quinta-feira, 25 de março de 2010

QUARESMA : TEMPO DE ORAÇÃO E JEJUM


O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete, mas de acordo com o cristianismo, o domingo que já é dedicado como o dia do Senhor, então, os domingos da quaresma não são contados. Após esse período, se inicia o tríduo Pascal, que termina no domingo de Páscoa .
A Quaresma é a preparação para a Páscoa do Senhor.
Quaresma também é conhecida como o periodo de 40 dias que Jesus passou no deserto em oração.
Jesus passou 40 dias em oração no deserto antes de começar a sua vida peregrinando para levar a palavra e os ensinamento que lhe cabiam transmitir.
É um período para nós Cristãos, de reflexão, oração e preparação.
Neste período o jejum é uma arma fortíssima para a oração.
Todos podem fazer jejum. Sejam idosos ou estejam cansados ou doentes; sejam gestantes, mães que amamentam, jovens ou adultos. todos podem jejuar sem que isso lhe faça mal, mas, pelo contrário, lhes faça bem.
Muitas pessoas não jejuam porque não sabem fazê-lo. Imaginam que jejuar seja uma coisa muito difícil e dolorosa que elas não vão conseguir fazer.

Jejum da Igreja
Assim é chamado o tipo de jejum prescrito para toda a Igreja e que, por isso, é extremamente simples, podendo ser feito por qualquer pessoa.
Alguém poderia pensar que esse seja um jejum relaxado ou que nem seja realmente jejum, porque ele é muito fácil. Mas não é bem assim.
Esse modo de jejuar vem da Tradição da Igreja e pode ser praticado por todos sem excepção, sendo esse o motivo porque é prescrito a toda a Igreja.
O básico deste tipo de jejum é que podemos tomar o pequeno almoço normalmente e depois fazer apenas uma refeição - almoçar ou jantar -, a depender dos hábitos, da saúde e do trabalho. A outra refeição, que não vamos fazer, será substituída por um lanche simples, de acordo com as nossas necessidades.
Desta maneira, por exemplo, se escolhermos o almoço para fazer a refeição completa, no jantar devemos fazer um lanche que nos dê condições de passar o resto da noite sem fome.
O conceito de jejum não exige que passemos fome. Jejuar é refrear a nossa gula e disciplinar o nosso comer.
O importante, e aí está a essência do jejum, é a disciplina, e é não comer nada além destas três refeições. O que interessa é cortar de vez o hábito de "beliscar", de abrir o frigorífico várias vezes ao dia para comer "uma coisinha". Evitar completamente, nesse dia, os bolos, os doces, os chocolates e os biscoitos. Deixar de lado os sumos, as bebidas e os cafés.
Para quem é disciplinado, e muitos de nós o somos, isso é um jejum, e dos "bravos"! Neste tipo de jejum, não se passa fome. Mas como "a gente" se disciplina; como refreia a gula! E é esta a finalidade do jejum.
Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de jejum, mesmo os doentes, porque água e remédios não quebram jejum. Se for necessário leite para tomar os remédios, o jejum não é quebrado, pois a disciplina fica mantida. Para o doente e para o idoso, disciplina mesmo talvez seja tomar os remédios e tomar correctamente.

Observações Finais
Um erro muito comum que as pessoas cometem consiste em fazer um dia de jejum sem tomar café da manhã. Agindo assim, elas na verdade começam a jejuar a partir da última refeição que fizeram, na véspera, e não pela manhã.
Essas pessoas mal-informadas acabam ficando com dor de cabeça, que em geral; começa bem cedo. Ora, dor de cabeça não é o objectivo do jejum. Além disso, trata-se de uma coisa que deixa a pessoa indisposta o resto do dia, que a torna irritadiça e sempre pronta a perder a paciência. E isso é totalmente oposto ao que se espera conseguir jejuando. É bom que se tome tranquilamente o café da manhã, como se faz todos os dias, e, a partir daí, inicie o jejum. Agindo dessa maneira, ficamos livres dos ácidos do estômago, da dor de cabeça, da irritabilidade e da indisposição. E isso custa muito pouco: basta tomar café da manhã como nos outros dias.
Se não queremos mesmo comer nada, ou somos daqueles que não fazem uma refeição pela manhã, ao menos devemos beber alguma coisa, de preferência quente. Isso vai fazer bem ao aparelho digestivo, preparando-o para o dia de jejum.
O jejum é uma riqueza que precisamos reconquistar. É uma forte expressão da comunidade que decidiu fazer uma conversão, começar uma vida nova.

Quando nós somos movidos pela promessa de Deus e numa atitude que o agrada, começamos a transformar esta promessa em realidade no jejum e na oração; no momento em que nosso coração se humilha e busca a face do Senhor, nossas palavras são ouvidas no céu.

Deus abençoe o teu jejum.

Sem comentários: