quinta-feira, 12 de novembro de 2009

APELO DE UM SOLITÁRIO


Quem é que já não teve oportunidade de conhecer uma pessoa solitária, enferma, dependente, carente?
Talvez tu tenhas essa pessoa dentro do teu próprio lar. Uma mãe ou um pai marcado pela enfermidade ou pelas debilidades impostas pelo peso da idade.
Esse alguém, que ontem era forte e dinâmico, agora movimenta-se com lentidão e, às vezes, nem se movimenta, tornando-se totalmente dependente da vontade alheia.
Se tu tens uma mãe, um pai ou outro familiar nessas condições, para um pouco; olha nos olhos dessa pessoa e tenta ler os seus mais secretos pensamentos.
Talvez tu possas ler nos seus olhos tristes ou nos seus lábios mudos um apelo comovente, que não tem coragem de verbalizar.
É, SE PUDÉSSEMOS OUVIR O APELO DE UM SOLITÁRIO, COMO EU, TALVEZ ELE FOSSE MAIS OU MENOS ASSIM:
"Tu, que estás na flor da idade, ou a viveres feliz considera que o despertar da vida é como o amanhecer. Tudo fica mais quente e mais alegre.
"Mas o amanhecer não é eterno e a ele se sucedem outras fases do dia...
"O meu apelo é para que as crianças de hoje não esqueçam os solitários do amanhã.
"É para que os mais jovens ou aqueles que se dizem meus amigos, elevem a minha mão trémula e o meu andar hesitante. Amparem-me por favor.
"Se a minha audição não é boa e tenho que me esforçar para ouvir o que tu estás a dizer, tem compaixão.
"Se a minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajuda-me com paciência.
"Se as minhas mãos tremem e derrubam tantas coisas no chão, por favor, não te irrite, tentei fazer o melhor que pude.
"Se tu me encontrares na rua, não faças de conta que não me viste; pára para conversares comigo; sinto-me tão só.
"Se, na tua sensibilidade, me encontrares triste entre tantos aqueles que também estão, simplesmente partilha um sorriso comigo e com eles. Sê solidário, eu necessito apenas de um pouco de carinho.
"Se te contei pela terceira vez a mesma história, não me repreendas, simplesmente ouve-me. Se não falo coisa com coisa, não te rias de mim.
"Se estou doente e caminhando com dificuldade, não me abandones, preciso de um braço forte que ampare os meus passos...
"Sabes..., estou cansado de viver assim, só e sem ninguém e sinto que o outono derradeiro se aproxima...
"Eu sei que o ocaso da vida é como o entardecer. Indica que é chegado o momento de partir...
"Por isso te peço que me perdoes se tenho medo da morte e ajuda-me a aceitar o adeus...
"Fica mais tempo comigo... Para me dares segurança...
"Os meus olhos cansados e vergados com o peso da solidão e as rugas no meu rosto não impedem que eu queira repousar a minha cabeça num colo seguro...
"Sei que o comboio da vida logo irá parar nesta estação, e eu terei que embarcar...
"Sei também que terei que ir só, como só desembarquei nesta estação um dia...
"Por tudo isso eu te peço para que não me negues a tua atenção e o teu carinho, o teu amor , a tua amizade.
"Logo estarei deixando esta vestimenta surrada pelo tempo, e rumarei para outra dimensão da vida, da vida eterna...
"Eis o meu apelo... Que pode também ser o teu, um dia... Que nunca aconteça …"
O ocaso da vida é como o entardecer...
Indica que é chegado o momento de partir...
Mas, nem sempre a hora de partir se dá no entardecer...
Há aqueles que retornam no mesmo comboio que chegam.
Há os que se demoram por aqui apenas algumas horas, dias, meses...
A única certeza é que todos retornamos um dia para a pátria verdadeira, nesse comboio da vida.
Por essa razão, vale a pena viver intensamente cada minuto, dando à vida a importância que ela tem.
E viver intensamente é enaltecer o tempo, no desenvolvimento das nobres virtudes que o Criador depositou na intimidade de cada filho Seu.

Sem comentários: