sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

MORREU O GENERAL MARCEL BIGEARD - HOMENAGEM PÓSTUMA

Morreu em Toul no dia 18 de Junho de 2010 o General Marcel Bigeard, autêntica lenda viva dos pára-quedistas franceses e para muitos em França como um pouco em todo o mundo ocidental, a personificação do militar de elite.

O seu corpo que esteve em câmara ardente, escoltado por 4 militares pára-quedistas, na sua residência no Nordeste de França, e as cerimónias fúnebres tiveram lugar na Catedral de Toul em 21 de Junho e em Paris, homenagem nacional, a 22 na Igreja de São Luís dos Inválidos (onde fica também o Museu do Exército Francês e onde está sepultado Napoleão).
Marcel Bigeard contava 94 anos de idade e havia sido hospitalizado na sequência de uma trombose em Março de 2010. Recuperou ligeiramente e regressou a casa acabando agora por sucumbir.
Nunca terão ouvido falar deste Soldado, mas a sua carreira, os seus feitos de armas são bem conhecidos por gerações de militares portugueses que fizeram as guerras do Ultramar.
A França está a homenagear este seu querido filho que muito deu à sua "Mãe" Pátria, "Mãe" que muito se sente orgulhosa, mas ao mesmo triste e mais pobre, pela sua partida.
Nesta minha singela homenagem, quero apenas dizer do fundo da minha alma e ser, como Páraquedista que sou:

"HONRA-SE A PÁTRIA DE TAL GENTE"


Sem comentários: