domingo, 5 de abril de 2009

A ARTE DO AMOR

Comunicação, a arte de falar um com o outro, dizer o que sentimos e pretendemos, falando com clareza, ouvir o que o outro fala, deixá-lo com a certeza de que estamos ouvindo é, sem sombra de dúvida, a habilidade mais essencial para a criação e a manutenção de um relacionamento amoroso.
Eu digo, que o mais alto nível da comunicação é o não verbal. O que quer dizer: se tu amas, mostra isto com atitudes. Faz coisas amorosas para aquela pessoa que amas. Sê atenciosa. Coloca os teus sentimentos na prática. Oferece flores. Lembra-te das datas mais importantes. Cria os teus próprios feriados de amor. Não esperes pelo dia dos namorados.
Diz sempre ao dono do teu coração que o amas, através das tuas palavras, atitudes e gestos. Não penses que o teu par já sabe disso. Ele precisa desta afirmação.
Cumprimenta sempre o teu amor pelos trabalhos bem-feitos. Não o deprecies. Dá o teu apoio quando ele falhar. Pensa que tudo o que ele faz por ti, não o faz por obrigação.
Quando tu te sentires solitária, incompreendida, deixa-o saber. Ele sentir-se-á mais forte por reconhecer que tem forças para te confortar.
Afinal, os sentimentos, quando não externados, podem ser destrutivos. Lembra-te que, apesar de o amares, ele ainda não pode ler a tua mente. Não te feches em ti mesma. Expressa sentimentos e pensamentos de alegria. Eles dão vida ao relacionamento. É maravilhoso celebrar dias comuns, datas pessoais, como o primeiro encontro, o primeiro olhar, o dia da reconciliação depois de um breve desentendimento.
Oferece presentes de amor sem motivo. Ouve a tua própria voz a falar da tua felicidade. Diz ao teu amor que ele é uma pessoa especial. Não deprecies os sentimentos dele. O que ele sente ou vê é a sua experiência pessoal, portanto, importante e real.
Abraça sempre. A comunicação de amor não verbal revitaliza a relação.
Respeita o silêncio do teu companheiro. Momentos de inquietude também fazem parte das necessidades espirituais de cada um.
Finalmente, deixa que os outros saibam que tu valorizas quem tu amas, pois é bom partilhar as alegrias de um saudável relacionamento com os outros.
É possível que tu estejas pensando que todas estas ideias não são realmente necessárias entre pessoas que se amam. Elas acontecem de forma espontânea. Mas, nem tanto. Nem sempre. São esses vários aspectos da comunicação que constituem o alicerce de um relacionamento amoroso saudável. Eles também produzem os sons mais maravilhosos do mundo, os sons do amor.

Sem comentários: