sexta-feira, 26 de março de 2010

LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I Jer 20, 10-13

«Salvou a vida dos pobres das mãos dos perversos»

Leitura do Livro do profeta Jeremias
Disse Jeremias:
«Eu ouvia as invectivas da multidão:
‘Terror por toda a parte! Denunciai-o, vamos denunciá-lo!’
Todos os meus amigos esperavam que eu desse um passo em falso:
‘Talvez ele se deixe enganar e assim o poderemos dominar e nos vingaremos dele’.
Mas o Senhor está comigo como herói poderoso e os meus perseguidores cairão vencidos.
Ficarão cheios de vergonha pelo seu fracasso, ignomínia eterna que não será esquecida.
Senhor do Universo, que sondais o justo e perscrutais os rins e o coração, possa eu ver o castigo que dareis a essa gente, pois a Vós confiei a minha causa.
Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, que salvou a vida do pobre das mãos dos perversos».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 17 (18), 2-3a.3bc-4.5-6.7 (R. cf. 7)

Refrão: Na minha angústia invoquei o Senhor e do seu templo Ele ouviu a minha voz.

Eu Vos amo, Senhor, minha força, minha fortaleza, meu refúgio e meu libertador.
Meu Deus, auxílio em que ponho a minha confiança, sois meu protector, minha defesa e meu salvador.
Invoquei o Senhor — louvado seja Ele — e fiquei salvo de meus inimigos.

Cercaram-me as ondas da morte e encheram-me de terror as torrentes malignas;
envolveram-me em laços funestos e a morte prendeu-me em suas redes.

Na minha aflição invoquei o Senhor e clamei pelo meu Deus.
Do seu templo Ele ouviu a minha voz e o meu clamor chegou aos seus ouvidos.

EVANGELHO Jo 10, 31-42

«Procuravam prendê-l’O, mas Ele escapou-Se das suas mãos»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, os judeus agarraram em pedras para apedrejarem Jesus, Então Jesus disse-lhes:
«Apresentei-vos muitas boas obras, da parte de meu Pai.
Por qual dessas obras Me quereis apedrejar?»
Responderam os judeus:
«Não é por qualquer boa obra que Te queremos apedrejar: é por blasfémia, porque Tu, sendo homem, Te fazes Deus».
Disse-lhes Jesus:
«Não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?
Se a Lei chama ‘deuses’ a quem a palavra de Deus se dirigia — e a Escritura não pode abolir-se —, de Mim, que o Pai consagrou e enviou ao mundo, vós dizeis: ‘Estás a blasfemar’, por Eu ter dito: ‘Sou Filho de Deus’!»
Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis.
Mas se as faço, embora não acrediteis em Mim, acreditai nas minhas obras, para reconhecerdes e saberdes que o Pai está em Mim e Eu estou no Pai».
De novo procuraram prendê-l’O, mas Ele escapou-Se das suas mãos.
Jesus retirou-Se novamente para além do Jordão, para o local onde anteriormente João tinha estado a baptizar e lá permaneceu.
Muitos foram ter com Ele e diziam:
«É certo que João não fez nenhum milagre, mas tudo o que disse deste homem era verdade».
E muitos ali acreditaram em Jesus.
Palavra da salvação.



Sem comentários: