quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

TRABALHO


A necessidade do trabalho é lei da natureza, por isso constitui uma necessidade. A civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque lhe aumenta as necessidades e os gozos.
Mas por trabalho não se devem entender somente as ocupações materiais. Toda a ocupação útil é trabalho.
Sem o trabalho o homem não se aperfeiçoaria e permaneceria sempre na infância, quanto à inteligência, e é por isso que o seu trabalho é o seu alimento, a sua segurança e o seu bem-estar que depende do seu trabalho e da sua actividade. Como a história da humanidade registra que por muito tempo o trabalho foi tido como castigo, existem pessoas que se aborrecem por terem que trabalhar.
É muito importante lembrar que é o trabalho que nos dá oportunidade de crescimento, porque todos os progressos que a humanidade alcançou até hoje, são frutos do trabalho, e todo o saber é vazio, excepto quando há trabalho, e todo o trabalho é vazio, excepto quando existe amor.
E que é trabalhar com amor?
É tecer o tecido com fios desfiados do nosso próprio coração, como se o nosso bem-amado fosse usar esse tecido, é construir uma casa com carinho, como se o nosso bem-amado fosse habitar essa casa, é semear as sementes com ternura e recolher a colheita com alegria, como se o nosso bem-amado fosse comer-lhe os frutos, é colocar em todas as coisas que fazemos um sopro da nossa alma.
O trabalho é o amor feito visível.
E se não podemos trabalhar com amor, mas somente com desgosto, melhor seria que abandonássemos o nosso trabalho e nos sentássemos à porta de uma Igreja a solicitar esmolas daqueles que trabalham com alegria, porque se cozermos o pão com indiferença, cozeremos um pão amargo, que satisfaz somente a metade da fome do homem, e se espremermos a uva de má vontade, a nossa má vontade destilará no vinho o nosso veneno, e ainda que cantemos como os anjos, se não tivermos amor ao canto, tapamos os ouvidos do homem às vozes do dia e às vozes da noite, porque sem dúvida que o Último dos Profetas tem razão.
O trabalho feito com amor provê não só as necessidades do corpo, mas também as da nossa alma.

Sem comentários: