terça-feira, 1 de julho de 2008

A HISTÓRIA DO FUTEBOL


Não existem dados concretos que permitam responder com exactidão quando é que nasceu o Futebol. As origens desta modalidade desportiva são tão longínquas que podem ser encontradas nas antigas civilizações chinesas e gregas. Vários são os historiadores, que têm reclamado para o seu país, a origem deste desporto. De facto, segundo alguns historiadores, o imperador chinês Huang Ti no ano 2500 a.C., concebeu um jogo para preparar fisicamente os seus exércitos, jogo esse que era já muito parecido com o Futebol. Praticado por dois grupos de soldados e com uma bola cheia de cabelos tinha como objectivo fazer com que essa bola transpusesse dois postes verticais fixos no solo. Segundo as regras, a bola poderia ser jogada com os pés ou com as mãos. A prática do Epishiros pelos gregos, jogado com um odre cheio de palha, lançado pelos romanos durante a conquista da Gália, são porém, fontes mais seguras quanto às origens do Futebol, uma vez que os seus pés são já, o elemento fundamental para a sua prática. Com o enorme desenvolvimento do Império Romano, o Harpastum rapidamente se difundiu pelos territórios ocupados pelas legiões de Júlio César. Foi com base neste jogo que nas províncias da Bretanha e Normandia, surgiu no séc. XI, uma nova actividade denominada Soule ou Choule. Neste jogo não existia um número fixo de jogadores uma vez que ele era disputado entre aldeias, vilas ou cidades vizinhas podendo pois participar todos aqueles que quisessem representar a sua localidade. Com uma duração às vezes superior a um dia, a finalidade deste jogo resumia-se fundamentalmente ao transporte da bola, por entre campos e vales, fazendo-a chegar a locais previamente referenciados (ex: igrejas, casas senhoriais, cruzeiros, árvores, …). De salientar que, as regras praticamente não existiam e tudo era permitido, daí que por vezes, a violência atingia uma proporção tal, que mais parecia uma batalha campal. Com a travessia do Canal da Mancha por Guilherme, "O Conquistador", a Soule chegou às Ilhas Britânicas. No entanto, esta actividade não foi bem aceite pelos Britânicos, pois estes já possuíam uma modalidade semelhante, o Hurling Over Country. Também são nebulosas as suas origens, embora as opiniões dos especialistas e historiadores Britânicos sejam quase unânimes em afirmar que, tudo se deveu a um ataque Viking no séc. VIII a Kingston-on-Thames, na costa inglesa. Depois dos bárbaros Vikings terem matado, violado e saqueado, os ingleses conseguiram matar o chefe inimigo e, para exteriorizarem o seu ódio, decapitaram-no e atravessaram toda a aldeia dando pontapés na sua cabeça até à deterioração total. Nos anos seguintes, para comemorar esse facto, os ingleses enchiam uma bexiga de porco que simbolizava a cabeça do chefe Viking e faziam o mesmo percurso pela aldeia. Com o passar dos anos e séculos, tornou-se numa manifestação folclórica e numa festa.
Acompanhando naturalmente o desenvolvimento do Homem e do seu comportamento, esta espécie de "luta" deu origem a uma forma de actuação mais racionalizada: o Hurling at Goals. Este novo jogo era já realizado num terreno rectangular com 100 m de comprimento e 50 m de largura e praticado por um número de elementos bem determinado. O objectivo do jogo consistia em fazer passar a bola entre dois paus espetados no chão e distanciados 3 a 4 metros. Esta actividade difundiu-se e foi ganhando um número cada vez Maios de praticantes e adeptos.
Com uma enorme popularidade junto da sociedade de então, a sua realização começou a ser prejudicada pelo aparecimento de graves rixas e perigosas rivalidades entre os participantes. Com o aumento desta agressividade, a sua fama começou a ser tão má que, por ordem dos reis Eduardo II (ano de 1314) e Eduardo III (ano de 1331), o Hurling at Goals (jogo brutal) passou a ser proibido em Inglaterra. No entanto, apesar dos castigos sofridos por que não cumpria as leis, o jogo não nunca deixou de ser praticado às escondidas.Na mesma altura em que o Hurling at Goals atingia o seu auge nas Ilhas Britânicas, tornava-se prática usual entre os italianos um novo tipo de jogo com a bola conhecido por Cálcio. O Cálcio era disputado por 2 grupos com 27 jogadores cada, que se distribuíam em campo da seguinte forma: 15 avançados, 5 médios, 4 três-quartos e 3 defesas. A finalidade do jogo, consistia em fazer com que a bola ultrapassasse a vedação que delimitava as linhas finais do campo. Considerava-se um ponto quando a bola, jogada com os pés ou mãos, caía atrás dessa vedação sem contudo se elevar acima da altura normal de um homem.No princípio do séc. XIX, as austeras universidades inglesas adoptaram o Hurling at Goals como prática desportiva, limitando-o aos pátios das próprias Universidades e estabeleceram várias regras de disciplina e ordem. Talvez partindo do Harpastum romano, terá surgido na Grã-Betanha o Futebol moderno, cujo nascimento se terá dado em 1863. Representantes das mais importantes Universidades e "public schools" inglesas, reuniram-se em Cambridge para conjugar os vários regulamentos individuais, conseguindo a 26 de Novembro de 1863 na Freemason`s Tavern de Londres, fazer a unificação geral de todos os regulamentos e criar um organismo responsável por esta nova modalidade - a "Football Association". O desporto que muitos diziam ser a "inteligência em movimento" estava lançado, de tal modo que hoje, pela sua universalidade e espectacularidade, é dos que mais interesse suscita entre os adeptos e praticantes.
O futebol, tal como sucedeu com a grande maioria dos países da Europa, chegou a Portugal pelo "pé" dos Ingleses. Os primeiros portugueses a jogar futebol foram os irmãos Eduardo e Frederico Pinto Bastos, em 1888. A primeira colectividade que conta nas suas fileiras com uma secção de futebol, foi o Ginásio Aveirense, fundado em 1895 por Mário Duarte. O futebol impantou-se rapidamente no nosso país e nos derradeiros anos do século XIX, já existiam equipas consideráveis em Portugal. Quanto ao aparecimento dos três grandes, podemos constatar que o Sport Lisboa e Benfica foi o primeiro a ser fundado em 1904, seguindo-se o Sporting Clube de Portugal em Julho de 1906 e por último o Futebol Clube do Porto fundado em Agosto de 1906.

Sem comentários: