sábado, 21 de novembro de 2009

O MAIOR DESAFIO


Cada um de nós tem desafios diferentes. A vida é feita de desafios diários.
Para quem não dispõe de movimentos nas pernas, transportar-se da cama para a cadeira de rodas, em cada manhã, é um enorme desafio. Para quem sofreu um acidente e está a aprender a andar novamente, o maior desafio está em apoiar-se nas barras, na sala de reabilitação, e tentar mover um pé, depois o outro. Para quem perdeu a visão, o grande desafio é adaptar-se à nova realidade, aprendendo a ouvir, a tactear, a movimentar-se por entre os obstáculos sem esbarrar em nenhum, é aprender um novo alfabeto, é ler com os dedos, é adquirir uma nova independência de movimentos e acção. Para o analfabeto adulto, o maior desafio é dominar os sinais que significam letras, que colocados uns ao lado uns dos outros formam palavras, palavras que formam frases. É conseguir com o lápis escrever o próprio nome. É conseguir ler os letreiros dos autocarros, identificando aquele que deverá utilizar para chegar ao seu local de trabalho, fazer a sua vida diária e depois regressar ao lar. Cada um de nós, dentro da sua realidade, da sua vivência, apontará o que lhe constitui o maior desafio: dominar a técnica da pintura, da escultura, da música, da dança, etc. Ser um craque no desporto. Ser o melhor em notas. Passar na faculdade. Ser aprovado no concurso que lhe garantirá um emprego. Ser aceite pela sociedade. Ser amado. Para vencer um desafio é preciso ter disciplina, ser persistente, ser diplomático, saber perdoar-se e perdoar aos outros, é ser optimista quando os demais estão pessimistas, ser realista quando os demais estão com os pensamentos na lua, é saber sonhar e ir em frente, é persistir, insistir, ir à luta, nunca baixar os braços perante as dificuldades, mesmo quando duvidam das nossas capacidades.Acima de tudo, o maior desafio para todo o ser humano, é fazer. Fazer o que promete. Dar o primeiro passo, o segundo e o terceiro, e ir em frente.
Com muita frequência se ouvem pessoas dizendo que vão fazer dieta, que vão estudar mais, que vão fazer exercício todo os dias, que vão ler mais, que vão ver menos televisão, que vão amar mais e perdoar, que vão... Falar, reclamar ou criticar são os passatempos mais populares do mundo, perdendo só, talvez, para o passatempo de culpar os outros pelo que acontece.
Então, o maior desafio é fazer. Aprender com os nossos erros, e quando alguma coisa não deu certo, nós temos que tentar de maneira diferente, de outra maneira, porque já sabemos onde erramos ou não conseguimos o sucesso que queríamos. Podemos tentar novas ideias. Podemos dividir o nosso objectivo em várias etapas e tentar uma de cada vez, em vez de tentar tudo de uma vez só.
Nós podemos fazer o que quisermos. Só não podemos é sentir pena de nós mesmos, porque não podemos desistir dos nossos sonhos. Problemas são desafios. Dificuldades são testes de promoção pessoal.
O insucesso é uma ocorrência perfeitamente natural, que acontece a toda e qualquer criatura, mas o indispensável e a principal motivação é manter sempre um bom ânimo em qualquer lugar, porque o pior que pode acontecer a alguém é entregar-se ao desânimo, apagando a chama íntima da fé e caminhar em plena escuridão, não prosseguindo de espírito tranquilo.

Sem comentários: