segunda-feira, 1 de junho de 2009

A IMPORTÂNCIA E VALOR DOS PORMENORES

Já pensaram na importância e valor dos pormenores?
Muitas pessoas falam da moralidade, honra, virtude e bondade, mas são raras as que praticam essas qualidades no dia-a-dia, com as pessoas com as quais convivem. Os seus olhares geralmente estão voltados para o todo, para a comunidade, mas esquecem-se de que o todo é formado pelas pessoas.
Para que se possa efectivamente aumentar o bem-estar geral, é preciso praticar virtude.
Quem não dá importância aos pormenores, não terá êxito nas grandes coisas, porque as coisas grandiosas são compostas pelas pequenas.
Pensando assim, chegaremos à conclusão de que pormenores não existem de facto. O que parece um pormenor é a parte mais importante, e a que realmente faz a diferença. É inquestionável, que a vida se torna mais leve quando somos tratados com pequenos gestos de gentileza, cortesia e atenção.
Ainda que possam parecer insignificantes, as acções praticadas com sentimento provocam um efeito semelhante ao que se passa quando atiramos uma pedra num rio ou lago, alegria, bem-estar e felicidade, porque a ondulação da água vai-se espalhando pela sua superfície plana, assim como os pequenos gestos de bondade provocam ondulações no carácter de quem os recebe.
Estas atitudes têm um grande poder de transformação, pois quem as experimenta, deixa-se penetrar pelas vibrações agradáveis e tende a repeti-las com as outras pessoas.
Por isto, se vocês se importam mesmo com o vosso bem geral, comecem por promover a vossa melhoria íntima nos mais pequenos pormenores e detalhes.
Comecem a observar as vossas acções no dia-a-dia e questionem-se sempre: "Esta minha atitude está a contribuir para que eu me transforme no tipo de pessoa que desejo ser? A minha maneira de agir com as pessoas que cruzam o meu caminho está a contribuir para o meu bem-estar?"
Um único minuto de atenção que damos a alguém merecedor desse mesmo minuto, pode significar muito para o bem geral, como da mesma forma, que uma palavra áspera, a indiferença diante da dor de alguém e a falta de atenção podem gerar dissabor e sofrimento em grande escala.
Por todas estas razões, se vocês desejam ser felizes e construírem um mundo melhor, comecem a prestar atenção aos pequenos pormenores e detalhes da vossa vida.
Olhem para dentro do vosso coração e descubram os valores existentes e usem-nos para criar harmonia e bem-estar.
Um ser humano que se sente feliz e valorizado, será, certamente, mais um ser capaz de dar o seu melhorar na construção de um mundo cada vez melhor, porque cultiva as flores do amor, da honra, da dignidade, da verdade, da amizade, do respeito e da bondade.
Quando prestamos atenção nos pormenores e aproveitamos cada oportunidade para fazer o bem, estamos a construir o bem comum e a nossa própria felicidade eterna, porque agindo assim chegaremos à essência da vida, e a essência da vida é o amor, não um amor geral, destituído de significado, mas um amor activo, criativo e atencioso nos mais pequenos pormenores.
Todas as pessoas que fizeram e fazem a diferença no mundo, cuidaram dos detalhes nos seus mais pequenos pormenores.
Assim, se desejamos realmente fazer o bem a quem merece e for digno dele, e ser felizes na companhia de quem nos ama e cuida de nós, devemos fazê-lo nos mais pequenos pormenores e dar-lhes o seu verdadeiro valor.

Sem comentários: