segunda-feira, 1 de junho de 2009

O SER HUMANO PERFEITO

Quais são as características que definem o ser humano perfeito?
Poderia dizer que o ser humano perfeito é a pessoa que desenvolveu ao máximo as suas três faculdades essenciais, tais como, a faculdade de pensar, a de sentir e a de querer, ou a razão, o sentimento e a vontade.
O pensar e o querer são as faculdades activas do ser humano perfeito, o sentir é a faculdade passiva. Nesse sentido, posso dizer que o pensar e o querer partem do ser humano, o sentir acontece nele, porque em geral, sempre se considerou a razão como o maior património, e talvez único da inteligência, e por isso, desenvolver a inteligência significa exclusivamente o desenvolvimento da razão ou do pensar.
O ser humano inteligente é aquele que sabe pensar, e digo com toda a sinceridade e humildade, dentro da minha cultura e ensinamento da vida, que precisamos ensinar a pensar.
Nos dias actuais, a inteligência emocional também tem sido difundida, e muito se tem falado da relevância dos aspectos emocionais no desenvolvimento da inteligência. O ensinar a sentir passou a fazer parte do vocabulário, embora não com a mesma força do ensinar a pensar, e pouco no entanto, tem sido dito da inteligência associada à vontade, porque o papel desta inteligência na formação integral do ser humano precisa de ser melhor explorado, e também porque, nunca como agora, os valores éticos e morais se tornaram tão necessários. A nossa sociedade moderna cada vez mais globalizada, reconhece a importância dos valores éticos e morais na conquista de uma vida mais justa, mais equilibrada e mais feliz.
Os valores dos sentimentos, da ética e da moral sempre ficaram em segundo plano, e sempre foram considerados como pertencentes aos homens fracos e menos espertos. Este desprezo trouxe sérias consequências, pois muitas das conquistas da actualidade ou deste mundo moderno que é hipócrita, viraram instrumento de violência e submissão.
A violência e a guerra ganharam em requinte e sofisticação, e o ser humano actual sabe muito, mas sofre e é muito infeliz.
Sem o sentimento e a vontade para conduzir adequadamente a razão, o ser humano moderno caminha perdido sem rumo num deserto sem comida, mas tem sempre presente na sua mente, para onde deve ir, mas não encontra água e comida para se saciar, não encontra paz e justiça, e tem sobretudo sede de amor e de liberdade.
Para reverter esse estado de coisas, é fundamental voltar os olhos para o desenvolvimento da inteligência, e sem as conquistas do sentimento e da vontade o ser humano continuará sedento e a sofrer.
É comum encontrar pessoas que desenvolveram apenas o pensar, e que dominadas pelo orgulho, tornaram-se arrogantes e presunçosas, e estão carentes da virtude mais importante na caracterização do ser humano, que é a humildade, porque sem a humildade, perdem-se boas oportunidades de se continuar aprendendo, pois pensa-se que já se sabe tudo.
Para terminar, afirmo que existem também seres humanos muito inteligentes e com grande uma grande habilidade de decisão, mas alguns são vingativos e perversos, uns verdadeiros déspotas, mas por outro lado, encontramos seres humanos com bons sentimentos, mas que não conseguem tomar decisões correctas, e por isso são, com bastante frequência, iludidos, e enganados pelos ditos chicos espertos.
O ser humano perfeito, portanto, é aquele que logrou o desenvolvimento harmónico do pensar, do sentir e do querer. O ser humano que é senhor do próprio pensamento, dos sentimentos e da vontade, pode ser considerado um homem virtuoso, um ser homem perfeito.
Pensem nisto, e accionem a vontade para conquistar esta meta.

Sem comentários: