quarta-feira, 24 de março de 2010

ORAÇÕES


ORAÇÕES DA MANHÃ

Oferecimento das obras do dia:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Eu Vos adoro, meu Deus, e Vos amo com todo o coração. Dou-Vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado nesta noite. Ofereco-Vos as acções deste dia; fazei que sejam todas segundo a Vossa Santa Vontade para maior glória Vossa. Preservai-me do pecado e de todo o mal. A Vossa graça seja sempre comigo e com todos os que me são caros. Amen.


ORAÇÃO DO MEIO DIA

Angelus ou Ave-Marias:

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria

V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria

V. E o Verbo Se fez homem.
R. E habitou entre nós.
Ave Maria

V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos. Infundi, Senhor, como Vos pedimos. a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Regina Coeli (no Tempo Pascal):

V. Rainha do Céu, alegrai-Vos, Aleluia!
R. Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso ventre, Aleluia!

V. Ressuscitou como disse, Aleluia!
R. Rogai por nós a Deus, Aleluia!

V. Alegrai-Vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia!
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

Oremos. Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela protecção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amen

ORAÇÕES DA NOITE


Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Eu Vos adoro, meu Deus, e Vos amo com todo o coração. Dou-Vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado neste dia. Perdoai-me as faltas que hoje cometi e, se algum bem fiz, aceitai-o. Guardai-me durante o repouso e livrai-me dos perigos. A Vossa graça seja sempre comigo e com todos os que me são caros. Amen.

Meu Deus, dai-me luz para conhecer os pecados que hoje cometi, as causas deles e os meios de os evitar.

Exame de consciência:

Deveres para com Deus: Lembrei-me de Deus durante o dia oferecendo-Lhe o meu trabalho, dando-Lhe graças, recorrendo a Ele com confiança de filho? Deixei-me vencer pelos respeitos humanos em algum momento? Fiz as minhas orações pausadamente com atenção e devoção?

Deveres para com o próximo: Tratei com dureza ou desprezo os demais? Tive a preocupação de ajudar os que me rodeiam, fazendo-lhes, além disso, a vida mais agradável? Preocupa-me também a sua vida religiosa? Fiz algum apostolado? Caí na murmuração? Sei perdoar? Rezei pelas pessoas que de algum modo me preocupam?

Deveres para comigo mesmo: Lutei pela minha própria santificação? Deixei-me levar por sentimentos de orgulho, vaidade, sensualidade? Esforcei-me por arrancar o meu defeito dominante? Recorri a Deus para que aumente em mim todas as virtudes e, especialmente, a fé, a esperança e a caridade ?


Acto de contrição: Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de vos ter ofendido. Ajudai-me a não tornar a pecar.

Ao Anjo da Guarda: Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia.

Pelas Almas do Purgatório: Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso, entre os esplendores da luz perpétua. Descansem em paz. Amen.

Amado Jesus, José e Maria, dou-Vos o coração e a alma minha.

Amado Jesus, José e Maria, assisti-me na última agonia.

Amado Jesus, José e Maria, expire em paz entre Vós a alma minha.

Pela Vossa Imaculada Conceição, ó Maria, purificai o meu corpo, santificai a minha alma.
3 Ave-Marias

Sem comentários: