sexta-feira, 3 de abril de 2009

HUMILDADE VERSUS ORGULHO

Já devem ter ouvido muitas vezes a palavra humildade? Essa palavra é muito usada, mas nem todas as pessoas conseguem entender o seu verdadeiro significado.
O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente. Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e a deixar brotar no solo fértil da sua alma, a boa semente.
A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria, e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a falsidade. A humildade é a mais nobre de todas as virtudes pois somente ela predispõe o seu portador à sabedoria. O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende.
O orgulhoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da estúpida vaidade.
Dando alguns exemplos talvez torne mais claro o que acabo de dizer.
Quando, por exemplo, uma pessoa humilde comete um erro, diz: "eu me enganei", a sua intenção é a de aprender, de crescer. Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz logo veemente: "a culpa não foi minha ", ou ainda faz as coisas com maldade e segundas intenções e não honra a palavra dada, é porque acha-se acima de qualquer suspeita, acha-se superior, e julga os outros, como seres inferiores sem coragem.
A pessoa humilde trabalha mais que a orgulhosa e por essa razão tem mais tempo. Uma pessoa orgulhosa está sempre "muito ocupada" para fazer o que é necessário. A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e vence sempre os problemas. A pessoa orgulhosa dá desculpas, mas não dá conta das suas obrigações e tendências. Uma pessoa humilde compromete-se e realiza. Uma pessoa orgulhosa acha-se perfeita. A pessoa humilde diz: "eu sou bom, porém não tão bom como eu gostaria de ser". A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos. A orgulhosa resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos.
O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso não colabora, e diz sempre: "eu faço o meu trabalho".
Uma pessoa humilde diz: "deve haver uma maneira melhor de fazer isto, e eu vou descobrir". A pessoa orgulhosa afirma: "sempre fiz assim e não vou mudar o meu estilo".
A pessoa humilde partilha as suas experiências com colegas e amigos, o orgulhoso guarda-as para si mesmo, porque teme a concorrência. A pessoa orgulhosa não aceita críticas, a humilde está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores.
Quem é humilde cresce sempre, e quem é orgulhoso fica estagnado, iludido na falsa posição de superioridade.
O orgulhoso diz-se céptico, por achar que não pode haver nada no universo que ele desconheça, o humilde sabe que há muitas verdades que ainda desconhece.
Uma pessoa humilde defende as ideias que julga nobres, sem se importar de quem elas venham. A pessoa orgulhosa defende sempre as suas ideias, não porque acredita nelas, mas porque são suas.
Enfim, como se pode perceber, o orgulho são as algemas que impedem a evolução das criaturas, e a humildade é a chave que abre as portas da perfeição.
Sabem porque o amor é tão grande, imenso e poderoso? Porque é humilde o suficiente para se colocar à disposição do ser humano mesmo quando é maltratado. Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de tudo e de todos, não seria amor, seria ódio, rancor, e desta forma ficaria isolado, solitário, e é assim que acabam aquelas pessoas que não tem honra e dignidade, sós e votados ao abandono.

Sem comentários: