quinta-feira, 4 de junho de 2009

TESTEMUNHO PROFÉTICO

A Humanidade debate-se com vários problemas, e entre eles, está a melancolia. A melancolia é um estado da alma de difícil definição, porque se manifesta nas profundezas do sentimento.
Deparamo-nos com situações que tocam pontos guardados nos arquivos da nossa alma, e sentimos uma saudade de algo que não sabemos o que é, ou ainda, sentimos uma imensa tristeza, uma depressão injustificável.
Factos, situações, pessoas, músicas, perfumes, são condutores dessas incursões inconscientes no passado, e conforme tenha sido a experiência, assim será o sentimento.
Se o registro é de uma experiência feliz, nós sentimo-nos bem, mas se forem experiências traumatizantes, teremos o sentimento correspondente.
Existem pessoas, que quando se deparam com o tempo nublado, frio e cinzento, sentem-se deprimidas, mas com outras, o tempo chuvoso fá-las sentirem-se muito bem.
Outras, quando ouvem certas músicas, sentem-se transportadas imediatamente de um estado de alma a outro completamente inverso.
Muitas das vezes, pessoas do nosso relacionamento dizem-nos coisas que nos deixam tristes, melancólicos, sem que exista motivo para tal. Mas o problema não está no que dizem, e sim da forma como o dizem.
Quando estivermos mergulhados em melancolia, devemos fazer esforços para mudar o clima psíquico, através da leitura edificante, de uma oração ao nosso santo preferido, de um telefonema para quem nos diz alguma coisa e que seja o nosso ombro amigo e que nos ajude a sair dela.
Jamais deveremos dar asas a este tipo de sentimento, para que não mergulhemos nele ainda mais, a ponto de perdermos o controle da situação. Nos momentos de depressão, quando inconscientemente mergulhamos no passado, espíritos infelizes, podem tentar nos envolver nas mesmas teias dos equívocos por nós cometidos anteriormente, levando-nos a estados de difícil retorno, e por esta razão é que não nos devemos entregar aos braços da melancolia ou da depressão.
É importante que façamos esforços, que procuremos com muita vontade, e com a ajuda de quem mais nos ama e cuida de nós, mudar o nosso clima mental e limpar as teias de aranha da nossa mente, procurando a sintonia e a paz de espírito com aqueles que sempre nos amparam e auxiliam em todos os momentos da nossa vida.
Se agirmos assim, iremos guardar a certeza, que quando as nuvens da tristeza e melancolia passarem e formos novamente felizes, saberemos o quanto valeu a pena passarmos por estas situações com fé, coragem, determinação e dignidade, porque, estão à nossa espera de braços abertos, os afectos dos quais tantas saudades sentimos.

Sem comentários: