é a sua força dominante. É possível e é necessário dominar a agressividade.

O que mais nos incomoda é ver os nossos sonhos frustrados. Mas permanecer no desânimo não ajuda em nada para a concretização desses sonhos. Se ficamos assim, nem vamos em busca dos nossos sonhos, nem recuperamos o bom humor. Este estado de confusão, propício ao crescimento da ira, é muito perigoso. Temos de nos esforçar e não permitir que a nossa serenidade seja perturbada. Quer estejamos vivendo um grande sofrimento, ou já o tenhamos experimentado, não há razão para alimentarmos o sentimento de infelicidade.

A felicidade é um estado de espírito. Se a nossa mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não nos vão proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito.

É através da arte de escutar que o nosso espírito se enche de fé e devoção e que tu te tornes capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de escutar permite-nos alcançar sabedoria, superando toda a ignorância. Então, é vantajoso dedicar-se a ela, mesmo que isto nos custe a vida. A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se nós somos capazes de manter a nossa mente constantemente rica através da arte de escutar, não temos o que temer. Este tipo de riqueza jamais nos será tomado. Esta é a maior das riquezas.
Quando estivermos praticando a caridade, devemos fazê-lo com alegria e com um semblante radiante. Devemos praticar a caridade com um sorriso no rosto e optimismo no coração.
O aprimoramento da paciência requer a presença de alguém que deliberadamente nos faça mal. Este tipo de pessoa dá-nos a chance de praticarmos a tolerância. A nossa força interior é posta à prova com mais intensidade do que aquela de que o nosso guia espiritual seria capaz. Em essência, o exercício da paciência nos protege da perda da confiança.

Sem comentários: