segunda-feira, 1 de junho de 2009

TESTEMUNHO PROFÉTICO

O diálogo confiante e fraterno vem-se tornando raro, e muitos são os factores, mas, em síntese o diálogo escasseia por ausência de entendimento, e ele que é tão importante para trocar opiniões, aprofundar ideias, traçar caminhos, esclarecer dúvidas.
Factor importante no diálogo é a arte de saber ouvir. Ouvir com paciência, com interesse, valorizando tudo que a outra pessoa expressa.
Outro ponto fundamental é a simplicidade na expressão do verbo. Desde que não se trate de um discurso, as colocações devem ser feitas de forma simples e clara, a fim de gerar simpatia em quem ouve.
Depende ainda, o sucesso do diálogo, do desejo de ser útil, não nos esquecendo de que cada pessoa tem algo para ensinar, como resultado da sua experiência individual.
O diálogo estreita as relações entre pessoas bem educadas e formadas, possuidoras de honra, palavra, verdade e lealdade, pois cada qual revela-se como é na realidade e será no futuro, porque o diálogo é indispensável para a vida em sociedade.
A dor aperta o cerco e falsos conceitos procuram afirmar-se no mundo, confundindo os menos avisados e aqueles que ainda acreditam em transformações. O diálogo projecta claridade sempre que é realizado em termos elevados, porque se o utilizarmos com sabedoria, estaremos fazendo brilhar a nossa luz no mundo em nome da verdade.
A palavra, ao serviço da vida, é uma digna operária do progresso, da felicidade e do bem geral.
A boa comunicação resulta da qualidade do tema e da forma como se apresenta. Devemos aprender a falar com propriedade, evitando gírias, conceitos de duplo sentido, expressões chulas, que somente conduzem à agressividade e ao sofrimento. Não falemos apenas por falar. Falemos edificando, ajudando, libertando.
Comuniquemo-nos com quem nos ama, com quem cuida de nós desinteressadamente, com quem nos é verdadeiro, leal, justo, honrado e carinhoso, irradiando alegria e paz, porque assim estaremos com amor a caminhar rumo à felicidade eterna, e agradecendo também a Deus, a nossa passagem efémera por este mundo.


Sem comentários: